25 de fevereiro de 2010

Tanta água!

A Vala do Sardo às 7H30 de hoje, junto à ponte para as terras dos Covões.

5 comentários:

  1. Vocês desculpem, mas não me cansarei: a vossa dita «vala do Sardo» é, nada mais nada menos, do que o Rio Boco que consta dos mapas. Não será pelo enorme assoreamento que vamos esquecer o facto.
    Note-se que o Rio Boco chega até muito adiante de Vagos e até de Ílhavo, embora nos pareça que já estamos ali na Ria de Aveiro.
    Tenciono em breve teimar neste assunto. Tenham paciência, sim?
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Você, A. M., desculpe a minha intromissão ao comentário inscrito sobre o postal oportunamente editado pelo nosso e vosso conhecido, Óscar Santos.
    O conterrâneo –universal, A. M. sabe bem que a designação ‘Vala do Sardo’ já era aceite na linguagem local. Rio Boco (ou Rio do Boco, segundo Delfim Santos, que não era geógrafo) consta e constará na literatura relacionada com a “ria” de Aveiro.
    Seria interessante que A. M. conseguisse encontrar uma explicação para o actual baptismo de «Vala do Sardo» …

    Cumprimentos de
    sérgio micaelo ferreira

    ResponderEliminar
  3. Claro que sim, senhor Altino - universal Serfio Micaelo Ferreira -tentarei encontrar essa explicação! Nem será difícil: o rabo do gato está à vista.
    Xi-corações.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo17:05

    Sardo, Vala do - Nasce junto da localidade de Covões , e segue irrigando vários lugares até à sua junção com o Rio Boco (antigamente chamado Rio Salgado). Fonte: Viriato de Sá Fragoso - Cantanhede Subsídios para a sua história 1960

    Boco, Ribeira ou Rio - Outrora denominado Rio Salgado, nasce na Localidade de Balsas, freguesia de Febres, separa em parte no concelho vizinho de Vagos a freguesia do mesmo nome e a de Sosa, desaguando no estuário do Vouga. Fonte: Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, vol. 4, Editorial Enciclopédia, Limitada, Lisboa-Rio de Janeiro, pg. 815.

    Espero que ajude.

    ResponderEliminar
  5. As fontes citadas no comentário anterior podem ser encontradas no portal do concelho de Cantanhede, em "http://ccc.com.pt/cantanhede/Hidrogra.htm".
    Gratos pela ajuda.
    Não esquecer que, à medida que vamos caminhando para juzante, a nossa vala do Sardo passa a denominar-se ribeiro do Tabuaço e só depois rio Boco. E a montante os mapas dão-lhe o nome de ribeiro da Lomba.
    O próprio lugar de Vala do Sardo existiu e pertenceu ao concelho de Monte Arcado, extinto em 1836.
    A questão da nossa vala já foi aflorada em Outubro de 2004 no “Bustos – do passado e do presente”, em
    http://bustos.blogs.sapo.pt/arquivo/327846.html
    No que às gentes de Bustos e Cantanhede diz respeito o ribeiro sempre se chamou vala do Sardo.
    As gentes do Tabuaço dão-lhe o nome da sua terra.
    Outra questão, recordada pela geração do meu pai, é a da sua antiga navegabilidade. Mas esta terá de encontrar-se uns séculos atrás.
    Eu cá até desconfio que os vikings andaram por cá: não faltam ruivos, como os Micaelos da minha vertente materna e gente brava que se farta.
    Quem sabe? Ou será bravata?
    Já agora: se as actuais chuvas se instalam pode ser que a história (estória?) se repita.
    Um "drakar", com o seu fundo chato, dava jeito...
    Navegar é preciso.

    ResponderEliminar