10 de novembro de 2006

DIA 11 - ASSOCIAÇÕES DE PAIS MAGUSTAM, ANGARIAM & CONVIVEM


Por vezes, as sociedades não prestam devida atenção aos futuros do Futuro.
Épocas e sítios há em que qualquer angariação de fundos destinadas a apoiar actividades didáctico-pedagógicas, a adquirir material ou a melhorar o bem-estar das crianças é vista com alguma desconfiança. 'Mais outro «pditório»!?'

Por mais carolice que os professores disponobilizem no exercício da sua profissão, a escola mais parece um depósito de crianças, a termo certo.

O investimento e a participação dos pais no desenvolvimento da massa cinzenta dos futuros parecem ser coisas esquisitas, próprias para entreter conversas de café.
...
Constatando várias carências nas escolas públicas de Bustos, as respectivas associações de pais projectaram a realização de um são martiniano magusto [dia 11] com o objectivo de angariar alguns €uros a serem aplicados nas escolas.


Os futuros reclamam apoio.
Serão atendidos.

Por certo o magustódromo vai encher.
...

ESCOLAS DE BUSTOS AGRUPAMENTAM-SE

As escolas públicas de Bustos estão inseridas no “Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro” que tomaram a responsabilidade de perseguir o lema educativo “crescer feliz, crescer com educação” durante o triénio 2004/07.


Pela oportunidade de mostrar Bustos, NB edita uma “nota de introdução” do “agrupamento” e a descrição genérica das instalações das escolas públicas de Bustos.
O bem elaborado painel do Agrupamento merece ser consultado ... e apoiado.
http://www.eb23-oliveira-bairro.rcts.pt/
Projecto Educativo 2004/2007


UMA INTRODUÇÂO
“O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro corresponde à área geográfica das freguesias de Oliveira do Bairro, Bustos, Mamarrosa e Troviscal. Está sedeado na Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos Dr. Acácio de Azevedo, em Oliveira do Bairro. É constituído por 16 Estabelecimentos de Ensino, 10 Escolas do 1º CEB e 6 Jardins-de-infância, com uma população escolar aproximada de 1200 alunos, um corpo docente estimado em 130 professores/educadores e um corpo não docente com cerca de 45 funcionários.”

INSTALAÇÕES


JARDIM DE INFÂNCIA DE BUSTOS
O Jardim de Infância de Bustos pertence à rede pública e foi fundado em 4 de Janeiro de 1982, por decreto lei n.º 542/79 de 31/12 cujos os estatutos foram publicados na 1.ªsérie do diário da República n.º 300 de 31/12.
A referida instituição, situa-se junto à escola do 1.º CEB de Bustos, partilhando com esta o espaço exterior.
É um edifício pré-fabricado, constituído por um hall de entrada, uma casa de banho (onde estão instalados uma sanita para as crianças e um mictório, uma sanita para os adultos e um lavatório com duas torneiras sem água quente), uma pequena cozinha que serve de secretaria e apoio e uma sala de actividades com 46m2 bem iluminada.
A sala de actividades tem algum material pedagógico e o mobiliário encontra-se razoável.
No exterior à entrada do Jardim existe um telheiro que serve de abrigo na recepção e entrega das crianças. O exterior é todo vedado. Geminado com as instalações do Jardim existe uma área aberta com areal, onde se encontra dois baloiços, um escorrega, uma cadeira e um cavalo tipo balancé.


ESCOLA DO 1.º CEB DE BUSTOS
É um edifício sem tipo, de construção antiga, de adobes e argamassa de areia e cal, coberto de telha Marselha, com rés-do-chão e 1º andar.
No rés-do-chão há um átrio, duas salas de aula, um gabinete e no vão da escada que dá acesso ao 1ºandar, há uma arrecadação para guardar material de apoio às aulas de expressão físico motora e arquivar documentos.
No 1º andar existe uma sala de aula e um terraço com varanda que dá para a rua principal.
Nas traseiras e circundando o edifício, há a área de recreio com cerca de 860 m2 sendo 768m2 descobertos e 92m2 cobertos.
Atrás do edifício há seis sanitários, sendo quatro para as crianças e dois para pessoal docente e auxiliar.
Na área do recreio encontra-se instalado um pavilhão pré-fabricado, onde funciona o Jardim-de-infância, atrás do qual existe um pequeno parque infantil destinado às crianças do pré-escolar.


ESCOLA DO 1.º CEB DA QUINTA NOVA
A escola pertence ao projecto de construção “Plano dos Centenários”. O edifício dispõe de três salas de 48m2 cada uma, tendo boas condições. As instalações sanitárias são razoáveis, tem casas de banho em quantidade suficiente para professores e alunos.
Nas traseiras do edifício existe um pátio coberto onde as crianças brincam em tempo de chuva. O recreio é amplo, de terra batida e com imenso espaço para as crianças brincarem à vontade. Na frente do edifício, há um espaço ajardinado muito bem cuidado.
Além do edifício principal existe um pavilhão pré-fabricado que precisa ser restaurado com urgência pois está a ser usado para sala de aula.
Ao lado do pavilhão há um pequeno parque infantil equipado com baloiços, escorrega e cavalinhos.

*
CONTACTOS:
Rua Dr. Acácio de Azevedo, n.º 28
3770-213 Oliveira do Bairro

Tel.: 00351234747747
Fax: 00351234748227
e-mail:
eb23.a.azevedo.cd@mail.telepac.pt
...
Observação de NB:
Em “ORIGEM HISTÓRICA DO CONCELHO” do agrupamento de escolas de Oliveira do Bairro, lê-se:
[...]
“ No entanto, em 13 de Janeiro de 1898, o concelho de Oliveira do Bairro é restaurado definitivamente, com as freguesias que ainda hoje possui, embora a de Bustos tenha sido criada em 1919”.
Nota:
De facto existe bibliografia que aponta a criação da freguesia de Bustos para o ano de 1919, quando na realidade foi criada no ano seguinte através da Lei nº 942/1920, 18 de Fevereiro.


sérgio micaelo ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário