3 de outubro de 2005

MÁRIO REIS PEDREIRAS ESQUECIDO PELO PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DE BUSTOS

4 comentários:

  1. Anónimo01:05

    Caro Blogger,

    Sabe a história da Praça Vermelha de Moscovo ?

    A praça vermelha, em Moscovo deve o seu nome não à cor do tijolo que foi usado na sua construção, mas (e isto é o mais curioso) ao facto de em russo - vermelho e belo - serem sinónimos.
    Interessante ainda é que lhe foi 'transferida' esta designação por estar anexa à catedral de S. Basilio.
    Já assim se chamava antes da revolução bolchevique, não havendo, portanto, nenhuma ligação entre comunismo e a cor da dita.
    A praça em frente à Igreja está muito bem realizada. É de facto uma obra de extrema beleza e não posso deixar de concordar consigo quando compara - na fotografia que acompanha o título deste artigo - esta praça em Bustos com a de Moscovo, sendo que esse é o maior elogio que podemos dar como bustoenses ao Manuel Pereira (Presidente da J.F.) de chamar de 'Praça Vermelha/ Praça Bela' à praça em frente à Igreja.

    Chamar Basilica à igreja, que o nosso saudoso padre Vidal nos deixou, é ainda muito mais elogioso, ele ficaria radiante !

    Bem hajam !!

    aprenda mais (em inglês) sobre este assunto em:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Red_Square
    P.S.: Com certeza o amigo Milton sendo tão bom conhecedor da língua inglesa poderá ter a amabilidade de traduzir o dito artigo.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:05

    Para separar possíveis analogias com a beleza da praça de Moscovo, escrevi em junho 2004 "... a designação de Praça Vermelha dada ao adro da igreja advém, tão só, da cor vermelha que ressalta do material de barro vermelho utilizado..." e mais adiante: "...Praça Vermelha de Moscovo já existia muito antes da Revolução de Outubro...". Aqui, em Bustos, fez-se a conotação de "Praça Vermelha" aos "comunistas". Quanto a aprendizagem. agradeço. Mas há mais sítios onde pode obter daos. basta procurá-los.Todos somos aprendentes. A 1ª informação viva da Praça Vermelha e da apetência dos moscovitas pelas calças de ganga, etc foi transmitida por Carlos Luzio. Falecido no Dia Mundial de Turismo (turismo a que elee deu a alma e o saber, reconhecido fora da sua terra). A "Basílica" é a que está implantada no Rossio.
    ... Igreja de Bustos ...
    é tão só um edifício de interesse arquitectónico... Além do recheio.. mas isso tem pouco interesse.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo18:17

    Não vou traduzir o pequeno artigo que um anónimo me pediu. Numa reunião organizada pela CE em 1998 em Moscovo, no intuito de ajudar os colegas microbiólogos da Russia, Ucrania e Georgia a concorrerem a fundos Europeus, disseram-me (para meu espanto) que a mesma palavra em russo exprime bonito e vermelho. A Praça Bonita é um lugar magico, o Kremlin é inexplicável. Vi na minha imaginação Ivan (o Terrível), Pedro (o Grande), Alexandre II, Catarina (dada a proezas sexuais), Lenin, Trosky e Estaline. Visitei o Túmulo de Lenin e posso dizer que a sua múmia vestia uma gravata azul escura com pintas brancas. Eu pensava que teria vestida uma gravata bonita (ou vermelha).
    O que interssa em Bustos não é o nome da Praça Vermelha ou Bonita, mas sim o facto do presidente da Junta não ter escrito e assinado uma carta a agradecer este e muitos outros donativos. Só mesmo o Manuel Luzio com a sua dignidade e humildade é que escrevia cartas a agradecer. Nem Sr. Pereira ou Sr. Fernando Grangeia fariam isso. Milton Costa

    ResponderEliminar
  4. Anónimo02:39

    É dose... esse grupo que grita pela defesa de Bustos está entre aqueles que menos fizeram por Bustos.
    Quando começam a trabalhar para a Freguesia???
    Não basta criar um Blog para fazer política encapotada!!!
    Vá lá deixem-se de lérias e ajudem a Freguesia.
    Ganhem juizo e deixem-se de eleitoralismos bacocos. Vocês até já apoiaram Pereira e Acílio Gala ou já se esqueçeram?

    ResponderEliminar