29 de agosto de 2007

E a floresta aqui tão perto

O Corpo Nacional de Escutas/Região de Aveiro, em conjunto com a Associação de Apoio Florestal e Ambiental de Avelãs de Cima (AAFAAC), têm em curso um Projecto de Vigilância Florestal designado “Avelãs de Cima – Floresta Segura”.
A vigilância começou no passado dia 1 e terminará a 31 deste Agosto menos quente que o costume.
Menos quente significa menos incêndios, embora se espere que o balanço final do Governo aponte para as grandes medidas preventivas, etc. e tal. A participação activa dos cidadãos na defesa da floresta e do ambiente é coisa que não dá jeito realçar.

O Posto de Comando das operações
[1] está situado na sede da Junta de Freguesia de Avelãs de Cima.
A AAFAAC disponibiliza o alojamento da malta escuteira, assegura os comes e bebes, disponibiliza as bicicletas BTT, as motos todo-o-terreno e o equipamento de protecção individual para os circuitos de vigilância; também se encarregou da elaboração e distribuição dos panfletos de sensibilização e prevenção e pôs rádios à disposição.

Os escuteiros são a alma do projecto. São para aí uns 30, vindos dentre Coimbra e Minho e vigiam 24H sobre 24H, por turnos. A malta participa de alma e coração, que aquilo é para levar à séria.

Passei por lá há dias, aproveitando a participação duns putos, irmãos do peito. Malta nova do melhor que há.
Há uns 10 anitos eram umas crianças. A Cristiana, essa, ainda se lembra da dura mordidela da simpática dálmata cá da casa.
Ouvi dizer que os cães pressentem os terramotos...
*
[1] - Se lá estivesse e mandasse, chamava-lhe logo “COTEI – Comando Operacional das Tropas Escuteiras Independentes”. E minava os trilhos todos com cordão de tropeçar ligado a umas granadas ofensivas, a ver se rebentava os tímpanos aos incendiários; os de cima e os de baixo, como Avelãs, que há a de Cima e também a de Baixo.
[Ainda vos hei-de chapar com os meus meticulosos apontamentos do curso de minas e armadilhas…]
*
OSCARDEBUSTOS

2 comentários:

  1. ora bem...para começar um bom dia(porque é de manha xD)!

    tnh algumas correcçoes a fazer, nomeadamente uma!

    os escuteiros participantes nesta actividade sao no total, cerca de 100, divididos irmamente nas 4 semanas de agosto!

    de resto, axo k a reportagem esta de acordo com a convençao escutista, mas fica por aprovar a "COTEI", visto que as explosoes provocam INCENDIOS!!xD

    um abraço do mano mais velho

    Bruno Castro =)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:39

    Simpática cadela aquela:)

    Há que louvar tanto os escuteiros participantes neste projecto como também as organizações que o tornaram possível! E não esquecer aqueles que divulgam a iniciativa, para que cada vez mais as pessoas se tornem activas na protecção da natureza!

    Parabéns pelo blog:)

    beijinho grande da menina que há 10 anos era tão pequenina:)

    Cristiana Castro

    ResponderEliminar