2 de dezembro de 2010

“AMIGOS DE BUSTOS” E OS 50 ANOS DA BIBLIOTECA

Conforme tinha sido marcado, reuniu-se sábado, dia 27 de Novembro, no Barrilito, Sobreiro, o grupo Amigos de Bustos (constituído em 28 de Setembro passado, no fim dos almoço em Dois Telheiros). Destinou-se esta primeira reunião (antes prevista para a própria casa do João Martins Oliveira, ou dos Barrocos) a preparar a comemoração dos 50 anos da Biblioteca de Bustos.

Participaram no almoço ou apenas na reunião seguinte os seguintes dez elementos do grupo: Manuel Romão, Milton Costa, Óscar Santos, João dos Barrocos, Carlos Micaelo, Irene Micaelo, Clara Guitas (Aires), Dina Costa, Ditosa Luzio e o redactor desta nota. Graciano Lusio anunciou à última hora a sua desistência devido a uma situação familiar. Duarte Novo, presidente da Junta de Freguesia, compareceu no fim da reunião, cerca das 16 horas, para recolher as respectivas conclusões.

Foi decidido mudar o dia da comemoração, do dia 18 de Fevereiro próximo para o dia seguinte, 19, por recair num sábado, à tarde (a partir das 14h30, na sede da Junta). O redactor desta nota propôs apresentar aí uma evocação de como foi criada a Biblioteca Fixa nº 26, da Fundação Gulbenkian, em Bustos. Milton Costa propôs que seria uma ocasião boa para expor em público a colecção de pinturas executadas por João dos Barrocos, ideia que ficou em suspenso para outra melhor oportunidade. Clara Guitas propôs que na ocasião fosse colocada na Biblioteca um retrato do seu «criador», proposta que teve voto contra deste e que advertiu, por outro lado, da necessidade de a colocação do retrato requerer autorização autárquica. Irene Micaelo, antiga leitora, ainda menina, da Biblioteca, avançou com duas ideias que obtiveram franco aplauso: integrar na sessão um seu depoimento-testemunho e, de colaboração com Dina Costa, organizar com estudantes locais um concurso alusivo à efeméride em foco. Por fim, Manuel Romão propôs expor na Junta uma pequena colecção de livros seus antigos.

Todavia, foi ainda sugerido que certamente haverá necessidade de efectuar alguma outra reunião antes da comemoração, dia 19 de Fevereiro.

E ponto final...

Arsénio Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário