16 de julho de 2005

E OS MIÚDOS É QUE PAGAM!!

O Torneio Internacional de Futebol de 7 organizado pela UDB no seu velhíssimo campo Dr. Santos Pato deveria ter envolvido 24 equipas, metade delas das Escolas (A e B) e a outra metade dos Infantis (A e B).
Deveria ter envolvido mas não envolveu, já que as 4 equipas do Oliveira do Bairro Sport Clube (uma de cada escalão) não compareceram.

Salta à vista a razão dessa não comparência deste esteio maior do futebol concelhio e com créditos firmados na IIª Divisão Nacional: o Presidente da UDB, o nosso dótô Fernando Vieira, perdeu a paciência e até bonomia que sempre o caracterizaram e chamou “traidores” aos Presidentes da Câmara e da Junta de Bustos. Foi uma espécie de gota de água que fez transbordar o oceano do Desporto concelhio e da camaradagem que o impregna.

Traidores, sim, porque engodaram o Presidente da UDB e médico influente com a promessa dum campo de futebol condigno durante o presente mandato (gaita, foram 4 anos!), tudo a troco daquele se sentar – como sentou – nas bancadas do CDS na Assembleia Municipal. Ainda por cima, nas Eleições Autárquicas de 2001 o Fernando Vieira foi alcandorado ao 4º lugar nas listas centristas (?), o que bem revela do peso que Acílio Gala e Manuel Pereira lhe atribuíram dentro das suas hostes.

Mas traidores também porque deram causa a desconfianças e malquerenças entre quem luta pelo mesmo ideal de mente sã em corpo são.

Tudo isto significa à evidência que o compromisso eleitoral assumido por aqueles dois autarcas lhes deveria ter merecido uma especial atenção e um escrupuloso sentido da responsabilidade, já que não se tratou dum qualquer convite dirigido a alguém exterior ao Partido deles. Em 2001 o Fernando Vieira já então era o Presidente da UDB e, por ser médico no posto de saúde de Bustos, estava em óptima posição para influenciar o sentido de voto de grande parte da população local. Não somos propriamente míopes, surdos ou ingénuos e todos sabemos do peso enorme que os médicos têm nestas coisas de induzir (mesmo sem qualquer estímulo exterior) os seus “pacientes”.

Na recta final deste mandato (que para Bustos é sempre curto e as mais das vezes nem chega para os tremoços) e para salvar a face, o Presidente da Câmara pouco faltou para jurar pela sua simpática Família que a próxima verba disponível para o desporto iria direitinha para a UDB e para mais ninguém.
As coisas não se passaram assim e o Dr. Acílio Gala, por razões que ninguém deve contestar porque seriam sempre injustas para o OBSC, acabou por atribuir 262 mil euros a este clube , deixando no sítio do futuro complexo desportivo do Sobreiro umas simples carradas de areão, um arruamento já rasgado na terra (tão bem feitinho, que até parece cimentado, à espera dumas casitas) e uma 1ª pedra, a qual, como sabeis, é aquela que costuma anunciar as que vêm a seguir, pedra essa que aqui vos deixo, como dizia o poeta popular: (cliquem, que ela incha)


Resultado: se o ambiente entre a UDB e o prestigioso OBSC já não era famoso, acabou por cair pelas ruas da amargura! A tal ponto que a empenhada miudagem do clube da cidade - que é de todos nós, que somos oliveirenses - ficou em casa, julgo que para evitar ser o bode expiatório dos erros e malfeitorias cometidas por outros.

E que fez o Presidente da Junta de Bustos perante tal despautério? Calou-se, isto é, consentiu. Ou será mentira o que afirmo e sairá da manga do panfleto eleitoral mais uma promessa copiada a papel químico das que guardo das duas campanhas eleitorais anteriores?

Coitados dos miúdos do OBSC que bem mereciam melhor sorte, que isto de jogar à bola dá um gozo do caraças, nem que seja a feijões, quanto mais a uma taça ou medalha que a malta guarda no quarto como se fosse o Santo Graal.
E coitados dos que nestes quatro dias de futebol acabam por ganhar jogos que não jogaram, que isso da vitória regulamentar tem um sabor bem amargo.

Para que conste: nós não alinhamos na visão redutora dos que imputam ao suposto desvio dos 260 mil euros o motivo da zanga da UDB.
A razão é mais funda, é estrutural: o Presidente da Câmara e o Presidente da Junta não têm a noção do que seja cumprir promessas sagradas.

Cá por mim mandava-os dar 100 vezes a volta a cada uma das rotundas do concelho. Haviam de ver como eles nunca mais enchiam de promessas os seus manifestos eleitorais.


