10 de outubro de 2005

Assembleia de Freguesia de Bustos: resultados entre 2005 e 1997

2005:
CDS – 629 (46,08%)
PSD – 535 (39,19%)
PS- 135 (9,89%)
PCP/PEV – 17 (1,25%)
Brancos/Nulos – 49 (3,59%)
Votantes: 1.365 (64,08%)

*
2001:
CDS – 834 (61,41%)
PSD – 360 (26,51%)
PS – 95 (7%)
PCP/PEV – 12 (0,88%)
Brancos/Nulos – 57 (4,2%)

Votantes - 1.358 (66,86%)
*
1997:
CDS - 801 (56,25%)
PSD – 454 (31,88%)
PS – 88 (6,18%)
PCP/PEV – 21 (1,47%)
Brancos/Nulos – 60 (4,22%)
Votantes – 1.424 (68,99%)

*
Os resultados oficiais das eleições de 9 de Outubro podem ser consultados aqui.

Oscar de Bustos

4 comentários:

  1. Anónimo20:35

    Afinal o vice-presidente da comissão politica de secção do PSD de Oliveira do Bairro, que até por acaso é de Bustos tinha alguma razão quando não deu cobertura à proposta da cúpula concelhia do PS.

    A proposta levada, apresentada e discutida em reunião de comissão política, para um entendimento pré-eleitoral entre essa força política e o PSD concelhio, com vista à luta pelo destrono da subserviência do CDS de Bustos face à prepotência do Dr. Acílio Gala e ao consequente queda do CDS em Bustos.

    Na verdade, uma análise séria dos resultados eleitorais não deixam qualquer dúvida, essa aliança não traria qualquer vantagem, O resultado do dia 10 para esse entendimento nunca seria igual ao somatório dos resultados obtidos por estas duas forças políticas em candidaturas separadas.

    Ninguém acredite que todo o eleitorado do PSD veria com bons olhos essa aliança, o que se traduziria por um resultado muito menos favorável para estas forças e em especial para o partido que mais responsabilidade tem no destrono daquele que julgava estar no caminho certo, mas que ontem à semelhança do que já aconteceu nas legislativas, arrecadou mais um ensinamento.

    A razão especial da candidatura do Eng. Pereira cai assim por terra, pois baseou-se unicamente, na imposição que lhe foi feita no sentido da sua candidatura suportar a frágil candidatura da Dra. Leontina Novo. Finalmente agora iremos, espero eu vê-lo regatear investimento camarário para Bustos.

    Como estará arrependido em aceder à mais uma pressão a que se submeteu.

    Resta agora uma união de esforços entre PSD e PS na Assembleia de Freguesia liderada pelo Sr. Mário Reis Pedreiras para que Bustos entre no rumo certo.

    Afinal a MUDANÇA não ficou só pela Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia de Oiã e Palhaça. Também chegou à Assembleia de Freguesia de Bustos e em consequência a todos os Bustuenses.

    Os Bustuenses estão pois de parabéns pela opção de voto que fizeram. Um bem haja para todos os que deram corpo a este projecto.

    ResponderEliminar
  2. Caro Mário,
    É com prazer que registo a sua participação.É positivo irmos alargando o debate politico e faze-lo assinando por baixo.E tendo sempre a consciência de que a política não é uma ciência exacta pelo que todos os pontos de vista são plausíveis e igualmente importantes.

    No assunto em questão tenho uma opinião diferente. ( Interrogo-me até se não haverá uma ponta de ironia nas suas palavras).
    E isto porquê? Porque se o PS não tivesse concorrido às eleições, para na prática apoiar a lista do PSD ( com um elemento seu a integrá-la), o Paulo ALves seria o próximo presidente da junta e o PSD teria ganho as leições. Olhando para os resultados isso parece-me claro.
    Tudo seria diferente porque em vez de dirigir a junta o CDS seria oposição.

    Quem acabou por ganhar com a presente situação foi o PS que passou a ter o voto decisivo. Nunca o Chico teve tanto poder em Bustos!!!!

    O importante é que no futuro todos os eleitos privilegiem o interesse de Bustos colocando em segundo lugar o interesse do partido.

    Quanto ao resto concordo consigo. Estamos de acordo, democraticamente falando ficámos todos a ganhar. Até o engenheiro Pereira vai ser obrigado a dialogar. Para o homem não deve haver pior condenação.

    Belino Costa

    ResponderEliminar
  3. Anónimo14:39

    O amigo Belinquete segue a tese da Laura Pires quando diz que não valia a pena incluir o Humberto Reis Pedreiras (Chico) na lista do PSD em Bustos. Segundo a Laura e o Belinquete, o PSD não teria a votação que teve porque alguns militantes não iam aceitar esta "aliança". Eu estou convencido que iria ter a maioria e "chutar" o ET Pereira para longe.

    Os resultados parecem animadores para o PSD e PS, porque obtiveram quatro deputados do PSD mais um deputado do PS contra quatro deputados do CDS na Assembleia de Freguesia e por isso o PS e PSD têm a maioria. Não duvido por um segundo que estes cinco deputados elejam o Sr. Mário Reis Pedreiras como Presidente da Assembleia de Freguesia. Mas tenho receio que o PS e PSD não se entendam enquanto à eleição do Secretário e o Tesoureiro da Junta e que deixem o ET Pereira governar como até agora; um ditador que não ouve nada nem ninguém (excepto, ao que parece, o Fernando Grangeia). Este Frenando Grangeia será o "de-facto" Presidente de Junta, que no actual mandato tratava toda a gente mal incluindo o Sr. Manuel Luzio.

    Estes dois partidos têm o dever de tentar controlar a actuação do ET Pereira e do Grangeia e a sua arrogância em relação ao povo de Bustos.
    O partido do ET Pereira perdeu agora mais de 200 votos em relação aos resultados de 2001. Isto quer dizer que as pessoas querem uma atitude diferente da Junta. Eu lembro que a maioria dos votantes do ET Pereira, não sabe que este senhor irá para a Assembleia da República e que o Fernando Grangeia assume a direcção da Junta. Não faz grande diferença porque os dois são iguais, mas é preciso imprimir uma postura diferente na Junta. Lembrem-se que o ET Pereira só ia uma vez por semana à Junta para a reunião de Junta e "nem sempre". O Fernando Grangeia também ia poucas vezes e o amigo Manuel Luzio é que segurava o barco e atendia a pessoas com carinho e com humildade.

    Este já famoso 4:4:1 na Assembleia de Freguesia pode não ter a coragem de dizer "ET go home" mas é isso que devem fazer e assumir a vitória colectiva que obtiveram em 9 de Outubro. O PSD e o PS têm de assumir os seus deveres e estar envolvidos em mudar a postura da Junta. Eu fiz tudo por isso quando apoiei o Chico e o Paulo Alves e eles agora têm a responsabilidade de se entenderem.
    Continuo convencido que em Bustos os militantes do PSD votavam numa lista em que o Chico aparecia em terceiro lugar. Podia haver meia duzia de votantes do PSD que não, mas lembro o amigo Belinquete que muitos dos militantes da facção do Levi Malta votaram noutros partidos e muito provavelmente no partido do ET Pereira. O PSD não tinha perdido nada com essa simbiose. Espero que não seja uma desculpa de mau pagador. Agora aproveitem o que povo nos deu.
    Milton Costa

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23:27

    A campanha feita contra a pessoa do P.J.F. (Presidente da Junta de Freguesia) desde há uns dois anos para cá parece ter surtido algum efeito especialmente a cruzada pessoal (1) encabeçada por Milton Costa.
    Pelo menos é o que parece dos resultados eleitorais.

    Deve fazer espécie a muitas pessoas ver quem nem nasceu nesta aldeia ter sucesso.

    O P.J.F. tem nome como você e eu.
    Ao contrário de Milton Costa não precisou do canudo para trabalhar ou ser 'alguém' no funcionalismo público.
    Se é titular de um curso técnico (ensino superior) em engenharia é comummente aceite ser chamado de engenheiro, apesar de sabermos que Engenheiro só mesmo os inscritos na Ordem (é marca registada da O.E.). Pergunto-me quantos dos políticos profissionais licenciados em Engenharia seriam hoje considerados Engenheiros, que passaram a faculdade nas Jotas e o curso a cabular para logo ingressarem nos partidos e alguns com assento parlamentar (alguns advogados parlamentares também encaixam no perfil).
    Os títulos servem para o que servem.

    Isto cheira-me tudo muito, perdoem-me a expressão, a dor de corno.
    Critique quem quiser, o P.F.J. ou o P.R. Mas critique como gestor de um cargo público. Não ofenda repetidamente o mesmo como indivíduo como lhe vem sendo característico.
    Nem lhe fica nada bem como formador, (que exemplo dá aos seus alunos?) e como titular de um lugar no funcionalismo público ?

    Sobre o acordo PS e PSD não considero que fosse vantajoso para o PSD.
    Muitos eleitores do PSD não ficariam satisfeitos com a 'aliança' entre ambos partidos antes das eleições e veriam o PS como água inquinada.
    O PS ganhou 80 (?) votos relativamente a 2001.
    O PS local pretende mais protagonismo do que merece.
    As pessoas de Bustos vêm quem está por detrás do PS local e sabem em quem NÃO devem votar.

    (1) É o que os comentadores políticos chamam de campanha populista, característica de partidos minoritários como o BE.

    ResponderEliminar