14 de julho de 2005

“JB” CENSURA SILAS GRANJO

O “Jornal da Bairrada” recusou publicar o texto onde Silas Oliveira Granjo explica as razões que o levaram a cobrir com um pano negro o busto do professor José Oliveira, já aqui publicado no passado dia 12 (“Um Protesto Muito Especial”).
O “JB” ignorou o pedido de publicação, negou o direito de resposta, optou pelo silêncio. Vale a pena aqui reproduzir a carta que Silas Granjo dirigiu ao semanário:

Caro sr. Armor Pires Mota

Envio, com pedido de publicação, o pequeno artigo em anexo. Desejava fazer, porém, um reparo quanto à deontologia do jornal cuja redacção chefia. Embora saiba o JB desde sempre empenhado na defesa e promoção intransigente, e desavergonhadamente sem limites, do actual presidente e respectiva equipa, acho demasiado óbvio que ao lado duma notícia que não saiu ainda, venha já uma reacção do potencial visado. Se quis ‘investigar’, porque não ouviu a outra parte? Para este tipo de actuação há dois adjectivos: louvaminhas e lambe-botas.Já sei que vai já mostrar isto ao dr. Acílio Gala. Também integra o imenso órgão que constitui os olhos e os ouvidos do presidente, uma verdadeira PIDE autárquica. Agradecia que me enviasse a reacção dele que vai certamente publicar, para eu ripostar, e assim se desenvolveria alucinantemente uma história que a todos iria interessar e que ficaria para a memória do jornalismo mundial como altamente inovadora.
Cumprimentos

Silas Granjo

6 comentários:

  1. Anónimo01:16

    Porque é que não vão ao jornal Região Bairradina pedir para publicar essa carta. Eu sei que a carta é dirigida ao JB, mas também há dias o JB publicou uma carta que era dirigida ao Director do Região Bairradina. E nem por isso deixou de publicar essa carta. Eu sei que é estranho, tanto mais que a carta atacava de forma rude o Director do Região Bairradina e não envolvia nem tinha nada a ver com o JB. Mas o que é certo é que o JB publicou mesmo essa carta, dando claramente mostras de estar cheio de medo do Região Bairradina, que é um jornal livre, independente, ao contrário do JB, que é a voz única e simplesmente do dono: a Câmara de Oliveira do Bairro e o senhor Acílio Gala.
    Aliás, eu até sugiro a todos os assinantes do JB que anulem a assinatura e passem todos a ler e a assinar o Região Bairradina. Porque ler e anunciar no JB é dar de "comer" ao senhor Acílio Gala e à Câmara.
    Não se esqueçam que um dos administradores do JB é presidente da Assembleia Municipal, pelo CDS; outro, é deputado do CDS na Assembleia Municipal de Aveiro; o chefe de Redacção publica livros apoiados pela Câmara do senhor Acílio Gala. Chega ou querem mais?

    ResponderEliminar
  2. Segundo me disseram ao cair da noite, o JB vai publicar o texto explicativo de Silas o Granjo. O seu a seu dono, apesar do contra-ataque antecipado.
    Hoje à tardinha espero uma postura diferente das Escolas A e B e dos Infantis A e B da UDB e que o meu Gonçalo defenda todos os remates do adversário.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo21:22

    A maior vitória do União de Bustos está na arte de bem receber os vistantes (todos), no fair play praticado pelso jogadores e na alegria contagiante da assistência.
    Valerá a pena ver a candida-ta na entrega de prémios, o discusro do grande amigo de Bustos , Acílio Gala e a exibição do ego-engenheiro. Uma deliciosa trempe.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo09:59

    O JB é um jornal de pacotilha dirigido por enfileirados ao poder. O futuro da comunicação no concelho passa por um jornal eletrónico onde todos possam dar o seu contributo

    ResponderEliminar
  5. Defendem certos meios que os jornais electrónicos são perigosos, um caso de saúde e higiene públicas. É tecnologia que cheira a electricidade. Melhor seria (acharão eles?), cortar-lhes a luz, não vão os seus leitores ficar electrocutados...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo23:31

    PAREM DE DIZER MAL. VIVA O CDS-PP, VIVA O JORNAL DA BAIRRADA, VIVA A CENSURA, VIVA O SALAZAR, VIVA A DITADURA, VIVA O JORNAL DA BAIRRADA E O LÁPIS AZUL, VIVA O ACÍLIO GALA, O HERMAN JOSÉ, O PAULO PORTAS E O CASTELO BRANCO. VIVA O JORNAL DA BAIRRADA E TODOS OS BOLETINS MUNICIPAIS E FOLHAS DE COUVE.

    ResponderEliminar