6 de fevereiro de 2011

HOJE... 9H30... 7º CORTA-MATO CIDADE DE OLIVEIRA DO BAIRRO


7ª EDIÇÃO CORTA-MATO CIDADE DE OLIVEIRA DO BAIRRO

A ADERCUS, Associação Desportiva Recreativa e Cultural da Serena, de Oliveira do Bairro, irá realizar no próximo dia 6 de Fevereiro a 7ª edição do “Corta-mato Cidade de Oliveira do Bairro”, conjuntamente com a Associação de Atletismo de Aveiro, que fará disputar o 42.º Distrital de Corta-mato.

A prova que na sua primeira edição procurou divulgar a elevação de Oliveira do Bairro a cidade e promover a especialidade do corta-mato, do atletismo, na qual vários atletas do concelho se tornaram internacionais e cuja equipa anfitriã tem subido também várias vezes ao pódio em campeonatos nacionais.

As duas equipas do concelho, ADERCUS e ADREP, têm tido também a oportunidade de demonstrar o trabalho desenvolvido, com vários atletas que têm subido ao pódio em todas as edições.

O concelho de Oliveira do Bairro teve recentemente duas atletas naturais e residentes, presentes no campeonato da Europa, da especialidade. Tratou-se da junior Débora Santos, atleta do Sport Lisboa e Benfica, e de Anália Rosa, do Maratona Clube de Portugal, que fez parte da Selecção tri-campeã europeia de séniores. Uma terceira atleta, Sara Carvalho, que representa a equipa da ADERCUS, também correu o europeu, na selecção de sub-23. Estes são motivos suficientes para continuar a trazer o atletismo à terra que durante tantos anos tem produzido muitos atletas de grande qualidade.

Da prova de maratona, passando pelo corta-mato, marcha atlética e por várias especialidades de pista, o número de atletas naturais do concelho, ou que competem por clubes do concelho, que representaram a selecção nacional e continuam a representar, é muito significativo, devendo constituir um grande motivo de orgulho para a comunidade local.

Face aos êxitos alcançados, a organização de competições justifica-se plenamente, bem como a necessidade de criação de uma infra-estrutura de treino e competição para a totalidade das disciplinas do atletismo, que é a pista.

Para algumas disciplinas do atletismo, a preparação torna-se muito difícil, senão mesmo inviável, dado que sem a existência de uma pista é como tentar treinar natação sem água, por exemplo, e a passagem do improviso para a criação de condições dignas e básicas de treino não seria mais do que uma homenagem aos grandes atletas concelhios do passado, aos actuais e ao fomento da modalidade para o futuro.

Três semanas após a realização do 1º corta-mato do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, na pista de corta-mato da Serena, esta voltará a ser o palco de mais uma edição dos Campeonatos Distritais de Aveiro, englobados no 7º corta-mato.

Em relação ao campeonato distrital, conta já com 42 edições, sendo Aveiro uma das Associações Distritais mais representativas do país e cujos campeonatos são mais participados.

Este ano os campeonatos sofreram uma ligeira alteração no formato, passando a ter em disputa as provas de juvenis, juniores e absolutos masculinos e femininos. No campeonato absoluto de corta-mato da versão longa, serão distinguidos também os melhores atletas sub-23. Para os escalões de benjamins, infantis e iniciados, as provas serão extra-campeonato.

O calendário de provas terá início pelas 9:30H, com a prova de juvenis femininos, seguindo-se os restantes escalões, culminando com a prova principal, para o campeonato absoluto longo, às 12:10H.

Para levar a cabo o evento, a Organização contará com o apoio principal da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, bem como de outras entidades e patrocinadores.

Ricardo Esteves

(texto e imagem)


1 comentário:

  1. O texto não fala da Carla Martinho, mas a foto é dela.
    A Carla é e vive na Palhaça e tem um palmarés invejável como atleta de corta-mato, sobretudo a nível nacional.
    O NB tem falado dela pela mão do prolixo altino/op. E há-de dedicar-lhe um post, pela razão acrescida de que trabalha como empregada de mesa no Barrilito, esse ex libris da "cultura" bustuense que merece ser declarado de utilidade pública, com direito a nome de rua, placa ou -porque não?- estátua.
    Discreta, mas simpática e muito eficiente, a Carla prometeu-me uma entrevista para o NB. O dia chegará, mas tem de ser após o almoço e durante um dos dias úteis da semana.

    ResponderEliminar