18 de fevereiro de 2010

DIA DE BUSTOS'2010 - SAUDAÇÃO DE ARISTIDES ARRAIS








"Sirvimo-nos desse conceituado meio de comunicação para cumprimentar todos os nossos conterrâneos do querido Bustos, não só os locais, bem como os que mourejam em todas as partes do mundo, pela efeméride data de 18 de fevereiro. Sintimo-nos imensamente gratificados por ver que muito depois daquela geração que tanto lutou pela emancipação desse pedaço de chão tão abençoado, novas gerações tem surgido, determinadas a levantar bem alto o estandarte do desenvolvimento local, surgindo à frente de diversas instituições, quer sejam políticas, sociais, culturais ou esportivas. Aos olhos de quem se encontra há tanto tempo fora, a grandiosidade de nossa terra natal, torna-se bem mais pujante do que possa parecer às comunidades locais. Daí nosso regozijo por tudo o que estamos podendo acompanhar através desse muito bem dirigido veículo informativo. Meus cumprimentos a todos os que fazem a grandeza e a divulgação desse nosso rincão.
Um abraço A. C. Arrais*"


*


(Geralmente obtém a ampliação, clicando sobre as imagens)

Nota:
Um bem-haja a Aristides Correia Arrais pela deferência.
A comemoração do nonagésimo aniversário da criação da freguesia teve momentos de raro de brilho: os quadros etnográficos, dirigidos por Clara Aires Guitas a evocarem a figura de Jacinto dos Louros e a festa que acompanhou a notícia da ‘independência’ do termo de Bustos; a audição da musica do Hino de Bustos (autor, Silas Granjo), a apresentação do livro «Historial de Bustos», de Arsénio Mota e a exposição fotográfica de momentos de outrora - na Casa da Junta de Freguesia.
2010 cumpre o “registro da memória dessa nossa nunca esquecida terra de berço” (in Aristides C. Arrais, 7 de Dezembro de 2009).

sérgio micaelo ferreira
Em tempo:
O actual elenco da Junta de Freguesia deu uma nova aragem à evocação do '18 de Fevereiro'.
Houve festa popular.
Clara Aires Guitas já habitou os autarcas e assistentes a pararem para ou-verem cenas quadros da vida local. Pela obra apresentada, poderá inferir-se que espectáculos de cariz etnográfico de Bustos poderão ter continuidade ao longo do ano.
Um bem-haja aos colaboradores e aos apoios institucionais e particulares - incluindo Clara Aires Guitas. Um ou outro leitor atento, pergunte à Clarita quanto gastou com a apresentação deste evento,... sem contar com o que teve de calcorrear.
Os Louros... assentam bem em Jacinto.

1 comentário:

  1. Anónimo14:59

    A Junta de Freguesia estão de parabéns pela grande festa que preparou a população no dia 18 de Fevereiro “ O dia Bustos”, com a reconstituição dos anos 1920, onde foi demonstrada o respeito pelos Bustuenses vivos e falecidos.
    Não há duvidas que o dia 18 de Fevereiro de 2010 vai ficar na história da nossa terra, a actual Junta de Freguesia demonstrou uma grande capacidade de trabalho e dinamismo sem esquecer o respeito que tiveram pelos antepassado da nossa freguesia, não há duvidas, surpreendeu a população.

    MUITOS PARABÉNS!!!!!!

    ResponderEliminar