2 de abril de 2007

BELINQUETE REVELA O PRÓXIMO CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA JUNTA

Só agora escrevo este texto sobre uma conversa que me deixou perplexo desde o dia 18 de Fevereiro.
Esta história começa em Dezembro de 2006, quando me apercebi que Jorge Granjeia se perfilava para ser candidato ao lugar de Presidente da Direcção da Associação de Beneficência e Cultura de Bustos (ABC), do SÓBUSTOS ou muito possivelmente à Presidência da Junta de Freguesia de Bustos.
Nessa altura soube que ele fora repentinamente admitido sócio do ABC e também da SÓBUSTOS. Pouco tempo depois compareceu nas Assembleias-Gerais destas instituições.
Por falta do Presidente da Mesa da Assembleia-Geral (Elísio de Albuquerque) procurou-se um voluntário para preencher um lugar vago da SÓBUSTOS que Jorge Granjeia aceitou prontamente. Pelo mesmo motivo, Paulo Alves, Secretário da Mesa da Assembleia-Geral do ABC, pediu a Jorge Granjeia para fazer parte da Mesa.

Lembro-me que na Assembleia-Geral da SÓBUSTOS, Jorge Granjeia, que parecia não conhecer muito bem a função desta Instituição, perguntou quais eram os benefícios para os sócios. Claro que esta pergunta era gratuita, mas ele queria dizer qualquer coisa para os sócios o ouvirem. Disseram-lhe que ele, como sócio, contribuía para esta Organização tornando-se ainda mais eficaz naquilo que tinha o dever de fazer por Bustos.

Profetizei, por nunca ter notado tanta actividade social deste empresário e Deputado pelo CDS/PP à Assembleia de Freguesia de Bustos, que Jorge Granjeia seria o próximo candidato a qualquer destas associações e muito possivelmente à Junta de Freguesia de Bustos. Aliás, o Notícias de Bustos do dia 8.12.2006, em "BUSTOS EM MARÉ-CHEIA (III – ABC MESA 30.11.2006)" , pela mão de Sérgio Ferreira escreveu:
“Dada a multiplicidade de intervenções nas duas assembleias-gerais, Milton Costa palpita que Jorge Grangeia poderá ser o próximo candidato a Presidente da Junta de Freguesia.”

No dia 18 de Fevereiro, pelas 11H25, falei com Mário Belinquete (um dirigente do PSD de Bustos) no Largo da Igreja (também conhecido por Praça Vermelha) sobre a estratégia do PSD nas próximas eleições autárquicas. Este confirmou que Jorge Granjeia seria o próximo candidato por uma lista conjunta do CDS/PSD em Bustos.
Disse Mário Belinquete que o PSD de Bustos não tem ninguém capaz de ser candidato ao lugar de Presidente de Junta. O PSD também não acredita que pode ganhar as eleições locais sozinho ou com uma aliança à esquerda (presumivelmente com o PS). Assim, o PSD escolheu este candidato que reunirá o consenso dos apoiantes do PSD e do CDS no intuito de tornar o concelho de Oliveira do Bairro ainda mais cor de laranja.
A conversa deixou-me perplexo, mas de facto, notei que Paulo Alves e Jorge Granjeia conversavam animadamente durante a romagem ao Cemitério (*).

Sou, pela afirmação de Mário Belinquete, forçado a concluir que o PSD de Bustos não conta com uma única pessoa capaz de desempenhar as funções de Presidente da Junta de Bustos. Se calhar o que Mário Belinquete queria dizer que o PSD é que não têm ?homens? à altura (porque se pensa sempre primeiro nos homens), mas esqueceu-se das mulheres e penso que há uma mulher capaz de desempenhar essas funções.
Espero que Mário Belinquete confirme ou não aquilo que me disse no dia 18 de Fevereiro e que lembre que não fui o único que ouviu as suas afirmações.
---
(*) Soube que a próxima Direcção do ABC conta com Jorge Granjeia para Secretário da Direcção. Por isso é que a conversa de 18 Fevereiro entre Paulo Alves e Jorge Granjeia parecia tão animada.

Milton Costa
Delft, Holanda
31/03/2007


1 comentário:

  1. Não é preciso ser profeta para prever o que o Milton detectou.
    Aliás, no dia seguinte o concidadão em causa esteve também na mesa da Assembleia da ABC.
    Ó Milton, então não te lembras do mesmo cenário, há uma dúzia de anos, na UDB? Eras então Pres. da As. Geral e eu o Secretário; na altura, a UDB estava de rastos e ninguém queria assumir a direcção do Clube.
    Entretanto e como se chegou ao ano em que havia eleições autárquicas, a reunião convocada para (mais uma vez) tentar que aparecesse uma lista, acabou muito concorrida, parecia um comício.
    Ainda me lembro da pequena multidão de bustuenses presentes; num ápice, não faltaram voluntários para integrar uma lista que garantisse o futuro da UDB.
    A explicação do súbito empenhamento saltou à vista: as eleições autárquicas estavam à porta e era preciso dar nas vistas...
    Ó Milton-que-andas-pela-Holanda: a diferença agora está em que a malta começa a trabalhar mais cedo, 1 ou 2 anos antes.
    A política dos nossos dias já é quase uma ciência.
    Por muito que te custe, ó cientista dos micróbios: não há proveta, máquina centrifugadora ou reagente que lhe dê a volta.
    A "democrácia" tem os seus custos, as suas grandezas e as suas misérias.

    ResponderEliminar