17 de julho de 2005

LÍDER CONCELHIA DO PSD CASA EM FAMÍLIA!

É verdade, a minha querida Laura Pires decidiu que a melhor forma de festejar o início das férias judiciais e políticas seria outorgando aquele contrato que o art.º 1577º do Código Civil diz ser celebrado entre duas pessoas de sexo diferente com o propósito de “constituir família mediante uma plena comunhão de vida”. Que assim seja e para todo o sempre, que os homens com pinta vão escasseando e então se também adorarem laranja é juntar o útil ao agradável.

Como sou da família (de sangue, alto lá…) e tenho por ela uma especial empatia, vivi o especial prazer de partilhar uns bons momentos com aqueles companheiros todos (senti alguns faltosos...).
Foi lindo, acreditem!

Estiveram presentes e actuaram, quer na linda Igreja Matriz de Oiã quer na soberba Casa Resende de S. João da Madeira, o grupo “RODAFOLE” de Ançã, cujo nome advém do fole que roda e duma assim chamada (rodafole) rede de pesca da Praia da Tocha (in, “Termos Gandareses”, de Idalécio Cação). O grupo tem por detrás a Academia de Música de Ançã e esteve presente no festival ocorrido em Bustos em finais de Maio pela mão do nosso Orfeão de Bustos – o Cantábus. Tocaram temas transmontanos, ali onde as raízes da terra são mais profundas e fortes.

Do alto do coro da Igreja desciam as cristalinas vozes do grupo feminino de Coimbra “CANTÁCAPELA”, assim chamado dos cantares nas igrejas, feitos só de voz, a ”cantar à capela”.
Já a fome dos incautos apertava – que não a deste rato sabido, retardado no Silveiro a degustar o leitão saídinho do forno – quando os noivos assomam ao portal da Igreja e aí se queda a Laura, de mão dada ao seu Vereador da Câmara de S. João da Madeira, a trocar cantares de capela com as apetecíveis musas de Coimbra.

Lindo! De tão lindo, que temi ficar convertido às duas religiões ali dominantes.

A Casa Resende é um daqueles sítios telúricos que nos entra pela alma dentro sem aviso, num apelo incessante às nossas raízes: “regressa, regressa à terra mãe”.

E eu regressei, agora pela mão das “MONDEGUINAS”,
ali sentadas nas lages do granito à sombra da verde parreira. Este grupo de raparigas a que pertenceu e pertence a Laura integra a Tuna Feminina da Universidade de Coimbra; quando estudantes eram chamadas de ninfas, agora que deixaram a faculdade, de sereias. As saudades que eu tive dos meus tempos de marinheiro e inveterado pescador de robalo na boca da Barra!

Mas deixem-me falar da avó Maria Júlia, viúva do falecido Jonine Aires, um bustuense de grande dignidade e postura que decidiu trocar os nossos vinhedos e campos de milho pelos extensos arrozais dos Vales do Cértima e do Levira.
Ladina e muito lúcida, desfiou-me o rosário dos tempos modernos: “Os matériais de agora não são degradáveis”. “Dantes, depois de demolidas as casas de adobo, tudo voltava a ser terra”. Assim mesmo, com estas palavras.

Podia lá eu rematar melhor esta incursão de domingo no reino do Mendismo, eu que o vi lá!
Sim, a ele, ao Marques Mendes, que chegou a parecer-me mais alto que eu, se calhar por estar sentado com a Ti Maria Júlia a escutar-lhe, embevecido, a sua LIÇÃO DA TERRA.



A Laurinha,
essa,
pareceu-me que estava
a dar-lhes música…

*
Sê paciente; espera
Que a palavra amadureça
E se desprenda como um fruto
Ao passar o vento que a mereça


(Eugénio de Andrade, sempre ele)


*
Oscar de Bustos, manhã do dia seguinte

6 comentários:

  1. Anónimo11:28

    Espero que nenhum dos agora cônjugues, apresente nenhuma moção de censura em relação ao contrato agora celebrado.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo19:17

    Belo texto, só a citação final me pareceu desnecessária. Um abraço e força na caneta.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo21:57

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo14:03

    estou muito triste com esta história da minha freguesia ter site pois parece que o administrador decide de vez em quando apagar as mensagens/ opiniões daqueles que parecem se interessar pela sua freguesia

    ResponderEliminar
  5. Anónimo12:05

    Não parece haver dúvidas que a presença do Dr. Marques Mendes no evento mais digno do ano para a família social democrata do concelho tem o seu quê de "final feliz" para a situação da destituição / eleição da Comissão Polótica Concelhia; e que tresanda a suspeitíssimo compadrio também ninguém duvida. No entanto os militantes ficam sem saber se o convite foi feito antes ou depois da decisão encomendada pelo Dr. Marques Mendes ao Dr. Guilherme Silva, que legitimou a usurpação do poder promovida pela bela nubente: é que se foi antes, é lícita a presunção de falta de isenção política; se foi depois soa a pagamento. E não havia necessidade de permitir que esta dúvida pairasse sobre a presença de tão insigne convidado.
    Principalmente quando se pôs em causa a dignidade pessoal e deontologia profissional do Dr. Antunes de Almeida, Presidente do Conselho Distrital de Jurisdição, só porque o Dr. Paulo Figueiredo, Presidente da Comissão Política destituida pela rainha da festa, é seu estagiário.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo12:34

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar