Li a notícia ontem à noite no Jornal da Bairrada e fiquei chocado. O Prof. Modesto foi professor de muitos nós, na Escola Primária. Há dois anos esteve connosco no encontro anual (Forum 2005) que se realizou no Rafael. É ele que guardo na memória, pois ensinou-me durante uns 3 anitos (ainda recordo a Prof.ª Carolina Rebordães, do Minho, que terá ensinado durante um ano). Uma grande perda, até porque era um Homem Bom. Foram muitos Modestos, como ele, que fizeram de nós homens.
Lembro-me de poucos dos meus professores durante todos os anos que andei a estudar, mas houve professores que me marcaram intenssamente; Donald Niederpruem, o orientador do meu doutoramento, George Gaylord Simpson, um dos grandes paleontólogos e evolucionistas do sec. XX e que nos deu algumas aulas antes de morrer. Um professor do liceu de Aveiro, de quem me lembro só do último nome (Assis) que disse em 1961-62 numa aula de História qualquer coisa assim: "Quando vos disserem que a Inquisição só executou 1376 judeus e heréticos em Portugal, digam que a Inquisição em Portugal executou mais 1376 judeus e heréticos do que devia ter executado". Nesta lista de professores que me marcaram conto também o Prof. Modesto. Este homem ensinou-me tanto e deu-me tantos exemplos que nunca o posso esquecer (também me deu nove reguadas nos dois anos em que foi meu professor. Por isso e por, de vez enquando passar pela Amoreira da Gândara para falar com ele (que chamava Dom Milton), fui ao seu funeral (com o Sérgio). Foi a minha última homenagem a um professor que durante anos ensinou tantos miudos em Bustos.
Li a notícia ontem à noite no Jornal da Bairrada e fiquei chocado.
ResponderEliminarO Prof. Modesto foi professor de muitos nós, na Escola Primária.
Há dois anos esteve connosco no encontro anual (Forum 2005) que se realizou no Rafael.
É ele que guardo na memória, pois ensinou-me durante uns 3 anitos (ainda recordo a Prof.ª Carolina Rebordães, do Minho, que terá ensinado durante um ano).
Uma grande perda, até porque era um Homem Bom.
Foram muitos Modestos, como ele, que fizeram de nós homens.
Lembro-me de poucos dos meus professores durante todos os anos que andei a estudar, mas houve professores que me marcaram intenssamente; Donald Niederpruem, o orientador do meu doutoramento, George Gaylord Simpson, um dos grandes paleontólogos e evolucionistas do sec. XX e que nos deu algumas aulas antes de morrer. Um professor do liceu de Aveiro, de quem me lembro só do último nome (Assis) que disse em 1961-62 numa aula de História qualquer coisa assim: "Quando vos disserem que a Inquisição só executou 1376 judeus e heréticos em Portugal, digam que a Inquisição em Portugal executou mais 1376 judeus e heréticos do que devia ter executado".
ResponderEliminarNesta lista de professores que me marcaram conto também o Prof. Modesto. Este homem ensinou-me tanto e deu-me tantos exemplos que nunca o posso esquecer (também me deu nove reguadas nos dois anos em que foi meu professor. Por isso e por, de vez enquando passar pela Amoreira da Gândara para falar com ele (que chamava Dom Milton), fui ao seu funeral (com o Sérgio). Foi a minha última homenagem a um professor que durante anos ensinou tantos miudos em Bustos.