Assim é: JOÃO NUNES FERREIRA (O "João Tócó Boi") vai hoje a enterrar pelas 16 horas.
Tinha 83 anos e vivia no Cabeço. Todos nos lembramos dele como director da UDB nos tempos difíceis. Quantos anos não terá este nosso concidadão dedicado, de corpo e alma, à UDB?
Há umas semanas falei com o Mário Capão (Belenenses ferrenho), que me fez muitas e elogiosas referências ao João, que terá sido dos maiores, senão o maior, esteio da UDB no período da fusão dos "Canecas" e "Gavetas". Logo acordámos ir ao Cabeço falar com ele, de forma a poder registar a sua versão da história da UDB e recolher umas fotos alusivas que o nosso João certamente guardara desses tempos áureos.
Escassos dias depois, o Mário disse-me que o amigo João sofrera um ataque e fora hospitalizado. Não mais recuperou e o desenlace era esperado.
O João "Tócó Boi", que tão bem recordo da minha meninice, não chegou a ver o renovado Campo Dr. Santos Pato. Que pena!
Saiba a UDB saiba lembrá-lo como exemplo para os jovens atletas!
*
oscardebustos
OSKR (CNPrado), é assim mesmo.! Bustos, porque não o NB, deixou partir um qualificado protagonista da cena político-social no período de implantação dos institutos democráticos, sem ter recolhido as suas memórias Ainda em bula-bulas dominicais recentes, o Chico, que por vezes é tratado por sr. Francisco e raramente por Humberto, recorda a agitação das reuniões da Assembleia de Freguesia realizadas na Sala de Sessões. Mesmo com o corte da energia eléctrica a sessão prosseguia à luz da vela e sempre com o mesmo ardor. [a mesa desse tempo bem pode testemunhar a forte animosidade havida entre Manuel Simões da Cruz “Cigano” do CDS (tesoureiro da Junta) e o João Nunes Ferreira, Presidente da Assembleia. Tudo por causa da defesa da construção do novo cemitério (PSD) ou da sua ampliação (CDS). [tanta vez, vozes moderadores faziam lembrar que os dois tinham sido companheiros de trabalho nem prol da bola]
ResponderEliminarMas João Nunes Ferreira e o PSD entrou em confronto público com o então Pároco da Freguesia, a propósito do alinhamento da falsa avenida de São Lourenço.
João Nunes Ferreira também liderou o momento e a equipa que recuperou o campo Dr. Manuel dos Santos Pato. A bancada não será do tempo do João.
Um dos Canecas fez parte do grupo que trabalhou para fusão que deu origem ao ‘União’ [ÓsKR, já reparaste no símbolo da bandeira que está sobre a bola? Não te diz nada?]. Consta que foi o Barateiro (Filho), Manuel Tavares da Silva que tomou conta do processo de fusão, organização de estatutos e etc.s. Mas muita gente com sangue na guelra deu o litro. Ainda é possível recolher testemunhos.
E a propósito de testemunhos, entre os jogadores houve um que destacou quer a jogar ou a dirigir os treinos, Foi o Simões, O latas, por ser latoeiro antes de emigrar par o Brasil. Segundo informações, ainda está vivo. Será possível recolher algum testemunho seu?
Às 16H00, O João vai contar com muitos amigos que o vão acompanhar ao lugar onde repousam os nossos.