5 de dezembro de 2010

ANÁLIA, SARA E DÉBORA NO CORTA-MATO EUROPEU



ANÁLIA, SARA E DÉBORA NO CORTA-MATO EUROPEU

Anália Rosa atleta aveirense, residente no Troviscal, (Oliveira do Bairro) representa o Maratona Clube de Portugal, irá participar em mais uma edição dos campeonatos da Europa de corta-mato, no próximo dia 12 em Albufeira.

A atleta sénior bairradina já se sagro e individualmente foi 10ª classificada. O palco algarvio trás boas recordações a Anália e a algumas das atletas da selecção nacional sénior, dado que se sagraram campeãs mundiais de corta-mato curto em Vila Moura, em 2000.

Anália Rosa que já foi por duas vezes a melhor europeia em campeonatos do mundo de corta-mato, com um 11º lugar em Lausanne (Suiça), em 2003, e 15ª em St. Etienne (França), em 2005, irá agora tentar ajudar Portugal a subir ao pódio mais uma vez.

No percurso para o campeonato da Europa, Anália Rosa foi 2ª classificada na Taça da Europa de estrada, em Torres Vedras e venceu os 20km de Almeirim.

Em corta-mato, estreou-se em Espanha, no cross de Atapuerca com um brilhante 6º lugar, seguiu-se uma vitória em Oeiras e um 9º lugar em Llodio (Espanha).

Nesta última corrida a vitória teria sido portuguesa, não fosse os juízes terem tocado a sineta para a última volta, tal como o anunciado pelo speacker de serviço, o que levou a que a Anália tivesse arrancado para uma vitória que afinal não o era. Faltava uma volta e as atletas dividiram-se entre completar a corrida ou parar por ali, tendo a atleta portuguesa optado por correr o que faltava, mas em ritmo mais lento, dado que já estava esgotada.



SARA CARVALHO (ADERCUS) NA SELECÇÂO NACIONAL - SUB 23

Sara Carvalho, da ADERCUS, Serena, (Oliveira do Bairro), irá correr na selecção nacional de sub-23, depois de ter sido a 5ª classificada no cross internacional da Amora e de ter subido ao pódio de Torres Vedras, em 2º lugar, no último momento de observação para o europeu. Este foi sem dúvida o ponto alto da presente temporada da atleta, dado o desempenho que teve no último corta-mato e em crescendo de forma agarrou de forma decidida um dos lugares em disputa para Albufeira.

SERENA (Oliveira do Bairro), 6 de FEVEREIRO - Campeonatos distritais de corta-mato

Sara Carvalho será a sétima atleta da ADERCUS a representar a selecção nacional, depois de Mónica Silva, Solange Jesus, Márcia Martins, Débora Santos, Carla Martinho e Susana Rosa. Para o Município de Oliveira do Bairro e para a Associação de Atletismo de Aveiro constitui um facto marcante, face ao esforço desenvolvido no âmbito da modalidade. Espelhando esse esforço conjunto de desenvolvimento da modalidade, a ADERCUS e a Associação de Atletismo de Aveiro irão levar a cabo, na Serena (Oliveira do Bairro), mais uma edição dos campeonatos distritais de corta-mato, no próximo dia 6 de Fevereiro.

Este evento terá o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e terá em disputa os títulos distritais para os escalões de Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores e seniores. Haverá ainda uma prova integrada no calendário de competição destinada aos atletas mais jovens do escalão de benjamins.


DÉBORA SANTOS (S L BENFICA) – CAMPEÃ NACIONAL

Débora Santos (Sport Lisboa e Benfica), residente em Bustos, irá participar também em mais um dos grandes campeonatos para o escalão de juniores. A atleta campeã nacional estreou-se na temporada de corta-mato com uma vitória em Espanha, no crosse de Atapuerca, e assegurou desde cedo a sua participação no europeu com uma vitória alcançada no crosse da Amora. Uma semana após, tentou repetir a proeza em Torres Vedras, tendo tentado desgastar a concorrência ao longo de toda a prova. No fim, foi a 3ª classificada de um trio que discutiu a vitória ao sprint, nos últimos metros de corrida.

AÇOTEIAS, 12 de DEZEMBRO – CAMPEONATO DA EUROPA NA TELEVISÃO

DÉBORA – 11H15

SARA CARVALHO – 12H35

ANÁLIA ROSA – 14H10

O campeonato da Europa será no próximo domingo, dia 12, no período da manhã, início da tarde. Terá transmissão televisiva directa a partir da pista de corta-mato das Açoteias, e as atletas irão entrar em acção às 11:15H, sendo Débora Santos a primeira a correr nos juniores femininos. Às 12:35H será vez de Sara Carvalho na prova de sub-23 e às 14:10H correrá Anália Rosa, na prova em que Portugal irá defender o título alcançado na última edição.

Ricardo Esteves

Sem comentários:

Enviar um comentário