10 de agosto de 2007

"Portugal sem fogos depende de todos"-CMOB


Proteja a sua casa em 10 passos

O que diz a lei( Decreto-Lei nº 124/2006, de 28de Junho):

1-Conserve uma faixa pavimentada em redor da sua habitação (de 1 a 2 metros).

2-Mantenha as árvores em redor da habitação desramadas 4 metros acima do solo (ou 50% da altura total da árvore se esta tiver menos de 8 metros) e providencie para que as copas se encontrem distantes uma das outras pelo menos 4 metros.

3-Certifique-se de que as árvores e arbustos s e encontram, pelo menos, 5 metros afastados da edificação e que os ramos nunca se projectam sobre a cobertura.

4- conserve o terreno limpo num raio de 50 metros em redor da habitação [ por exemplo, para proteger os seus bens e criar uma área de segurança para a actuação dos bombeiros], segundo as orientações do anexo ao decreto-lei nº 124/2006.

5-Mantenha as sobrantes da exploração agrícola ou florestal (estrumeiras, matos para a cama dos animais, etc.) fora das faixa de 50 metros em redor da habitação.

6-Mantenhas as botijas de gás e outras substâncias inflamáveis ou explosivas longe da habitação [ a mais de 50 metros] ou me compartimentos isolados.

7-Guarde as pilhas de lenha afastadas da habitação[ a mais de 50 metros] ou em compartimento isolado.Adicionalmente recomendamos que:

8-Mantenha uma faixa de 10 metros limpa de matos de cada lado do caminho de acesso à sua habitação.

9-Mantenha a cobertura e as caleiras da habitação completamente limpas de caruma, folhas ou ramos, que podem facilitar o surgimento de focos de incêndio.

10- Coloque uma rede de retenção de folhas nas chaminés da habitação e não deixe frestas abertas por onde possam entrar folhas para o seu interior.

EM CASO DE EMERGÊNCIA LIGUE 117 /234 740 370

No concelho de Oliveira do Bairro foram registados, em 2006, 82 fogos florestais e 19 fogos urbanos/industriais. Todos os grandes incêndios começam por ser pequenos, a prevenção DEPENDE DE TODOS.

Os incêndios florestais são uma das principais catástrofes em Portugal. constituem uma fonte de perigo para as pessoas e bens, além de provocarem danos ambientais. As causas são muito variadas, mas muitas dão-se por descuido humano.

____________________________
Desdobrável informativo da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro " Portugal sem fogos depende de todos".

Sem comentários:

Enviar um comentário