6 de outubro de 2009

CASAIS NA POLÍTICA





Mesmo no tempo em que tudo lhes era vedado, do direito ao voto a uma simples ida ao café, as mulheres de Bustos sempre tiveram um papel decisivo na organização da vida e do trabalho da família. Entre nós, homem e mulher sempre estiveram lado a lado na labuta diária, partilhando tarefas e responsabilidades.
Passaram os anos, as mulheres conquistaram o direito à cidadania. Agora afirmam-se em todos os campos da nossa sociedade, exercendo as mais diversas profissões e dirigindo organizações tão “masculinas” como a União Desportiva.



Nestas eleições há entre nós alguns casais directamente envolvidos na campanha autárquica, facto que merece reparo e elogio. (Especialmente num país onde tantos promovem uma mentalidade baseada na inveja e na má língua.) É o caso de Óscar Santos, advogado, bloguista, pescador, enólogo, político e tudo o mais ( incluindo a organização de feiras, festas e procissões) e da esposa, Maria de Lurdes, candidata independente, pelo PS, à Assembleia de Freguesia.
Outra família com grande tradição na participação cívica e política é a de Paulo Alves, o actual presidente do ABC, militante do PSD que foi ao longo dos últimos quatro anos o principal opositor do Presidente Pereira. Apesar de afastado da disputa eleitoral Paulo Alves não se livra do envolvimento na campanha, até porque a esposa, Regina Alves, é número dois na candidatura de Mário Belinquete à Assembleia de Freguesia.
Na Quinta Nova vive um casal, Manuel Nunes Simões e Áurea Simões, um médico e uma enfermeira, que se candidatam a dois dos mais importantes cargos da politica a nível concelhio e de freguesia.
Nunes é candidato à presidência da Assembleia Municipal e Áurea à presidência da Assembleia da nossa freguesia. Mais um exemplo de partilha e cumplicidade, entre três casos demonstrativos da grande transformação que tem vindo a marcar a nossa sociedade. Vão longe os tempos da ruralidade, do analfabetismo e da descriminação feminina. Hoje há cada vez mais homens que percebem e sabem que as nossas mulheres são (sempre foram) a nossa Mais Valia. Com elas todas as lutas serão mais fáceis de pelejar, com elas seremos mais e melhores. Na labuta quotidiana pelo pão de cada dia, como na actividade cívica, social e política.

BC

Sem comentários:

Enviar um comentário