15 de dezembro de 2010

15 de Dezembro – DIA DO BAIRRO ALTO. (Um combate de Belino Costa, Presidente da ACBA)



15 de Dezembro – DIA DO BAIRRO ALTO. (Um combate de Belino Costa, Presidente da ACBA)

É verdade. O BAIRRO ALTO tem o seu DIA.
A Associação de Comerciantes do Bairro Alto propôs assinalar o DIA de aniversário do Bairro – 15 de Dezembro – com um programa diversificado organizado por diversas entidades.


Porquê 15 de Dezembro, ser escolhido o Dia do BAIRRO ALTO?

Sinteticamente, que o tempo não dá para mais delongas, BC responde:
“Corria o dia 15 de Dezembro de 1513 quando Lopo de Atouguia acordou com os aforadores Bartolomeu de Andrade e sua mulher, Francisca Cordovil, o sub aforamento das herdades em talhões para a construção de casas.
“Era o tempo fresco da Índia e do Brasil; Lisboa alastrava, procurava chãos, queria mais ar." Anotou Norberto Araújo no livro VI das suas “Peregrinações”. Começava a nascer aquele que viria a ter o nome de Bairro Alto.”

Belino Costa, Presidente da Associação de Comerciantes do Bairro Alto (ACBA), foi o seu grande obreiro. Não causa admiração. Ainda este ano, fez entrar o 9 de Maio no calendário das grandes datas de Bustos, dia que marca efectivamente o início de uma caminhada ‘autonómica’. Foi a 9 de Maio de 1920 que aconteceram as eleições para a primeira Junta de Freguesia.

BC merece estar em Festa.

2011 vai trazer mais exigências. E BC não poderá «esquecer» os 30 anos da ABC (Associação de Beneficência e Cultura de Bustos), instituição que se ergueu com o voluntarismo da Diáspora de Bustos.
Não foi pela mão de Belino Costa que artistas de nomeada se exibiram "à sombra do Torreão do Palacete do Visconde"?
---


Sem comentários:

Enviar um comentário