6 de outubro de 2009

"A Viticultura Bairradina Oitocentista" [Resenha Histórica] em livro de Mário Jorge Santiago

História do Cultivo da Vinha na Bairrada.

Acaba de ser publicado um interessante livro que nos conta a história do cultivo da vinha na região bairradina. O livro, intitulado A Viticultura Bairradina Oitocentista, é da autoria do eng. Mário Jorge Santiago. A Confraria dos Enófilos da Bairrada deu-lhe o seu apoio.
O que torna esta publicação interessante, do meu ponto de vista, é que não só nos informa da história da viticultura nacional e bairradina durante os séculos XIX e XX, como também nos relata as actividades humanas e comportamentos sociais associados a uma vida espartana que foi dominada pelo cultivo da vinha, a produção do vinho e a sua comercialização.
O autor conta-nos da importância social e económica do cultivo da vinha e da produção do vinho na vida dos bairradinos, a qualidade e quantidade do vinho produzido na Bairrada entre eventos tais como as moléstias da videira, o oídio e a filoxera, e as políticas do marquês de Pombal que afectaram, de maneira dramática, o cultivo da vinha e a produção de vinho na nossa região.
O livro descreve-nos a vida dos nossos antepassados no século XIX, mas o leitor não terá dificuldades em identificar o mesmo estilo de vida existente no tempo dos nossos pais e avós, até meados do século passado.
O autor inclui na publicação um vocabulário vitivinícola e dizeres populares que reflectem muito da cultura da nossa gente e da nossa terra ainda presentes nas nossas memórias.
A Viticultura Bairradina Oitocentista, uma edição da Confraria dos Enófilos da Bairrada, pode ser obtido através do Museu do Vinho em Anadia.

Alcides Freitas
( Califórnia)

Sem comentários:

Enviar um comentário