1 de fevereiro de 2011

SALVÉ O DIA 18 DE FEVEREIRO. PAGAMENTO DE TRIBUTOS: LEI DA CRIAÇÃO DE FREGUESIA. COMISSÃO DE MELHORAMENTOS'1960 (BIBLIOTECA). ABC.

DIA DE BUSTOS'2011 EM GRANDE

Com o andar da carruagem, os oráculos estão a enviar sinais de extinção de Freguesias. Bustos não vai escapar. É um luxo muito caro e com pouco proveito, mas, enquanto o pau vai e vem … é obrigação dos povos do seu termo honrar quem lutou para conseguir a sua autonomia, pois todos foram beneficiários.

Comissão de Melhoramentos’ 1960 (Arsénio Mota, Eng.º Néu Pato, Dr. Assis Reis, Dr. Jorge Micaelo). Biblioteca Fixa nº 26 da Fundação Calouste Gulbenkian’1961.

– Apesar da vida efémera (da Comissão) e do ambiente político particularmente hostil em que se movimentou, teve gestos que podem ser configurados de pressão institucional, para além de terem homenageado duas ilustres figuras de Bustos: Jacinto dos Louros e Dr. Manuel dos Santos Pato. Não pode ser considerado despiciente o apoio da Comissão de Melhoramentos dado à instalação da Sala de Leitura’1960 e posteriormente à da Biblioteca’1961.

Apesar de Arsénio Mota ter ignorado durante décadas a Biblioteca de Bustos, não pode ser esquecido como principal interessado e protagonista do processo da criação da Biblioteca de Bustos nos idos anos de 1960 e 61.

Biblioteca. Grupo de Amigas (os) da Biblioteca. Bolo de evocação a meio século de velas.

Quis a circunstância reunir um grupo de bustuenses com ideias próprias para cativar o uso da biblioteca. A adesão ultrapassou as expectativas, onde se pode destacar: concurso e exposição de trabalhos escolares e evocação dos obreiros que ajudaram manter viva a chama dos livros: bibliotecários – Arsénio Mota, João Oliveira, os irmãos Abel e Manuel Martins (Serralheiro), Zairinha Silva, …,..., Prazeres Duarte; Dr. Assis Rei, o mecenas de longa duração, e os inúmeros leitores …

18 de FEVEREIRO’1981 - Palacete do Visconde. ABC SOLETRA BUSTOS HÁ 30 ANOS.

A História da compra do Palacete do Visconde e a criação da ABC mereciam estar registadas em vídeo – a primeira reunião em casa do Dr. Jorge Micaelo, a Comissão Pro-Bustos da Venezuela, a adesão colectiva, as festas, a junção das várias instituições, o expressivo voluntariado, a alegria de servir, etc.

ABC é o Bustos do querer com o coração. Também vai apresentar um programa aliciante.

***

Comemorar 50 anos da Biblioteca de Bustos e os 30 anos da ABC do Palacete do Visconde poderá ajudar a abrir novos horizontes de participação da sociedade de Bustos.

O "18 de Fevereiro" é já ao virar da esquina.

sérgio micaelo ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário