22 de fevereiro de 2011

50 anos da Biblioteca: mais prémios

No âmbito das comemorações dos 50 anos da Biblioteca Fixa n.º 26 de Bustos o grupo Amigos  de Bustos lançou o concurso literário “Bibliotecas em Viagem…Livros e Leitores…e Locais onde Nascem Histórias”.
Foram 117 os trabalhos escritos, provenientes de alunos das Escolas Básicas  de Bustos e da Quinta Nova, bem como do IPSB, desde o 3º ano de escolaridade até ao 12º, a que acresceram os trabalhos de expressão plástica das crianças dos jardins de infância (público, ABC e Frei Gil/IPSB) e do 1º e 2º ano daquelas Escolas Básicas e do IPSB.
Recebidos, catalogados e classificados os trabalhos, foram atribuídos aos premiados cerca 200 livros, bem como 196 diplomas infantis e 119 para jovens e adultos.
A alegria da pequenada e dos jovens foi a que se viu.
É urgente combater o desinteresse e o abandono escolar.
No sentido de dar continuidade ao projeto de incentivo à leitura, os Amigos de Bustos  pretendem instituir mais prémios escolares. Assim:
- O produto da venda do quadro do pintor bustuense Martins de Oliveira, no montante de 500€, vai ser aplicado na compra de material didático e/ou lúdico, que será distribuído pelos 3 Jardins de Infância (de Bustos, da ABC e Frei Gil/IPSB).
Para o efeito, será contactado o Agrupamento de Escolas  de Oliveira do Bairro, a quem será pedida colaboração e a indicação das respectivas carências.
- Aproveitando vários donativos do próprio grupo, foram instituídos os “Prémios Biblioteca de Bustos 2011”, já anunciados nas comemorações oficiais dos 50 Anos da Biblioteca.
No valor de 150€/cada um, os dois prémios serão entregues aos dois estudantes que forem considerados os melhores utilizadores do Pólo de Leitura de Bustos e destinam-se à aquisição de livros e material escolar dos contemplados.
Os prémios serão atribuídos e entregues no mês de Setembro deste ano, em cerimónia que se espera possa ter lugar no próprio Pólo de Leitura. Neste particular, o grupo agirá em parceria com a Biblioteca Municipal.

Esperam-se e desejam-se outras iniciativas. 
É ponto de honra dos Amigos de Bustos intervir em estreita ligação e interação com a Junta de Freguesia, Associações locais, Câmara Municipal e Agrupamento de Escolas.
Entretanto, o grupo de ação em prol da formação cívica e do desenvolvimento de Bustos está aberto a todos os que queiram integrar as suas fileiras ou, de alguma forma, colaborar.

Bustos precisa de todos!
*
- Tabela extraída da Carta de Educativa de Oliveira do Bairro, Edição da Câmara Municipal /Abril de 2007/pág. 59. A Carta Educativa foi aprovada em Assembleia Municipal de 27/6/2007.
- O NOTICIAS DE BUSTOS PUBLICARÁ A LISTA DOS PREMIADOS. [Perdão: a lista já foi publicada em post do Belino do dia 18. Faltam é umas fotos da miudagem a receber os prémios, momento mágico que marcou e divertiu aqueles jovens].
*
Oscar Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário