5 de novembro de 2006

BIBLIOTECA MUNICIPAL: “ON LINE”, MAS POUCO…

O sítio da Biblioteca Municipal na net é coisa “para inglês ver”. Serve apenas para dizer que a Biblioteca existe quando poderia ser um instrumento de trabalho, de divulgação da Biblioteca e do seu esforço na promoção da leitura. Deveria servir para a divulgação de iniciativas e projectos, das obras que integram o seu acervo, estabelecer uma ligação contínua, não só com os potenciais frequentadores/leitores, mas também com os pólos de leitura existentes no concelho. Nada! ( Nem horário de funcionamento divulga. )
Quanto aos pólos de leitura apenas nos diz que “existem” os pólos de Bustos e Oiã. Sem mais informação. Nem horários de funcionamento, nem sequer a indicação do local onde funcionam…

O abandono é geral. Tanto que a “Agenda” é relativa aos meses de Abril e Março de 2002…É como se a actividade da Biblioteca Municipal tivesse parado no tempo. Parou?

E no meio do deserto acaba por brilhar o ridículo, a ideia luminosa que levou alguém a incluir nos “Contactos on line/links” apenas ligações de grande importância cultural. São apenas sete, e neste grupo tão exclusivo emerge a Disney on line, assim se reconhecendo, finalmente, a importância literária de Tio Patinhas, Pateta, e Donald.

A lista é muito selectiva, mas a sua escolha e ordenação talvez revelem do momento político-cultural que atravessávamos em 2001 e que, pelos vistos, se mantém ainda vivo, mesmo sem Leontina ou Gala. Aqui fica:
1º- Camâra Municipal, 2º- Museu S. Pedro da Palhaça, 3º- Jornal da Bairrada, 4º- Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, 5º- Ministério da Cultura, 6º - Disney On line, 7º - Iagora (*)
Para bom entendedor...


Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro
Av. Drº Abílio Pereira Pinto
3770 - 201 Oliveira do Bairro
Telefone: 234 740 330
Fax: 234 740 332

info@bib-oliveira-bairro.rcts.pt

BC

(*) Empresa de Anadia que, em 2001, produziu o site.

20 comentários:

  1. Anónimo11:32

    Na Biblioteca Municipal de O.doB. continua a prevalecer a «marca» partidária do CDS-PP. Que o diga o comportamento «cultural» da respectiva directora Cristina Calvo. Nas mãos dessa gente, a Biblioteca e os polos a ela ligados são simples «depósitos de livros» onde ganha salário gente que diz «por favor não incomodem». E sejam da nossa cor. O azul é tão bonito!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13:37

    Sem esquecer as intervenções de Arsénio Mota de Belino Costa (BC) e de outros,vou deviar o azimute para o adro da capela-igreja velha.
    A biblioteca de Bustos, instalada em duas salas do palacete do visconde da associação (ABC) – por empréstimo a título precário – com a entrada ao serviço da biblioteca (dita) municipal perdeu o direito ao uso do termo ‘biblioteca’, foi ‘espoliada?’ da sua placa ‘Biblioteca Fixa e ficou despojada do serviço de internete.
    Hoje, como ontem, a ex-biblioteca de Bustos continua abandonada e, pelo seu pé, evoluiu para armazém com algumas estantes de livros. É tal o abandono que a directora da biblioteca municipal ainda não teve tempo de programar qualquer acção para o dito »Pólo« de leitura de Bustos. Nem para programar o serviço de limpeza do pó e do lixo.
    Por absoluta necessidade, a associação (ABC) pretende reocupar as instalações da perseguida/ignorada biblioteca. Pergunta-se, qual será o destino do património acumulado desde o tempo da Comissão de Melhoramentos/60?
    Na sequência do progressivo e persistente desinteresse das forças locais pelo «armazém-biblioteca», antevejo o seu encerramento e consequente desactivação.
    Seria a solução mais fácil e sem prejuízo para o poder local.
    sérgio micaelo ferreira

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:36

    Talvez a Junta e a Assembleia da Freguesia de Bustos nao tenham conhecimento do "status quo" do Polo de leitura de Bustos.
    E sabendo que tanto a Junta como a Assembleia existem para promover e proteger os interesses locais, ha razoes para esperar que o governo local, uma vez informado daquilo que se passa, ira tomar medidas para a resolucao dos problemas da biblioteca de Bustos. Ha que ter um pouco de paciencia amigos.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo14:01

    «Seria a solução mais fácil e sem prejuízo para o poder local», opinou acima Sérgio
    Micaelo Ferreira. Discordo totalmente e acho estranho que um bairrista tão bom como ele defenda tal opinião. Bustos não pode perder mais do que tem perdido a favor de outros centros! Basta de perdas! A Biblioteca é de Bustos e tem de continuar em Bustos! E ponto final, doa a quem doer!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo14:42

