13 de maio de 2007

PROMESSA CUMPRIDA

“Nas romarias, verdadeiramente, não se divertem. Pagam nelas o dízimo espiritual ao santo ou à santa com quem têm contratos pelo ano fora, e fazem a barrela das suas relações humanas”
Miguel Torga, Um Reino Maravilhoso (Trás-os-Montes), Portugal, Coimbra
...
A escorregadela da mão no tacho fez despejar de chofre a água super aquecida sobre a sobrinhita, tendo provocado tal extensão da queimadura que a própria família fez-se vestir de luto antecipado.
Médico, orações e unguentos manipulados na Farmácia Assis Rei gravitaram à volta da criança. A tia escondida no seu lenço de carpir agarra-se à liana da sua Senhora do Leite e promete ir de joelhos, com a sobrinha ao colo, desde casa até à entrada da igreja.
Após três dias de choro, rezas, joão semana e botica, o toque das trindades expulsa o dia claro e os crepes da angústia.
- “temos mulher! …” o médico regozija-se.

O cumprimento da promessa foi adiado, os pais e a pirralha acompanharam a onda da emigração e, passada uma dúzia de anos, tia e sobrinha reencontram-se em Bustos.
"A promessa" era a espada de Dâmocles cada vez que olhava para a sobrinha... só que não tinha forças para poder cumprir o contrato.
“a sobrinha crescera” desalmadamente.

Oh Sr. Padre, eu não podia ir à estranja para cumprir o devido e ela nunca veio cá, de modo que a minha dívida ficou sempre em aberto. E hoje não tenho forças para respeitar o contrato.
O pároco, que fora bafejado pelas conclusões do Concílio do Vaticano II, conversa longamente com a devedora penitente.
Passados dias, tia de joelhos e abraçada à sobrinha partem de casa e fazem a viagem até à entrada da igreja de São Lourenço de Bustos, em carro de aluguer.
A promessa à "sua Senhora do Leite" estava cumprida.
sérgio micaelo ferreira

(Imagem de Jorge Colaço, 1916, Pagadoras de Promessas, azulejos da Estação de S. Bento (Porto), postal da Gráfica Simão Guimarães, Filhos, L.da. foto M. Ribeiro - colecção comemorativa do centenário da chegada do 1º Combóio - 1896 - 1996. Com a devida vénia de NB e um obrigado ao meu velho companheiro Guimarães)

Sem comentários:

Enviar um comentário