29 de novembro de 2006

OLIVEIRA DO BAIRRO SPORT CLUBE - ARMINDO TETO & OS FATOS DE TREINO


Ainda não rolaram muitos dias que Armindo Teto se despediu para entrar no chão da eternidade.

Para além de ter sido treinador campeão ao serviço do Oliveira do Bairro Sport Clube (OBSC), Armindo Teto deixou em Oliveira do Bairro boas recordações. Henrique Tomás, o Mago [1] Henrique, ou o Pai Tomás, assim o confirma.

Mas há um pormenor da passagem de Armindo Teto pelo OBSC que merece ser realçada...

A carecer de confirmação, os “Falcões do Cértima” foram o primeiro clube da região a equipar os jogadores com fatos de treino. A concepção foi de Armindo Teto, segundo o esboço do Mago Henrique. Os elásticos rematavam as aberturas. «A esposa do sr. Ernesto (que era cego), sr.ª D. Laura Micha, era a lavadeira do clube e como também era costureira, foi ela que fez os fatos de treino»... «teve muito que espanar» . Como complemento ao equipamento, também foram feitas trusses. O armazém ‘Hiperlã’ forneceu o rolo de flanela para a sua confecção. O certo é que veio trazer outra comodidade aos atletas.
---
[1] ‘Mago’ e ‘Falcões do Cértima’ são dois termos criados pelo Dr. Fausto Barata, um dos Oliveirenses de primeira água. Só que o Mago passou a ser ignorado nas crónicas, a partir do momento em que num bate-papo com o Dr. Fausto Barata, sobre o futuro das colónias portuguesas, o Henrique Tomás defendeu a libertação das antigas colónias portuguesas.
...
sérgio micaelo ferreira
Em tempo.
1) Provavelmente já não deve haver qualquer exemplar deste vestuário. Contudo, a reprodução de uma cópia deste fato de treino ficaria bem na sala de troféus do clube. A memória também se faz com pequenos gestos.
2) A próxima eliminatória da taça da Federação Portuguesa de Porugal monta palco na catedral da Luz para o encontro S.L.Benfica - Oliveira do Bairro S.C. Até poderá haver surgir o milagre de haver a 2ª volta, assim os astros queiram.

1 comentário:

  1. Anónimo14:37

    O texto foi rectificado a partir de informação de Henrique (Mago) Tomás. O meu obrigado .
    sérgio micaelo ferreira

    ResponderEliminar