14 de abril de 2007

ABRAHAM LINCOLN - "Se a escravatura não é má, nada é mau."

Abraham Lincoln (16º Presidente dos Estados Unidos) tem um lugar de destaque na História do Homem por ter decretado a emancipação dos escravos americanos.

Da atitude anti-esclavagista assumida no seu mandato resultaria a Guerra da Secessão, em que Lincoln toma posição pelos nortistas, defendendo a unidade americana que conseguiria manter após uma devastadora guerra que se prolongaria por quatro anos, derrotando os confederados.

Em discurso da inauguração do cemitério nacional de Gettysburg, Lincoln deu sentido ao conceito democrático do governo do povo, pelo povo e para o povo, ainda hoje tão «usado» em campanhas eleitorais.

A abolição da escravatura encurtou-lhe a vida. A 14 de Abril de 1865, quando a assistia a um espectáculo no Teatro Ford, em Washington, Lincoln foi ferido a tiro por um famoso actor e acérrimo esclavagista.

Abraham Lincoln falecia no dia seguinte.
(12.02.1809 – 15.04.1865)

sérgio micaelo ferreira, 14.04.2007

3 comentários:

  1. Anónimo11:10

    Pensei que o Sèrgio também ia mencionar (porque me disse) o dia da morte de Charles Darwin que ocorreu também em Abril (mas no dia 19). Este continua a ser o mais importante cientista da minha profissão por ter desenvolvido o dogma central da Biologia; a evolução por selecção natural. Mesmo aqueles biólogos (ou que isso se chamam) que nunca pensam em evolução das espécies estão condicionados pelos seus efeitos.
    Houveram outras mortes no mês de Abril de pessoas que influenciaram a história moderna dos povos: vou lembrar dois.
    Um foi Franklin Delano Roosevelt que morreu no dia 12 de Abril de 1945. Morreu subitamente e completamente exausto em Warm Springs no Estado da Georgia depois de quatro mandatos como presidente (morreu durante o último) e antes de terminar a Segunda Grande Guerra que travou com brio e tenacidade. Este homem paralizado parcialmente pela poliomielite, também foi indirectamente responsável pelo desenvolvimento da vacina contra o vírus que causou tantos casos de doença.
    O segundo foi Adolfo Hitler que meteu uma bala cuspida por uma pistola Walther PPK de 7.65 mm na cabeça no dia 30 de Abril de 1945. Na mesma altura, por volta das 15:15, Eva Braun, sua esposa de um dia, partiu uma capsula com cianeto entre os dentes e também morreu. No dia seguinte Magda e Joseph Goebbels suicidam-se também no Fuerher Bunker em Berlim, depois de Magda Goebbels ter assassinado (provavelmete com o auxilio do Dr. Stumpfegger da SS) os seus seis filhos que tinha de Joseph (ela tinha mais um filho de outro homem). Heinrich Himmler suicidou-se dias depois também com cianeto. Era o fim do Terceiro Reich que assulou a Europa e levou milhões de pessoas à morte.
    Não devia mencionar estes monstros na companhia de heróis como Lincoln, Darwin e F. Roosevelt, mas mesmo os monstros fazem parte da história e devemos lembrá-los para não caírmos nos mesmos erros. Há anos um amigo Alemão disse-me que deviamos esquecer Hitler, mas eu disse-lhe que nos devemos lembrar contuadamente deste homem para nunca esqueremos o que ele fez e para vigiarmos os novos Hitlers que certamente surgirão.
    Milton Costa

    ResponderEliminar
  2. Anónimo18:26

    Confirmo o Milton Costa de ter associado Lincoln a Darwin. Só não expliquei que o pretendia fazer a 12 de Fevereiro. Aniversário do nascimento (ano 1809). Alguém disse que Lincoln foi «o emancipador do corpo humano dos grilhões da ecravidão; e Darwin foi «o emancipador do espírito humano dos grilhões da ignorância».
    ...
    ...
    Em Outubro de 1831, Charles Robert Darwin – com 22 anos – estudante de teologia, ao preparar-se para viajar no Beagle, navio da coroa britânica, a fim de desempenhar a actividade de naturalista (sem vencimento), vê o comandante a duvidar das suas competências para desempenhar tal cargo. Através da forma do nariz, Ch. Darwin não tina ‘nem mentalidade nem a energia’ exigidas para se ser cientista.
    Se a recusa tem sido levada avante, provavelmente Ch. Darwin teria recebido ordens sacras, a teoria da evolução das espécies aguardaria mais uns anos. E o dogma continuaria a explicar o fenómeno da Criação.
    sérgio micaelo ferreira

    ResponderEliminar
  3. Também estou ligado a Abril, neste caso por via do nascimento.
    Nasci em casa, corria o ano de 1948, às mãos do Dr. Jorge Micaelo,recém formado em Medicina.
    Conta a minha mãe, que o Dr. Jorge lhe gritou, já comigo nos braços:
    "Ai Benilde, que tens um filho tão feio!"
    Os médicos nem sempre acertam nos prognósticos...

    ResponderEliminar