Oscar de Bustos

15 comentários:

  1. Anónimo20:32

    Tem toda a razão a gente de Bustos ao revoltar-se contra promessas eleitorais incumpridas. Quando tal acontece ao governo, chamam-lhe mentiroso, aqui consideram o presidente um grande político. Mas agora se se querem espantar mesmo, ouçam esta. Durante o mandato anterior, talvez impressionado com as precárias instalações da União Filarmónica do Troviscal, a contrastarem flagrantemente com o seu percurso nacional e internacional, o actual presidente da câmara prometeu, e o JB logo repetiu aos quatro ventos, novas instalações que incluiriam ainda uma escola de música e um auditório. Prometeu e o que é certo é que a obra avançou célere ante os olhos maravilhados de troviscalenses e vizinhos. Mercê do acompanhamento esforçado da Direcção da UFT e, lá vem outra vez, André Granjo, tudo se fez para que a escola de música fosse oficialmente enquadrada e começasse logo a funcionar. Mas, e há sempre um 'mas', quando a União Filarmónica começava já a pensar em mudar os tarecos, o ainda presidente diz: 'Alto lá! Isto não é para vocês. Eu nunca disse que isto era para vocês. Terão a sua sede, que vamos já começar a tratar disso, mas terão de se mexer.' E os pobres, incrédulos, lá ficaram todos a olhar uns para os outros perante tal desplante, a gozarem por todo o concelho da fama de ter uma sede nova e estarem, afinal, na mesma como cinco anos antes. Cinco anos perdidos. E agora, que a história recomeça, e voltam a surgir notícias de uma sede para a UFT, as pessoas interrogam-se: 'Outra? Então aquela já não serve?' E os pobres diabos, com medo que o senhor presidente se amofine e decida, num acto vingativo de alta política tão peculiar nele, esquecer completamente a tal sede, lá vão calando a dolorosa afronta e explicando às pessoas que afinal aquilo não é nada deles.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo21:25

    Caro Oscar de Bustos:
    Que tal abandonar definitivamente a chafurdice política de baixo nível e dedicarmo-nos exclusivamente à defesa dos interesses das nossas Instituições?
    A UDB e o OBSC não serão "grandes" demais para se envolverem (ou serem envolvidos)nestas questiunculas que só servem interesses menores?
    Que tal esclarecer com quem pode esclarecer (e eu sei que o pode fazer), as verdadeiras razões da ausência dos miudos do OBSC no torneio?
    Vamos parar de incendiar aquilo que nunca deverá arder!
    Vamos fortalecer as duas instituições e dignificar o desporto concelhio!

    ResponderEliminar
  3. Quero dizer ao desejável "Bairrada" que as razões que apresentei no texto são aquelas que julgo corresponderem à verdade. É certo que o tempo me tempo faltado (e de que maneira) para ir mais longe, mas ainda assim falei com um dirigente do futebol sénior do OBSC, que nem sabia que a garotada do OBSC faltara ao torneio. Seja como for, repugnam-me os desmandos, sacanices, taras e manias dos dirigentes políticos e desportivos. Por mim, decidi dizer basta e atirar-me a eles como cão esfaimado por osso. Não me revejo numa qualquer guerra do alecrim e da mangerona. Chame-lhe cruzada.Inglória como as da Terra Santa? Quixotesca? Sei eu lá. Não diga a ninguém, mas se calhar é o meu lado de "ranger" a renascer das cinzas; ou, quem sabe, a fase anarquista dos anos 60/70 a querer partir a loiça toda (poupando, ao invés dos imbecis dos maoistas, os vasos da Dinastia Ming, que esses são sagrados).

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10:00

    Isto está a aquecer. Estou a gostar. É que estou mesmo...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo11:43

    Caro amigo Óscar.
    Você por acaso até tem o meu contacto e sabe como é fácil vir à fala comigo.
    E como eu gosto de o ouvir!!!
    Olhe, senti a sua falta na "festa" que ontem fizemos.
    Ou será que outras forças se levantaram para você primar pela sua ausência?
    Já agora aceite um conselho de um amigo.
    Adquira rapidamente o livro "A Causa das Coisas" de Miguel Esteves Cardoso.
    Leia-o e depois fale comigo.
    Vamos por agora deixar os miúdos e os clubes em paz.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo12:08

    Caro Óscar de Bustos:
    Fico imensamente satisfeito por saber que para si há "vasos sagrados"! Vamos então defendê-los até até à última gota de sangue!
    Fico a aguardar que se esclareça e esclareça a blogosfera a bem de todos.
    Já agora um recado do nosso Eugénio:

    VER CLARO
    Toda a poesia é luminosa, até
    a mais obscura.
    O leitor é que tem às vezes,
    em lugar de sol, nevoeiro dentro de si.
    E o nevoeiro nunca deixa ver claro.
    Se regressar
    outra vez e outra vez
    e outra vez
    a essas sílabas acesas
    ficará cego de tanta claridade.
    Abençoado seja se lá chegar.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo14:12

    Caro Óscar de Bustos
    Com tanta vontade de mostrar as suas facetas anárquica e de ranger só faltava ter o apelido Alho. E que bem lhe ficava

    ResponderEliminar
  8. Anónimo19:18

    Outro lado da lua. A falta dos miúdos do OBSC deve ter uma explicação plausível. Basta estar atento aos modos como a miudagem de Butso é recebida lá prá capital do império. O OBSC teri siso abusivamente inscrito?
    Interessa saber que apoios financeiros e outros dá
    a Câmara à formação aos três clubes OBSC, UDB e Atómicos e comaparar o ratio por atleta.
    Não é necessário incendiar. O esclarecimento objectivo é a melhor forma de prevenir o incêndio.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo21:16

    Então Oscar incendiário ?!
    Está montada a peça com bonifrates. Até tem nº de telefone. Que dizer da presenças de Acílio Gala e da candidata em Bustos à espera dos 2invasores da galiza2? Estes não são os verdadeiros $incendiários"?
    Os de Bustos são uns provocadores natos. Sava-se o presidente pereira que até concedeu autorização ao Bustos que ocupasse o recinto da feira par treinos dos miúdos. grande amigo desinteressado. Abem de bustos.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo00:41

    O NotíciasdeBustos é sem dúvida o melhor órgão de comunicação social do concelho. Incomparavelmente superior ao pasquim local.
    Aqui podemos anonimamente expressar todos os pontos de vista, anarquicamente de preferência, quanto mais cáusticos melhor, ironicamente gozando o parceiro, o manifesto, a forma.
    Aqui não sofremos os efeitos da censura, a manipulação do texto, o arranjo subtil, encomendado ou não, servindo este ou aquele fim, o título bem como os subtítulos, são nossos, não sofrem os efeitos da censura desse outro meio de desinformação deste pequeno recanto da doce Pátria.
    Abaixo as regras, abaixo a comunicação institucionalizada, instrumentalizada, vivam os blogs, que se expandam e vençam as forças dos regimes, sejam eles quais forem.
    Apelo ao NotíciasdeBustos e a todos os seus utilizadores que façam deste espaço, um espaço franco e aberto, onde todos possam expor o seu pensamento de forma livre e expontânea, mas de forma critica e obrigatoriamente terá que romper com tudo o que seja norma.
    Vamos construir um novo paradigma. Um novo paradigma baseado na falta de senso, despido de normas, mantendo princípios e valores, mas onde seja forçosamente obrigatório manter um estilo critico e de contínua disposição de arrasar tudo o que seja comummente aceite.
    Arre, estou farto de escrever, só mesmo o blog seria capaz de me pôr de novo a escrevinhar, mas se o gosto pega, ainda me têm a dar pau ao Óscar de Bustos, dando sentenças sobre tudo o que mexer desde o Cértima até à Mamoa.

    Bustos possui o melhor património histórico do concelho, o palácio do Visconde não está só. Todas aquelas casas deveriam urgentemente ser classificadas evitando-se imediatamente consequências irreparáveis que possam vir a ocorrer naquela quarteirão. Aquela arquitectura deverá ser preservada a todo o custo, não temos nada igual em todo o concelho, felizes de vós que sois de Bustos.
    Compete-vos a vós defender o vosso património, estejam à altura do vosso desígnio.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo19:45

    O meu amigo Dr. Oscar esqueceu-me dos meus miúdos do U. D. Mourisquense, que os Infantis A do Bustosa e os meus da UDM já jogaram para o Campeonato.
    Nós em Mourisca temos um CAMPO SINTÉTICO.
    Que raio de Câmara é a vossa que deixa os garotos da UDB a jogar na lama e nas pedras.
    Oliveita do Bairro até parece MARROCOS ou então terra de ciganos

    ResponderEliminar
  12. Anónimo19:47

    Desculpem lá, que não me expliquei bem. Eu tinha muito prazer em ter sido convidado, ou seja, a UDM, para o 1º Torneio Internacional de Futebol de 7.
    Viva o Bustos e a sua gente e viva a minha terra, que é Mourisca do Vouga.
    Saudações Desportivas.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo12:13

    Ó tu que és da Mourisca e muito mal representaste a UDM. Oliveira do Bairro não é terra de ciganos e muito menos Marrocos. Se não sabes mourisca é uma antiga dança de Mouros ou de pessoas trajadas como Mouros. Assim vê lá se fechas essa matraca, ou melhor, vê lá se a abres para pedires desculpa aos habitantes de Oliveira do Bairro.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo21:30

    "Vamos parar de incendiar aquilo que nunca deverá arder!
    Vamos fortalecer as duas instituições e dignificar o desporto concelhio!"
    ....
    O União Desportiva de Bustos participou no torneio organizado pelo OBSC. Até teve honras de de suplemento do Jornal da Bairrada. O União esperava a espontânea reciprocidade do OBSC no torneio transfronteiriço. OBSC não compareceu. As dúvidas levantadas pela ausência do clube da capital deveriam ter sido imediatamente desfeitas através de um comunicado conjunto.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo15:08

    É este o exemplo que um pai dá um filho! Estes serão os homens de amanhã! O exemplo têm-no hoje!

    ResponderEliminar