    O BC (Belino Costa) diz a certa altura que a página Biblioteca Municipal tem uma ligação à Disney e que também reconhece a importância literária do Tio Patinhas, Pateta e o Donald. O Belino, de certo, esqueceu-se do Mickey Mouse (Rato Mickey). Eu cresci com o "Mickey Mouse Club" na televisão americana dos anos cinquenta e tenho um enorme apreço pelo Mickey e os seus amigos.
    Acho bem, que há falta de outras ideias mais originais, a Biblioteca Municipal reconheça a importânica histórica e Ocidental dos personagens do Walt Disney.
    Eu posso disponibilizar muitas outras ligações à Biblioteca Municipal de interesse histórico e eclesiástico (Os Cinco Evangelhos_ Lado a Lado, o Evangelho de Judas Iscariot, os Evangelhos Apócrifas, por exemplo) com interesse para os leitores da Biblioteca, mas confesso que não procurei, nem possuo, ligações da internet aos livros do Marquês de Sade que, de resto, já existem na Biblioteca Municipal.
    Milton Costa

    ResponderEliminar
  6. Anónimo15:46

    É injusto, é insultuoso aquilo que é dito sobre a nossa boblioteca e por quem lá trabalha. Este espaço, não só na nossa opinião, mas na de reconhecidas identidades, é um exemplo e um modelo a seguir em termos de serviço público.
    Parabéns ao actual executivo pela coragem e perspicácia com que tem intervido nos diferentes sectores, e pelo reconhecimento e inteligência em manter a confiança nos técnicos, de reconhecido mérito, como é o caso da Sr.ª Directora da Biblioteca, que diga-se, tem sido incansável na sua acção em prol da cultura deste município.
    Reforço esta ideia, com uma palavra de ânimo a todo o executivo e a todos os funcinários da biblioteca, dizer-lhes, tão somente, que acredito que, todos os dias, dão o seu melhor para o engrandecimento do nosso concelho, e sobretudo, que não desanimem, porque, felizmente, vozes de Burro não chegam ao céu!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo18:51

    Ainda bem que há quem defenda os seus. É bonito e só nos dignifica.Mas é tempo de aprender a lidar com a crítica, a ter consideração por quem tem diferente opinião. Seria mais util se no nosso concelho existisse a prática do debate e da crítica. Sem isso seremos uma sociedade pouco evoluida. Quero com isto dizer que por mais "burras" que sejam as vozes elas só nos podem ajudar a crescer... Pobres dos que têm como certo o reino dos céus e se julgam porta-vozes do Senhor!
    E já agora não ajoelhem tanto que faz mal à coluna.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo19:27

    A biblioteca de Bustos, melhor, o polo de leitura de Bustos, é um cadaver há já algum tempo. Só não vê quem não quer...

    Só ainda não tiveram coragem para fecharem o defunto e enterrarem-no de vez. Mas já faltou mais...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo19:30

    Caro Sérgio:

    As forças locais estão sem forças!!!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo00:20

    Quem é Burro?
    Qual é o seu grau de parentesco com a sr.ª Dr. Cristina "Calvo", directora da BIBLIOTECA.

    ResponderEliminar
  11. Vai animada a sessão! E eu distraído...
    Já quiz socorrer-me da Bibilioteca Municipal e pareceu-me que há muito por fazer: por ex., o acesso ao acervo e às informações parece-me complicado, demasiado burocratizado (falar com a Maria, ke vai falar com a coisa,ke vai perguntar à outra...).
    Há muito do estilo do Ancien Règime naquele espaço, mas acredito que este executivo esteja interessado em dinamizá-lo.
    Reconheçamos que a nova Câmara tem outra visão da gestão da coisa pública. Também era o que faltava se não fosse assim!
    Mas cheiro no ar falta de pragmatismo e sentido do tempo útil nas decisões; e já o disse ao Pres. da CM na Assembleia.
    Não há democracia sem partidos, mas tenho-lhes um asco especial, se calhar porque não sou de ir à missa e muito menos às aulas de catequese.
    Ou seja: afigura-se-me que, antes de decidirem, executarem, eles têm de "marinar" bem os assuntos dentro do Partido e depois ainda há que mexer bem a comida, antes de a servir...
    Pior que tudo: parece-me que se desconfia de quem quer saber, inquirir, perguntar sobre...
    Somos olhados como suspeitos, agentes infiltrados ou como que a quererem infiltrar-se...
    E também há quem não saiba o que anda ali a fazer, ignorando que se foi eleito para prestar um serviço público, a favor da comunidade... Enfim!
    Um dia destes explico melhor, mas não quero falar sem conhecimento de causa.
    Entretanto, dou ao executivo o benefício da dúvida.
    Sempre foi uma mudança de fundo,
    carago!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo11:38

    Considero importante este debate em «Comentários». Ainda bem que aconteceu. Para falar do presente e do próximo futuro da Biblioteca de Bustos. Mas sem dúvida nenhuma é preciso alertar desde já a vereadora de Cultura para a situação actual da Biblioteca Municipal. E é preciso sensibilizá-la de modo a que a Câmara consiga «respeitar» o polo de BUstos, que é de Bustos e em Bustos tem de continuar. Sim, em novas instalações, a conseguir em colaboração com a Junta de Freguesia. E ponto final.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo12:23

