27 de fevereiro de 2007

MUSEU S.PEDRO DA PALHAÇA


A Palhaça é hoje, graças à inteligência e trabalho das suas gentes, a freguesia mais dinâmica do nosso concelho. Para defender esta afirmação bastaria invocar a Quinzena Cultural da Freguesia realizada no passado verão, envolvendo as múltiplas associações da vila e integrando valências tão diversas quanto a poesia e os livros, tapeçaria e bordados, musica ligeira e folclórica, teatro, exposições, marchas populares, internet, gastronomia, etc. E se esta foi uma iniciativa sem exemplo a nível concelhio outra há, ainda mais exemplar, e cuja importância ultrapassa bem os limites da freguesia. Dela somos todos devedores. Refiro-me ao Museu S. Pedro da Palhaça, graças ao qual se tem vindo a desenvolver um meritório trabalho na preservação da nossa memória colectiva. Caso único em todo o concelho de Oliveira do Bairro.

Para ficar o conhecer as origens do museu, cujos primórdios estão ligados à recuperação da antiga Igreja Matriz da Palhaça, deve visitar o site da instituição, aqui.

O objectivo inicial era preservar a arte sacra mas, ao saberem da existência do museu, os populares afluiram oferecendo as mais variadas “velharias”, obrigando a instituição a alargar a sua área de actividade, que hoje engloba também colecções etnográficas, estatuária, livros, postais, jornais, revistas, fotografias e toda a espécie de documentos. Entre os fundos próprios contam-se os espólios de Arlindo Vicente, António Cértima e Padre Acúrcio.

O factor humano

Apesar de estar ligado à igreja local o museu da Palhaça tem autonomia jurídica. O seu funcionamento depende do apoio financeiro da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia sem o qual muito do trabalho que ali está a ser desenvolvido, nomeadamente no capítulo da catalogação, digitalização, inventário, conservação, restauro, edição de livros, etc, não se poderia realizar.
Essencial e decisivo tem sido o trabalho de uma equipa de gente apaixonada que tem dedicado todo o seu tempo livre a tão envolvente projecto. Hoje com uma equipa de seis pessoas o museu muito deve a esse esforço individual onde se destacam os nomes do técnico de contas, Paulo Lourenço, e do enfermeiro, Adelino Batista. Este último, ligado ao projecto desde o seu início, é um belo exemplo de empenho cívico, de trabalho desinteressado, silencioso e constante em prol da comunidade. Ele é, pela sua dedicação, trabalho e autodidactismo um caso raro, e uma referência na vida cultural da Bairrada.
A todos eles o nosso reconhecimento. Muito obrigado.
Visitar o museu

O Museu S. Pedro está localizado na Rua da Vila Nova junto à antiga Igreja Matriz da Palhaça. Para visitas aconselha-se marcação prévia através do telefone e fax, 234754325, ou pelo e-mail museu.palhaca@gmail.com.

Belino Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário