5 de abril de 2007

"ANTÓNIO DA FARMÁCIA", UM AMIGO DE BUSTOS & DE ESTARREJA

O “António da Farmácia” aprendeu com o Dr. Assis Rei a arte de ajudante – farmacêutico, activista do efémero GAFOL, foi um grande benemérito do "União" (Jó Duarte, in NB, 5.12. 2006), deixou em Bustos vínculos de amizade fraterna e que multiplicou em Estarreja, onde foi empresário de farmácia.

Notícias de Bustos recorda o amigo de Bustos, António Augusto da Silva Santos, nascido a 5/4/47 em Cantanhede e falecido a 28/4/92 em Estarreja.
….

2 comentários:

  1. Anónimo16:58

    Uma pessoa importante que morreu demasiado cedo

    ResponderEliminar
  2. O António trabalhava na Farmácia Assis Rei, bem no centro de Bustos, de que era uma espécie de dono e faz-tudo.
    Tinha um pacto com o Ti Zé Valério, destinado a enganar os incautos, cuja tramóia funcionava mais ou menos assim: Alguém ia (ou era mandado ir) ao Zé Valério buscar algo. O Zé Valério fingia que estava dentro do assunto e fazia um embrulho, que fechava e entregava à pessoa, mandando-a a ir à farmácia, a pretexto de que o António trataria do assunto, que ele é que sabia ou era o expert.
    Ouve quem tivesse andado a correr da sapataria para a farmácia, ou vice-versa, até descobrir a marosca.
    *
    Amigo do seu amigo e amigo de ajudar quem precisava, o António foi também grande amigo de Bustos, terra que sentiu e viveu como sua.
    Se há mortes injustas, madrastas, a do António é das que não esquecem e mais marcaram.
    *
    O maior amigo dele, o Luis Grangeia do Cabeço, acabou médico (e oficial/médico do Exército, por influência do sogro, militar de carreira; hoje é médico civil, mandou a tropa à fava), depois duma vida ao lado do António na farmácia Assis Rei, a aprender as "artes", de médico e malandreco.
    Já a viver no Porto e casado, o Luis foi o médico do António na doença que o minou, até à hora da morte. Sabiam os dois o que esperava o António, que aquelas radiografias dos pulmões cravados de tabaco não enganavam, muito menos a quem sabia da poda.
    Não é difícil imaginar o que os dois sofreram.
    *
    Bem hajas, Serginho, por lembrar o Amigo António da Farmácia!

    ResponderEliminar