    Pede-se desculpa pela expressão, mas o que se pretendeu, foi o simples aproveitamento da expressividade do vocabulário popular, de todo o seu poder imagístico e audácia metafórica.
    Entenda-se, que apenas se pretendeu chamar atenção a quem despropositadamente e insensatamente, achou por bem ofender pessoas, que julgamos darem o seu melhor em bebefício do serviço público.
    Os contributos que,hoje, se precisam, não passam por discutir pessoas, ou de transformar assuntos sérios e delicados em folhetins de novela. Precisam-se sim de ideias válidas e exequíveis.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo13:47

    Julgo que não está em causa a D. Cristina Calvo que deve ser excelente pessoa. O que interessa é a falta de um política para a promoção da leitura no concelho. O que falta é uma politica para a dinamização dos polos de leitura e sua integração numa estratégia concelhia.
    Não está em causa as pessoas, o que se pretende discutir é a ausência de programa, a ausência de uma estratégia. A biblioteca municipal não deveser um mero loocal para miudos verem filmes e banda desenhada. Há um papel a cumprir, a nomes e obras( especialmente os concelhios) a divulgar.
    Isso é que é importante debater.Será que os responsáveis politicos têm opinião e são capazes de a expôr??

    ResponderEliminar
  15. Anónimo14:50

    De acordo. Pode-se sempre fazer mais e melhor. As iniciativas e os projectos tem que trazer, sempre, valor acrescentado. No entanto, também é preciso dar tempo ao tempo.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo16:24

    Mais tempo? Ui! Será perder mais tempo, simplesmente. Ou certa gente é recuperável, reciclável? Onde ficaram arrumadas as boas intenções desta boa gente que pede mais tempo?

    ResponderEliminar
  17. Anónimo17:51

    Preocupante pessimismo!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo13:26

    A Biblioteca Fixa nº 26 da FCGulbenkian não existe desde que entrou em cena a bem-vinda Biblioteca Municipal. Espólio e tarecos transitaram para o Pólo de Leitura de Bustos. A instalação de mobiliário, de iluminação e da fugaz internete “em mulher alheia”, leia-se ABC, deve-se ao empenho do sr. Pereira enquanto autarca e/ou dirigente da ABC. Para além desta intervenção, durante o mandato CDS concelhio, não consta que a directora da Biblioteca Municipal tenha dinamizado qualquer acção no Pólo de Bustos. Sendo a internete um serviço indispensável em qualquer Pólo, a Câmara decidiu desactivá-la. Neste momento, a agenda cultural já se encontra distribuída por vários locais. O Pólo de Bustos ainda não recebeu a última edição. A falta não é grave e até é uma falha que pode ser facilmente rectificada, mas não deixa de ser mais um sintoma de abandono de um estrutura que carece de cuidados intensivos primários para que possa atrair a população o universo dos livros.
    Pólo de Bustos em estado de semi-abandono. ___ Retirando o número de livros do fundo local (edições de autores locais), excluindo os livros cedidos pela Fundação Calouste Gulbenkian, o número de exemplares entregues pela Biblioteca Municipal/Câmara (CDS) não deve ter atingido a centúria. Para dezasseis anos de poder é muito pouco. Convenhamos. Ou será que atendendo à baixa ou muito baixa frequência de utentes do Pólo de Bustos, a decisão mais natural, e de combate ao desperdício, seja o seu encerramento. Está nas mãos das forças vivas reclamar mais atenção para o Pólo de Bustos. [«Forças vivas» são os utentes da biblioteca e como eles são tão poucos, a a voz do coro não terá força para ultrapassar os limites da Praceta do Falo.]
    sérgio micaelo ferreira

    ResponderEliminar
  19. Anónimo16:19

    Tenho ouvido dizer a pessoas idosas que uma biblioteca não pode viver bem e ao abandono. Precisa de programação, de animação, de alguém ali a mandar com jeito, dedicação, gosto pela animação cultural. A mim não me admira nada que a malta do CDS-PP concelhia ou distrital não ligue nada a bibliotecas. Apoia, sim, o Pensamento Único e trabalha para que toda a gente acredite na vida eterna e se divirta a ir à missa. O CDS-PP tem medo da cultura porque isso até pode levar as pessoas ao hábito de pensar, de comparar, de ter memória... As diferenças são estas. E há quem se diga preocupado com um «pessimismo» assim. Tá boa ou não tá?

    ResponderEliminar
  20. Anónimo23:09

    Tanta conversa e ninguém teve a coragem de pedir a cabeça da Dr.ª Cristina Calvo(por não estar a ser competente) ou responsabilizar a Câmara (por não fazer nada). Afinal em que ficamos? Isso é nque gostava de saber da vossa opinião.

    ResponderEliminar