7 de agosto de 2007

CHÃO QUE DEU UVAS

Depois duma curta, mas frutuosa [1], viagem à região vinhateira galega, um conhecido vitivinicultor bairradino (nas horas vagas [2]) retoma produção do famoso Bical e Maria Gomes!
Fruto dessa viagem e das influências movidas, os 16.000m2 do vinhedo da família, sito ao Portiño - Mama Rosa, está em vias de ser recuperado com o apoio do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), da Xunta de Bustos e do Axuntamento de Olivera do Barrio!

Este feliz desenlace só foi possível porque o Departamiento de Turismo Rural e da Defesa do Património Agrícola e Cultural do Ejecutivo Municipal fez questão em cumprir - conferindo-lhe prioridade máxima - uma promessa eleitoral que vinha sendo mantida no mais absoluto sigilo.
*
Na realidade, o Departamiento faz questão em pôr a região vinhateira da Bairrada Norte no mapa turístico e promocional do Pais, da Europa e arredores.
O novo ejecutivo contratou já uma poderosa e cativante campanha promocional, que ocupará tudo o que são outdoors nacionais e circunvizinhos, sob o lema “ALLBARRIO”.
Segundo as próprias palavras da responsável pelo peloiriño [3], “o nosso objectivo é articular, de forma bem oportuna, o sempre sequioso mercado inglês com as nossas "raízes", in casu, as reportadas à presença árabe na região, presença essa que, infelizmente e para mal dos nossos pecados, foi desbaratada pelo conhecido etarra, que dá pelo nome de Afonso Henriques, melhor conhecido pela alcunha de “O Conquistador”.

A população concelhia promete festa da rija na inauguração da FIACOBA, que ainda este ano irá decorrer nas moderníssimas instalações do Pavillón das Feiras e Congresos, na Zona Industrial de Villa Verde, desde logo pela mais-valia que representa uma promoção forte e aguerrida do melhor fruto da nossa terra - os vinhos brancos, sobretudo os da matriz Bical e Maria Gomes - DO (denominación de orixe).
Poderemos já adiantar que, com a promoção de tão auspicioso evento, a rentabilização dos custos de investimento do gigantesco pavillón das feiras (e também dos muitos "congresos" que se adivinham) fica garantida a curto prazo, pois passarão a realizar-se ali, anualmente e com efeitos a partir do próximo ano, as Xornadas Gastronómicas do Viño, do Lechon, do Rojon da Tripa e do Pao, as quais irão ter lugar de 27 do xullo ó 31 de Agosto de 2008 (a 1ª de muitas, pelo menos enquanto este ejecutivo durar).

Vai ser uma festa!!!
É o muito que vos conta o

oscardebustos
*
[1] - O visado trouxe uns viñitos Albariño e umas garrafitas de Herbas das Bodegas Aguiuncho, SL, o que ocorreu na sequência de visita à bodega (“adega”) de Manuel Francisco Pinto e duma troca de impressões entre dois experts, um dos quais falhado…Uma das ditas, um branco Albariño (Eira da Raia, Rias Baixas/Denominación de Orixe, Cosecha 2004), já se foi eta noite, na companhia de 2 amigos.
[2] - Mas quais horas vagas?
[3] - Trata-se da mais pura e irrelevante coincidência a existência de fortes laços de parentesco e amizade entre os dois visados.

1 comentário: