11 de julho de 2005

VITÓRIA! VITÓRIA! (ou de como a UDB de todos nós derrotou os 2 Adversários)



SIM, é VERDADE! A UDB regressou ontem da nossa vizinha Galiza, de “ A Coruña”, com duas das três Taças de Campeão do VI Torneio Internacional de Fútbol de 7, organizado pelo A.D. PONTEPASAXE.
Sim, os parentes pobres da Europa, da Câmara e da Xunta, derrotaram estrondosamente os dois adversários que ousaram enfrentar a UDB na final !!

Como nós os vemos


SIM, os PEQUENOS/GRANDES pupilos do Dr. Fernando Vieira e do Nelson da Quinta Nova, do Vicente e do Noé de Bustos, do Espadilha e do Paulo Idílio do Sobreiro, do Hélder da Reizinha da Póvoa, do Carlos e da Mariza do Cabeço, onde também mora o Ti Manuel Brasileiro, do Alcides Pinhal que é da Caneira mas que casou com gente da Póvoa, da Sra. Zilda da rouparia e das limpezas e que é pau para toda a colher e que também é nossa e do Luís que eu não sei de onde é, mas mora aqui no coração de Bustos, que é de todos NÓS menos dos estrangeiros em quem todos confiámos e nos enganaram…

SIM – esses GRANDES HOMENS, que são filhos dos pais e das mães que os amam e nunca deixarão de amar nem quando a morte madrasta nos quiser separar - eles mesmos – os das Escolas e dos Infantis que os nossos irmãos vizinhos do norte desta Península à beira mar plantada chamam de Benxamins e Alevins,

SIM – NÓS TODOS, pela mão corajosa e firme do Fernando Vieira e com a ajuda do S. C. de Fermentelos, que ganhou a taça das Pré-Escolas…
DERROTÁMOS os tais 2 grandes adversários que eu digo já quem são mas vocês até estão a adivinhar mesmo que eles apareçam sob a capa da Espanha e da África do Sul, da Grécia e da Madeira (toma lá, Alberto João, que esta é só para ti, que te portas como um bicho do mato!),

SIM, nós os de Portugal que passou desde ontem a morar em Bustos e no coração dos que verdadeiramente o amam e não abandonaram, vencemos com todo o desportivismo na final dos Infantis e logo por uns contundentes 3 a 1, o Panathinaikos de Atenas da Grécia do Péricles, ali pertinho donde nasceu o grande Alexandre da Macedónia!
E ainda vencemos a final entre a equipa das nossas Escolas e o Paços de Brandão que é daqui mais ao norte, mas ainda é de Portugal, vitória que foi sofrida a penalties, por 8 a 7, que o Desporto dos Putos é um gozo!

SIM, vencemos os nossos amigos da bola. Em contrapartida, derrotámos esses dois em que estamos todos a pensar, o Presidente da Câmara e o da Junta, que assim apanharam com a maior bofetada de luva branca que o Fernando Vieira tinha bem guardada na bolsa dos valores de Bustos! Tomem que é para aprender!

SIM, agora já não têm cara para nos olhar de frente, porque os PEQUENOS/GRANDES HOMENS de BUSTOS foi isto mesmo que lhes fizeram: deixaram-nos definitivamente para trás!

Como eles nos vêm


Fiquem com o vosso passado de falsas promessas começadas em 2001 e ainda por cumprir 4 anos depois e que agora vocês vão querer emendar à pressa, antes que o Povo vos atire pró charco nas próximas eleições, que isto a vida é como um rodízio: nunca mais acaba!

Sabem
Vocês esqueceram muita coisa:
Que as nossas pernas cresceram
E o nosso corpo cresceu
E até o nosso coração ficou enorme
Mas - vocês sabem – a noite é enorme
Demos às aves os nossos olhos a beber
Não nos esquecemos de nada
Ficámos com as rosas
E deixamo-vos os espinhos

Boa noite. Nós fomos com as aves

(perdoa-me meu Eugénio de há tantos anos, meu amigo de cabeceira desde a noite dum Dia da Mãe, em 27 de Maio de 85. A eles – a esses, não! Faz como eu, que nunca lhes perdoarei!)

