9 de julho de 2005

No que isto deu por causa do campo de futebol da UDB!


Na Corunha, as 2 equipas da UDB ganharam os jogos das eliminatórias do Torneio Internacional e vão à final, amanhã.
Mal chegados, espera-os o 1º Torneio Internacional de Futebol Jovem organizado pela UDB, que inclui 4 equipas nossas: Escolas A e B e Infantis A e B!


Nem uma linha no Jornal da Bairrada a anunciar o que quer que seja! Nem uma palavra de conforto e apoio da Sra. Câmara, salvo o autocarro que foi com eles e lá ficou desta vez para os trazer!
Adiante…
O meu Gonçalo (filho da última de muitas camas, a bem dizer) é o guarda-redes dos Infantis A, cuja equipa tem um verdadeiro craque, o Márcio Cavadas, que é da Póvoa do “Altino”.
Numa carta que o Fernando Vieira entregou ao Márcio no dia 18 de Junho após um torneio dos putos em Cacia, o Dótô chama ao Marcito "génio", "mago do futebol", "jóia da coroa", o "Ronaldinho Gaúcho do Bustos".
Aos dos Infantis A (12/13 anos) conheço-os a todos desde as Escolas como a palminha das minhas mãos, que os meus sábados há muito lhes são dedicados, como delegado aos jogos, condutor oficial da miserável carrinha da UDB que os transporta para todo o lado, apanha bolas, muda balizas, orienta sandes e pizas, assa febras e ensina a serem educados, organizados, arrumados e a curtir a vida. É um gozo, para eles e para mim!

Para azar dos 21.000 habitantes do concelho, a nossa Câmara não tem tempo para o Desporto Jovem. Limita-se a dar uns patacos aos clubes e a patrocinar uns equipamentos que nas costas dizem “Oliveira do Bairro cidade”. Desconfio que é por eu ter votado visceralmente contra o novo feriado municipal, escolhido a dedo pelo Dr. Gala para coincidir com a data da publicação no Diário da República da elevação da vila de Oliveira do Bairro a cidade e das povoações de Bustos, Mamarrosa, Palhaça e Troviscal a vilas, votação essa que aconteceu numa Assembleia Municipal que até teve lugar no dia 11/12/2003, “no Salão Nobre da Sede da Junta de Freguesia de Bustos”…! (1)

Ninguém os vê envolvidos no apoio e dinamização do futebol das Camadas Jovens. Sabem lá o que isso é! Como diz o Altino, nem à Corunha foram para aprender in loco como se apoia, dinamiza e investe a sério nas infra-estruturas mais básicas do Desporto Jovem. Não têm pinta nenhuma.

Cá os esperamos quando vierem para a rua na próxima campanha eleitoral, a jurar que agora é que vai ser e que o Povo de Bustos está enganado, são mas é uns rebeldes, sempre do contra e por isso é que muitos foram parar à pildra e foram torturados, depois de denunciados por uns padres e outros senhores bem postos, bem feito, deviam é estar caladinhos e limitar-se a levantar o braço no ar sem saber o que estão a votar, que eu é que sei tudo e não estou para ouvir ninguém, nem as associações nem os meus adjuntos, que estão cá porque a escravatura é para isso mesmo que foi inventada, eles são uns burros e eu é que sou o bom.

E vivam os doutores e engenheiros (de médio e longo curso) do quero, posso e mando, à moda da Fátima Felgueiras, do Avelino Ferreira Torres e do Alberto João Jardim e daquele gajo esperto de Oeiras, porque se eles ganham nas urnas é porque o povo os quer lá e, coitadinhos, atão não hão-de poder puxar um bocadinho para eles, se fazem ou ajeitam tantas estradas e rotundas e uns passeios e jardins à volta das igrejas todas do concelho, capelas e basílicas, que é disso que o meu povo gosta!
Deixá-los...

É pessoal! Vamos todos ao 1º Torneio Internacional da UDB, a partir de 5ª feira da próxima semana (de 14 a 17) no velhinho “Campo Dr. Santos Pato” ! É hora de apoiar quem muito deu e está a dar pela União entre os Canecas e os Gavetas, que não é só o Dótô, também são o Manuel Brasileiro, a Sra. Zilda da rouparia e das limpezas e que é pau para toda a colher, o Hélder da Reizinha, o genro Carlos e a filha Marisa, o Espadilha, o Noé, mais os treinadores Nelson, Paulo Idílio, Vicente, Luís e Alcides Pinhal e mais uns pais e até mães, que todos não somos demais para continuar Bustos!

*

(1) Curiosa coincidência: nessa célebre sessão da Assembleia Municipal, eu e toda a restante oposição, a uma só voz (subscrevemos uma proposta conjunta de 6%, que foi derrotada), votámos contra a fixação da taxa do novo IMI (antiga Contribuição Autárquica), taxa essa que, no seguimento da proposta apresentada pela Câmara, toda a maioria CDS aprovou pelo máximo permitido por lei (0,8%), com os desastrosos resultados que agora estamos a ver e a sentir...

Oscar Santos

1 comentário:

  1. Anónimo23:04

    Ó Márcio cuidado podes vir a ser um grande jogador, mas só se fores humilde e trabalhador. Não te diexes levar pelo elogio fácil, procura mas é quem te ajude, te ensine e te oriente como deve ser. Só mais uma coisa não aceites voltar a jogar no escalão que não te pertence isso é desprestigiante para ti. As pessoas só te estão a enganar e a usar para conseguirem atingir os fins que pretendem. Não te deixes envergonhar, tu és um rapaz cinco estrelas. Felicidades e trabalha com muita vontade para conseguires ser alguém. Não te esqueças de estudar. Um grande abraço.

    ResponderEliminar