10 de fevereiro de 2011

CONCURSO LITERÁRIO: MUITA PARTICIPAÇÃO E ENTUSIASMO

Este ano as comemorações do 18 de Fevereiro voltam a ter um brilho muito especial envolvendo a Junta de Freguesia, a Associação Beneficência e Cultura e um grupo de bustuenses (“Amigos de Bustos”) que tomaram a seu cargo as comemorações dos 50 anos da Biblioteca.
 No dia 18, após as cerimónias oficiais, as comemorações serão marcadas pelo jantar nos “Dois Telheiros” e pelos 30 anos da constituição da Associação de Beneficência e Cultura que, às 17 horas, inaugura uma exposição comemorativa. No dia 19 brilharão os livros e a comunidade estudantil de Bustos. Tudo começará, logo pelas  14:30h com a exposição, "À volta das letras... e com os seus autores", dinamizada por um grupo de alunos do 12.º Turma C - Área de projecto  do Instituto de Promoção Social de Bustos. Uma tarde que terminará com a entrega de prémios aos participantes no concurso literário.

Romão, Irene Micaelo, Milita Aires, Dina Costa e Maria Prazeres (de costas)

Como é sabido, um grupo de bustuenses reuniu-se em Novembro do ano passado (aqui) tendo sido apresentada a proposta de se organizar um concurso junto das escolas da freguesia, a propósito do cinquentenário da inauguração da Biblioteca (então Biblioteca Fixa da Gulbenkian nº26).
Lançado o desafio logo Irene Micaelo e Dina Costa, a que se juntaram Ditosa Luzio e Milita Aires, se lançaram na organização do evento que desafiou os alunos a comporem uma história em torno de “bibliotecas em viagem...livros e leitores... e locais onde nascem histórias...”    
A resposta da comunidade educativa e estudantil ultrapassou as melhores expectativas. Foram recebidos mais de uma centena de trabalhos, o que revela bem do envolvimento empenhado de alunos, professores e educadores das Escolas e Jardins de Infância (EB de Bustos + Jardim de Infância de Bustos + EB da Quinta Nova e Jardim de Infância da ABC) e do IPSB (Jardim de Infância + Ensino Básico (1.º, 2.º e 3.º Ciclos) + Ensino Secundário), destacando-se, no 3.º ciclo, as turmas B e E do 8.º ano, por terem enviado o maior número de textos.
Parabéns a todos! Parabéns também aos infantários e aos alunos do 1.º e 2.º ano que participaram com desenhos e trabalhos de expressão plástica.

Sensibilizada com tão calorosa resposta, Irene Micaelo diz que “estudantes, professores e educadores são os heróis desta aventura” chamada COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DA BIBLIOTECA DE BUSTOS, fazendo questão em sublinhar que “há entusiasmo, há entrega, há empenhamento!”

 Mas se as Escolas surpreenderam pela adesão ao desafio, também a comunidade, em geral, deu uma resposta solidária enviando mais de uma centena de livros. Alguns ficarão a integrar o espólio da Biblioteca, outros serão oferecidos aos autores dos textos a concurso. De realçar o apoio e disponibilidade da Biblioteca de Municipal de Oliveira do Bairro e da dr.ª Cristina Calvo, assim como da bibliotecária Maria dos Prazeres Duarte que tem dado um apoio logístico fundamental.

Entre as instituições que ofereceram livros destaca-se ainda a Biblioteca Municipal de Coimbra. Alguns títulos têm dedicatórias dos seus autores como, por exemplo, Manuel Dias da Silva, Odete Ferreira, Manoel de Oliveira (cineasta), José Ribeiro Ferreira,  João Paulo Avelãs Nunes. Há também uma dedicatória do antigo Presidente da Assembleia da República, Dr. Almeida Santos, homenageando a Biblioteca de Bustos.

Falta assinalar a colaboração de João Oliveira que ofereceu uma pintura a óleo da sua autoria, “Moinhos de Sto André”, que se encontra em exposição na Junta de Freguesia. A tela será leiloada no jantar do próximo dia 18, revertendo a receita para a aquisição de materiais ou equipamentos necessários a alunos ou escolas que participaram no concurso.

Belino Costa

1 comentário:

  1. Estas 4 simpáticas e empenhadas moçoilas representam o que há de melhor no "mulherio" de Bustos, palavra que aqui não tem o menor sentido sexista e, muito menos, deve ser ligada a uma certa corrente talibã que ainda resiste na mente empedernida de alguns homens.
    Se vivessemos nos anos 60 diríamos que são umas verdadeiras fadas do lar, constituindo uma lufada de ar fresco no universo "barrilístico" desta terra que tanto amamamos.
    Sim: BUSTOS é a melhor aldeia do mundo!
    [...como o é cada uma das demais aldeias que nos rodeiam].

    Parabéns às Mulheres de Bustos!
    [Já agora, não as deixemos ficar mal]

    ResponderEliminar