1 de março de 2007

ALCIDES & HELEN EVOCAM HILÁRIO COSTA

Nunca tive o privilégio de conhecer pessoalmente o ilustre bustuense Hilário Costa, mas o meu sogro, Manuel da Silva “Maia”, que também era bustuense, conhecia-o bem e eram bastante amigos.

O Sr. Hilário vivia na costa Leste dos Estados Unidos e o meu sogro vivia na Califórnia, na costa Oeste da América.

Lembro-me do meu sogro dizer que em todas as poucas vezes que visitou Portugal, sempre incorporava no seu itinerário uma paragem em Nova York. Aí visitava os seus amigos bustuenses de infância entre os quais se encontrava o Hilário Costa e o Isaías Pedro, tio do nosso amigo Vitaliano Pedro.

Diz-me a minha mulher (Helen) que em 1954, a família fez uma visita a Portugal. Na ida, a família Silva fez a sua paragem em Nova York onde ficaram uns dias com a família do Isaías Pedro, que nesse tempo vivia em Larchmont, Nova York. Em dois ou três dias, o Hilário Costa organizou uma festa para o seu amigo da Califórnia e para todos os bustuenses residentes nos Estados de New Jersey e Nova York. Hilário Costa era assim, sempre presente, sempre solidário e sempre disposto a prestar homenagem a um amigo. Não havia outro bustuense que melhor tivesse promovido as coisas boas da sua terra natal e que melhor instigou o espírito bairrista e amor por Bustos.

Entre os valores que herdámos do meu sogro encontra-se um livro pelo qual ele tinha uma grande estima; “Rosas e Espinhos”, de Hilário Costa. O livro contém a seguinte dedicatória …. "Ao meu amigo Manuel da Silva Maia, com um forte abraço, Hilário Costa, 1955”.

A boa memória do Senhor Hilário Costa.

Alcides Freitas
Carmichael, Califórnia
1 de Março, 2007

Sem comentários:

Enviar um comentário