6 de julho de 2005

UDB ORGANIZA 1º TORNEIO INTERNACIONAL DE FUTEBOL JOVEM

Com o dr. Fernando Vieira a dirigi-la e o muito empenho dos responsáveis pelas camadas jovens, esta dinâmica equipa directiva da UDB não esteve pelos ajustes: respondeu ao 2º convite seguido do clube galego “Ponte Pasaxe”, de Culleredo, perto da capital da Galicia, que eles chamam de “A Coruña”. O patrocínio é da “Conselleria de Deportes do Consello de Culleredo”. Tal como cá, já se vê.
O orgulho bustuense e a vontade de mostrar obra lançaram a UDB neste arrojado projecto. Calma aí, eu disse “obra” e não obras, que estas só se for pedinchando esmolas, porta a porta, ou então… esperando pelo sapatinho de Natal.
Ao VI TORNEO INTERNACIONAL DE FÚTBOL 7 organizado pelo A.D. PONTEPASAXE, a UDB responde com o inédito desafio do seu 1º TORNEIO INTERNACIONAL de FUTEBOL DE 7.
Amanhã, pelo nascer do sol, partem 24 das nossas esperanças, enquadradas por outros 24 acompanhantes: metade dos 24 pequenos heróis do Bustos são (falando o lindo galego) BENXAMINS (9/10 anos, correspondentes às nossas Escolas; a outra metade são ALEVINS (11/13 anos, a que chamamos Infantis). Nos acompanhantes, além de muitas mamãs e alguns papás, estão incluídos Directores, 4 sacrificados e empenhados Treinadores, 1 Massagista para recuperar a malta e um trio de Arbitragem. Desta vez, vá lá, a Câmara disponibilizou um autocarro a tempo inteiro, que o ano passado o pessoal teve de se desenrascar.
Comecemos por eles, os nossos simpáticos parentes ricos do norte:
Uma dúzia de km separa Culleredo (o campo é em “O Burgo”) da capital da Galiza, para lá do Minho fronteiriço. Quase o mesmo nos separa da nossa capital concelhia.
Irmãos dos galegos? Nem meio irmãos. Somos uns pobretanas parentes deles e já vão perceber porquê.
Na Galiza, os nossos (tal como o ano passado) vão ficar num complexo (um Colégio) que só tem 240 quartos de 2 camas e até individuais, todos com banho privativo, um refeitório para 1200 pessoas, 8 piscinas, outros tantos campos de fútbol, metade de basket, 7/8 courts de ténis, 1 mini golfe relvado (16 buracos), tudo num enorme parque cercado, com guardas privativos e tudo. Cá fora, parques verdes e zonas pedonais a acompanhar a ria de Culleredo, que vai desembocar no mar junto à capital da Galiza.
Quanto a nós, o 1º Torneio da UDB tem lugar entre 14 e 17 de Julho, no “Estádio Dr. Santos Pato”, ali no Sobreiro do radioso Plano de Pormenor. Quem não conhecer a vergonha que é o nosso campo da bola até pode pensar que, em vez duma vila, somos uma cidade.
A equipa do “A.D. Ponte Pasaxe” e a do vizinho “O Burgo” participam no torneio e serão recebidas de acordo com a qualidade e dimensão das nossas infra-estruturas, ou seja, bem à portuguesa. São 42 os jovens atletas dos escalões das Escolas e Infantis e 30 os acompanhantes que irão atravessar o rio Minho. Valha-nos, que eles já conhecem Paços de Brandão, pelo menos.
Os jovens da Corunha dormirão todos no Colégio do Sobreiro, em… sacos-cama.
Parte dos acompanhantes ficarão nas Residenciais Paraíso (Oliv.ª do Bairro), Cruzeiro (Oiã) e Ferpenta (Fermentelos), mas ainda sobram uns sacos-cama para alguns menos afortunados.
Claro que a Direcção da UDB prepara uma recepção condigna e tudo fará para fazer esquecer a vergonha do nosso parque desportivo. E o Colégio do Sobreiro ali tão perto, com um alforge humano que ultrapassa os 1.000 alunos…
Depois admiram-se da revolta dos sacrificados dirigentes da nossa UDB.
Mas estejam descansados: as eleições autárquicas são já em Outubro e estão na forja os programas eleitorais, a prometer mundos e fundos: é agora que vai o Parque Desportivo, a Feira, o Bairro Económico do Cabeço e, lá me ia eu esquecer, a Recuperação dos Barreiros de Bustos (uma história cujos meandros ainda repousam no segredo de Deus).
Tenhamos fé. Não foi das outras duas vezes anteriores, mas desta é que vai ser mesmo, está prometido pela alma de quem lá temos: com tantas obras, projectos, investimentos e aquisições patrimoniais que nos esperam no próximo mandato, Bustos ainda vai ser a capital do “Concello” de Oliveira do Bairro!

1 comentário:

  1. Anónimo11:21

    O Sporting Clube de Fermentelos vai participar pela 1ª vez no mesmo torneio de Pontepasaxe, em La Coruña. (segundo o Jornal da Bairrada, 07.07.2005 - até consta a relação dos atletas seleccionados). Vai haver mais um reencontro de Amigos.
    Para que a “excelentíssima” Câmara possa conhecer por dentro o que os vixiños da grande galicia têm e fazem no domínio do Desporto dedicado à formação dos jovens, deveria incluir na comitiva um técnico com o objectivo de recolher dados e elaborar o respectivo relatório circunstanciado … relatando a estrutura, instalações, equipamento, diversidade das modalidades desportivas, fluxo de utilização, periodicidade, universo de utentes , etc. Depois do relatório apreciado pela edilidade, talvez passasse a haver menos discursos ocos do desporto jovem, menos entregas de taças em festivais de ocasião …

    ResponderEliminar