30 de maio de 2007

ERA UMA VEZ EM AVEIRO

Há um novo site, http://www.eraumavezemaveiro.com, a não perder.
Neste site, feito a pensar nos mais jovens, vais viajar até aos séculos XV e XVI e ficar a conhecer um pouco da história de Aveiro e de alguns dos territórios à sua volta. Encontrarás personagens muito divertidas! Reis, princesas, nobres, freiras, navegadores, camponeses e marnotos vão ajudar-te nessa descoberta. Vais ver que gostas da experiência!

O projecto Museave, desenvolvido entre Fevereiro de 2005 e Dezembro de 2006, resultou de uma candidatura do consórcio constituído pelo Museu de Aveiro (entidade gestora) e os Municípios de Aveiro, Vagos e Oliveira do Bairro ao Programa Aveiro Digital. O objectivo foi o de produzir uma aplicação digital que explorasse conteúdos museológicos e patrimoniais de forma lúdica, para uma faixa etária dos 8 aos 12 anos.
Deste projecto resultaram dois produtos distintos: Uma visita virtual animada ao passado da Vila de Aveiro, do Convento de Jesus e das propriedades que com ele se relacionavam, nomeadamente, o casal de Requeixo e a Quinta de Ouca. Um módulo de pesquisa. Este permite aceder à informação organizada e sistematizada resultante do trabalho de investigação desenvolvido no decorrer da preparação da visita virtual, mas também a outras informações relacionadas com a história do Convento de Jesus e dos territórios hoje sobre a tutela dos três municípios participantes.Todos os museus associados às referidas instituições (o Museu de Aveiro, o Museu de Requeixo, o Museu de S. Pedro da Palhaça e a Junta de Freguesia de Ouca, Vagos) possuem galerias digitais com acesso livre à Net, onde qualquer visitante poderá aceder ao Projecto e a uma grande diversidade de hiperligações.

Sem comentários:

Enviar um comentário