19 de fevereiro de 2006

18 DE FEVEREIRO: COMEMORAÇÕES SEM BRILHO

As comemorações do 18 de Fevereiro decorreram de acordo com o programa, sem grande emoção ou brilho. Cerca de meia centena de pessoas integraram a romagem ao cemitério onde usou da palavra o pároco da freguesia sem que do seu pensamento ficasse qualquer rasto.
Na sessão solene realizada na sala da Assembleia usaram da palavra o Presidente da Junta, Manuel Pereira, que aproveitou para pedir a colaboração municipal, o Presidente da Assembleia de Freguesia, Mário Reis Pedreiras, que invocou a figura de Jacinto dos Louros, e o Presidente do Município, Mário João Oliveira. Este último voltou a repetir um discurso que começa a ser preocupante já que de um político se espera uma visão de futuro, o anúncio de projectos, de intenções, de vontade e não a constante ladainha do “eu sou boa pessoa, experiente e quero ajudar”. Alguém o poderá avisar que fazer política não é o mesmo do que praticar a caridade.

De salientar ainda a ausência de muitas figuras gradas de Bustos (como este ano os convites eram personalizados, aparecer sem ter sido convidado seria indelicadeza) e a presença de representantes das restantes freguesias do concelho.
No almoço de confraternização não houve discursos, tudo se ficou pela sopa e o bacalhau com batatas a murro.

A FOTO DE JACINTO DOS LOUROS NA GALERIA

A foto de Jacinto dos Louros que, no verão do ano passado, Adélio dos Reis entregou da sede da Freguesia (ver nossa notícia aqui -26/09/05) lá apareceu na galeria presidencial. No seu discurso Manuel Pereira referiu-se ao evento, arrecadando para si tal feito. Foi incapaz de contar como é que a foto lhe foi parar às mãos, incapaz de referir qualquer nome ou ajuda. Mais, fez de conta que foi ele quem descobriu a foto e atribuiu a si próprio todas as responsabilidades pela colocação do retrato na sala da Assembleia de Freguesia.

Comentários para quê? É mais um retoque no retrato de um Manuel da Conceição Pereira sem coragem, sem a dignidade de olhar de frente a verdade. É mais um retoque no retrato de um político sem vergonha.

Belino Costa

5 comentários:

  1. Anónimo15:43

    O lembrança do passado serve, apenas e só, para para nos situarmos no presente e para traçar rumos para o futuro e não para saudosismos exacerbados de um tempo que já não volta ou para críticas políticas despropositadas.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo21:06

    A critica política nunca é despropositada, desde que seja crítica, mas concordo que há algum
    exacerbamento crítico. Onde se diz " sem vergonha" deveria escrever-se " com pouca vergonha" já que, humanamente, se deve reconhecer a possibilidade de ele ter alguma. Pelo menos costuma corar...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo21:17

    Bustos tem 7 ex-presidentes de Juntas de Freguesia, a saber. Dr. Assis Rei, Alberto Cruz, Isaura Vieira, Gil Simões, Manuel Simões Luzio, Narciso Paiva Cardoso, Albertino Marques, e só Dr. Assis esteve presente nas comemorações do 18 de Fevereiro.
    Como é possível?...
    Como é possível? Ter-se-ão esquecido de Bustos?

    ResponderEliminar
  4. Anónimo22:56

    Ilustre Jacinto.
    Exilado à força, envio um caloroso abraço ao meu amigo, ao democrata, ao correligionário, ao guarda avançada da República, ao combatente pela separação de Bustos do domínio dos monárquicos por finalmente ver a tua foto afixada em lugar de honra na sede da instituição criada pela Lei nº 942/1920, 18 de Fevereiro, para a qual tive de esgrimir e dar muros na mesa para levar de vencida a feroz oposição. Na “sessão solene” não enxerguei um familiar na assistência. Talvez não tenham tido disponibilidade por ter agenda super preenchida. Transmite-lhes a minhas saudações.
    De vez em quando chega-me aos ouvidos que também devo ser homenageado por ter assinado e apresentado na Câmara dos Deputados o projecto da criação da tua freguesia no dia 15.08.1919, dia em que falei pela primeira vez e que apresentei mais projectos, como deves estar lembrado. (Alguns serão capazes de menorizar o meu trabalho em São Bento ao comparar com a elevação a cidade e vilas por atacado aí pelo concelho, que até chegaram ao desplante de fazer mais um dia de feriado municipal, pois o verdadeiro, o da espiga, ainda não está esquecido …)
    Um aviso. Não dou autorização que o meu retrato seja afixado na casa da Junta de Freguesia enquanto não forem afixadas as placas da homenagem a ti, Jacinto, e ao Dr. Pato da Barreira realizada em vida no Centro Recreativo de Instrução e Beneficência. O salão estava a abarrotar. Que grande festa promovida pela ignorada Comissão de Melhoramentos de Bustos. Não adianto mais, para não desvendar a crónica do Belino Costa.
    Um conselho, não ligues à malta do Notícias de Bustos. Olha que eles dizem que andaram atrás da tua fotografia, que o Belino deu volta e mais voltas…à procura. Até afirmaram que o Adélio Reis é que a tinha conseguido!
    É tudo aldrabice.
    Desculpa ter de terminar. O Augusto Costa está cacetear-me no Farol da Liberdade.
    Queria enviar-te a carta através da Junta de Freguesia por “mail”, mas como ela ainda não tem endereço-electrónico e nos CTT de Bustos também não, sou obrigado a servir-me do - 18 DE FEVEREIRO: COMEMORAÇÕES SEM BRILHO"
    Até ao próximo Dia de Bustos.
    (António Costa Ferreira, digo Sérgio Micaelo Ferreira)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13:44

    Ao ler um livro dedicado ao atentado sobre o "Furher" no dia 20 de Julho de 1944, li uma frase espantosa sobre Hitler do autor to atentado, o Coronel Conde Claus von Stauffenberg: "Para ele a verdade é uma ilusão".
    Milton Costa

    ResponderEliminar