22 de outubro de 2005

AUTARCAS DE BUSTOS TOMAM POSSE

Bustos foi a 1ª freguesia do concelho a dar posse aos seus orgãos representativos: Assembleia de Freguesia e Junta de Freguesia.
Em cerimónia bem solene e muito concorrida, pelas 19 horas de ontem e cumprindo os adequados procedimentos, o Presidente da AF cessante, Prof. José Manuel Domingos, declarou instalados os 9 eleitos.
Seguiu-se a eleição, por 4 votos a favor e cinco abstenções (estas da oposição, subentende-se), dos 2 vogais da Junta, orgão que fica assim composto:
- Presidente: Manuel da Conceição Pereira (CDS)
- Secretário: Mário Fernando Pereira Grangeia (CDS)
- Tesoureiro: Manuel Ferreira Gomes (CDS)
Depois de preenchidas na Assembleia as 3 vagas abertas pela saída daqueles eleitos para o executivo local, teve depois lugar a eleição dos 3 elementos que haveriam de compor a mesa da Assembleia. Foram apresentadas 2 listas, uma do CDS e outra do PSD. De forma muito elegante, a bancada do CDS desistiu da sua lista.
Foi a votos a lista do PSD (que, também muito elegantemente, incluia um elemento do CDS), merecedora de 7 votos a favor e duas abstenções.
É a seguinte a composição da mesa da Assembleia:
- Presidente: Mário Vitorino Reis Pedreiras (PSD)
- 1º Secretário: José Simões de Freitas (CDS)
- 2º Secretário: Fernando Joaquim de Almeida (PSD).
Além destes membros da mesa, a Assembleia integra ainda os seguintes eleitos:
Luis Ferreira Gala, Manuel António Tavares Romão e Jorge da Costa Grangeia (CDS); Paulo Alves e Acino Caetano da Rosa (PSD) e Humberto Reis Pedreiras (PS).
Houve bonitos discursos, o consenso imperou e todos prometeram pôr Bustos acima de quaisquer interesses partidários.
É quanto se deseja e espera, ainda que nos aguardem tempos de vacas magras.

10 comentários:

  1. Anónimo08:24

    Os Bustenses estão de parabéns, este blog continua a informar.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:58

    Este blogue continua a informar, mas pelos vistos de forma incorrecta; e isto porque, tratando-se de votações por escrutínio secreto, não houve, nem podia ter havido, lugar a quaisquer abstenções; houve, isso sim, votos em branco.
    CERTO?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo14:22

    Está instalada a grande coligação de Bustos, gregos e troianos juntos. Mário Vitorino pode (e deve) trazer uma nova aragem que faça sair Bustos da letargia, mesmo em preíodo das vacas esqueléticas ou com "língua azul". Haja esperança.
    Sérgio Micaelo Ferreira

    ResponderEliminar
  4. Anónimo14:42

    Se o Mário Vitorino pode (e deve) fazer Bustos sair da letargia, não seria melhor que tivesse sido eleito para o Executivo da Junta? Afinal, não é só com elegância e com uma postura "politicamente correcta" que se resolvem os problemas; é que, estando na Assembleia de Freguesia, a sua contribuição só pode resumir-se à viabilização das propostas da Junta de Freguesia; porque no caso não agir deste modo, como é que poderá trazer a tal "nova aragem"!
    Enfim: não mais lhe resta a não ser ocupar de coração, o cargo decorativo para que foi eleito!

    ResponderEliminar
  5. Tem razão o anonymous 2: em rigor, o que houve foram votos em branco, usualmente tratados como "abstenções".
    Quanto à composição da Junta, o seu Presidente não quiz que o executivo integrasse vogais das "oposições". Que eu saiba, tão pouco deu qualquer passo no sentido de garantir a eleição desses vogais, o que o fez incorrer no risco de ver os 2 nomes da lista do CDS (em rigor, dele) vetados pela maioria PSD/PS.
    Métodos de trabalho...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo15:05

    Mesmo sem ter feito parte de órgãos autárquicos em Bustos, a sua intervenção em diversas instituições era sufiiciente para ser homenageado. Quem não tem tempo para a actividade executiva da Junta, não socorre-se do dito "até perco tempo". Continuo a acreditar que vem trazer nova aragem. disse. Ponto final

    ResponderEliminar
  7. Anónimo17:05

    Fui só eu que notei alguma coisa de estranho na condução da tomada de posse ?
    Se o prof. Zé Manel era surdo o que dizer do Sr. Mário Reis Pedreiras... ?
    Aquele abraço ao P.J.F. é que foi no mínimo completamente despropositado depois dos papelinhos que andaram a esvoaçar nas ruas de Bustos...hipocrisia diriam alguns...
    Enfim o tempo o dirá concerteza.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo17:18

    Há gente muito ressaiviada. Gente que não sabe destinguir o combate político do exercicio do poder.Gente que não aprecia aqueles que percebem a diferença entre uma campanha eleitoral e uma tomada de posse. A elevação com que decorreu a Assembleia de Freguesia só honra Bustos e aqueles que nela participaram.E honra especialmente os eleitos do PSD e do PS que deram uma bofetada com luva aqueles que quando tinham a maioria absoluta desprezaram a Assembleia de Freguesia e ostracisaram toda e qualquer oposição. Talvez agora aprendam a conviver com a democracia e com a diferença. Talvez, quem sabe, o Senhor Engenheiro volte a aparecer no Barrilito, volte a sair de casa...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo17:29

    Presumo que o será você o 'iluminado' que nos vai (aos 'ressaiviados')fazer 'perceber' a democracia.
    Bem haja.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo21:04

    A oposição ao CDS tomou a atitude de vencedor. Absteve-se na eleição dos acompanhantes do "engenheiro". O resultado foi 4 votos do CDS. 5 para a oposição. Mário Reis Pedreiras falou sem abrir a boca. lembra-te que quando fores ver a bola, deves agradecer ao Mário Reis Pedreiras o pagamento da renda. Li que já o faz há muito tempo.

    ResponderEliminar