*

Oscar de Bustos

7 comentários:

  1. Anónimo12:33

    Parabéns à UDB e ao SCFermentelos. Será possível publicar fotos com a composição das 3 equipas do UDB que participaram no Torneio?
    No final do torneio a realizar em Bustos lá teremos de "aplaudir" suas excelências dos poderes ditos locais quando da entrega das taças!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:35

    Segunto sei a candiadata à Câmara de Oliveira do Bairro esteve na chegada dos miudos a Bustos, para mostrar a sua soliedariedade com a UDB e ganhar mais uns votos. Foi-se embora cedo porque um cidadão de Bustos lhe disse umas palavras que não quiz ouvir. O Dr. Vieira não parecia estar por lá para não ter que lhe dirigir também algumas palavras simpáticas. Dantes nunca apereciam agora aparecem em tudo e até funerais. Milton Costa

    ResponderEliminar
  3. Anónimo16:31

    Quem disse no falso lançamento da 1ª pedra do complexo desportivo que o dinheiro para a construção “estava a ouvi-los”?… quem disse que não estava a fazer propaganda eleitoral? … quem disse que não alcatroava a Rua Gil Vicente (que serve o colégio) enquanto não fose comprado o terreno que falta para a implantação do complexo [como se os alunos do Colégio fossem responsáveis pelo bloqueio das negociações]?

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23:49

    O Jornal da Bairrada irá publicar uma foto do ainda Presidente e a candidata pelo CDS junto da comitiva com a legenda "A Camara esteve sempre ao lado das camadas jovens @ N\ao custa nada manipular os incautos.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo14:36

    o "JB" da nossa (des)graça, com um chefe de redacção isento(?!), que silencia o que quer silenciar, que só publica as sentenças que lhe são favoráveis, que só falta mudar o logotipo para o CDS, só pode ser um jornal de "referência" com um chefe de redacção de "excelência"(?).
    Diga-nos grande chefe.
    Porque não foi publicada a sentença do ainda presidente da nossa junta? será que mandaram calar o jornalista? E a publicação da sentença de um autarca que foi apanhado nas malhas do alcool a conduzir? ou não foi condenado?.
    Será que aquele chefe de redacção "integro", "honesto" e "isento" está com medo de não ter quem lhe publique mais uns livritos? Oh homem, quem não deve não teme! Deixe-se de fretes e faça-nos um favor. Vá para casa, que já tem idade para ir tomar conta dos netos.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo00:01

    Não concordo com o ataque ao chefe de redacção do JB. Quantas vezes o Armor Mota foi obrigado a fazer fretes (engolir sapos vivos) a troco da cesta de pão para a pesada máquina do jornal.
    Temos de lembrar que estamos num território que trata a tradição como se fosse um chiclete (caso da mudança de data do feriado municipal com raizes anteriores à implantação do cristianismo). Armor Pires Mota pode e tem direito a defender as suas ideias "localizadas" na franja direita do espectro partidário. Folgo em saber que Armor Mota é um dos escritores que colabora no livro de homenagem a Arsénio Mota, de Bustos.
    Concordo que o JB não teve um procedimento correcto na querela Pereira-Milton. Dificilmente o JB poderá mostrar cara limpa ao defender (ocultando) a actuação do Presidente da Junta de Freguesia de Bustos no envolvimento pessoal do caso do Plano de Pormenor do Sobreiro. A democracia trintanária bem escusava ter políticos deste jaez.

    ResponderEliminar
  7. Concordo com o Serginho. Desconfio bem que o Amigo Armor não pode ir mais longe no seu desejo íntimo de isenção. Ainda por cima vendia que se fartava e emparceirava direitinho com o Washington Post do caso Watergate...
    Falo por mim: ele sempre insistiu para eu mandar para lá uns textos, o que deixei de fazer quando entrei em 2001 para a Assembleia Municipal. E durante este mandato ainda lá dei uma ajudita; não gosto e também me faz vómitos misturar essa nojice do "aparelho" com a cidadania. Quero ver se morro velhinho sem nunca usar aparelho e também detesto a "dentadura" do proletariado.
    Eu cá falo muito e até tenho toneladas de papéis para aquilo a que a gente chama nos tribunais a "prova documental", mas é do domínio público que sou um rapazola atinado, sensato e que gosta de fazer os trabalhos de casa...
    Bem: um "ranger" da guerra na Angola do Dr. Gala é sempre um perigo à espreita, sobretudo quando está com os azeites de má qualidade que a Sra Câmara anda a distribuir pelos munícipes.
    Que mercearia mais mixordeira! Vivam as grandes superfícies!

    ResponderEliminar