11 de outubro de 2011

O Presidente não é o problema, é parte da solução.


Belino, o texto que publiquei no passado dia 6 de Outubro é, como referiu,” um texto diagnóstico da situação política local”, só isso e nada mais, que redigi para a abertura do meu blogue pessoal. Não tive como objectivo, naquele primeiro texto, apresentar qualquer proposta ou ideia, o que não significa que não tenha propostas para apresentar. Mas, se por outro lado, o Belino teve como objectivo na resposta apresentar um projecto, empenhou-se mais na crítica. Pena que não tenha desenvolvido mais o seu projecto.

Ao contrário do que afirmou no texto que publicou no dia 9 de Outubro, o Presidente não é o problema, é  parte da solução porque eu sei, você sabe e os Bustuenses também sabem, que o Executivo Municipal tem actualmente em curso, a construcção de um Pólo Escolar em Bustos. Este Pólo Escolar representa um investimento em Bustos, de aproximadamente 2 milhões e 600 mil euros e, não se esqueça, que grande parte provém do QREN. Não será esta escola e as outras do concelho, o reflexo de uma excelente política educativa? O Belino dirá que não, bem sei, mas o que dirão os pais, ou mesmo as crianças? Acho que todos sabemos a resposta. Outra obra que não podemos esquecer, e que está em fase de conclusão é a rua do depósito da Água, agora Avenida, que representa um investimento de aproximadamente 400 mil euros. Estas duas obras, só estas duas, representam um investimento em Bustos de aproximadamente 3 milhões de euros.

No que diz respeito ao resto do concelho, porque falou em despesismo, ainda vou salientar que as grandes obras de referência do concelho, promovidas pelo Executivo Municipal, são largamente comparticipadas pelo QREN. Refiro-me concretamente à Casa da Cultura Dr. Alípio Sol, à Alameda de Oliveira do Bairro e Pólos Escolares. O Belino preferiu salientar - mal - o despesismo, eu por outro lado, prefiro salientar - bem - a visão e a extraordinária capacidade de gestão do nosso Presidente de Câmara.

Porém, o Executivo Municipal ainda está disponível para investir mais em Bustos, mas deixou o desafio ao Presidente de Junta e à população em geral de definirem a política local, não a política municipal, como referiu. Deixou o desafio ao Presidente da Junta e à população em geral de definirem as suas prioridades e de apresentarem projectos estruturantes. Estará o Sr. Presidente da Junta de Freguesia à altura do desafio? Vamos todos esperar para ver e, porque não colaborar como sugeriu a Sra. Presidente da Assembleia de Freguesia, na última sessão?

Sem comentários:

Enviar um comentário