11 de julho de 2005

PRÉMIO CARLOS DE OLIVEIRA/2005” PARA ARSÉNIO [UNANIMIDADE] MOTA


O júri do «Prémio Carlos de Oliveira», composto por cinco elementos, decidiu distinguir por unanimidade a narrativa inédita «Quase Tudo Nada», de Arsénio Mota.
O prémio foi atribuído pela primeira vez por iniciativa do Centro de Estudos Carlos de Oliveira e da Câmara Municipal de Cantanhede e a ele concorreram uns doze romances inéditos.
A entrega do prémio – no valor pecuniário de 5.000 euros – tem lugar no dia 25 próximo, em sessão a realizar em Cantanhede. (*)
A distinção ainda implica a publicação do livro.
Os actuais detentores do Poder da Junta de Freguesia de Bustos e da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro que menosprezaram Arsénio Mota durante a passagem pelo meio século de escrita publicada, irão de propor, aprovar, endereçar e divulgar um voto de louvor ao vencedor do recente prémio?
Para quando a criação de simpósios, colóquios ou ciclos sobre autores promovidos pela Biblioteca Municipal a realizar em vários locais do concelho?
Ainda não "pulsa dinamicamente" a vontade política de criar um Centro de Estudos "Arsénio Mota"?
A concessão do prémio a Arsénio Mota não incomoda os actuais decisores da política seguida para a Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro, tantas vezes questionada pelo autor de Bustos?
Através de Notícias de Bustos são endereçadas felicitações ao progenitor da Biblioteca Fixa nº 26 (a mais antiga da Bairrada) e Autor Bairradino / Gandarês/ do Norte/ da Grande Galícia/ em suma, Universal.
#
(*)falta a hora da cerimónia
#
Breves sobre Carlos de Oliveira, com raizes em Febres. aqui
Belém (Pará) 10.08.1921 – Lisboa 1.07.1981.
Um dos iniciadores do movimento neo-realista. Escritor Gandarez. Poeta e ficcionista. Entre a sua bibliografia: Casa na Duna, Alcateia, Uma Abelha na Chuva e Finisterra (romances). Trabalho Poético, além de crónicas (O Aprendiz de Feiticeiro).
[Sérgio Micaelo Ferreira, temporariamente publicado por Altino]

1 comentário:

  1. Anónimo13:59

    O Notícias de Bustos porque não noticiou a ida de Arsénio Mota a uma escola de Vagos?

    ResponderEliminar