6 de fevereiro de 2010

“A NUVEM COR-DE-ROSA” a ilustrar os céus de BUSTOS e da MAMARROSA

Arsénio Mota, autor de diversos livros infanto-juvenis, faz uma viagem "sentimental" à sua Escola do Corgo e à Escola da Mamarrosa.


O convite das escolas ao autor d' A Nuvem Cor-de-Rosa, livro justamente incorporado no Plano Nacional de Leitura, tem o condão, não só de promover o interesse pela leitura, mas também de promover o sentido de pertença a uma comunidade dos jovens leitores a quem é dedicado, além de despertar a fantasia e a criatividade dos alunos.

A fantasia e a imaginação criadora do escritor não são virtuais, antes um lugar de encontro para celebrar um livro, um autor. A leitura compartilhada entre escritor e leitores cria empatia, torna um livro especial.



A Nuvem Cor-de-Rosa reúne um conjunto de contos capazes de atear o interesse do mais exigente contador de histórias, pois apela a valores universais como o Amor, a Liberdade, a Paz e a Amizade.
É um livro cerzido pela rara junção da ternura e da criatividade. Por conseguinte, as suas histórias encantam-nos, seja pelos valores éticos e formadores que contêm, seja pela sua poeticidade imagística. Esta está superiormente traduzida pelo Ilustrador Júlio Resende. O autor cria com palavras a riqueza do seu mundo interior. O pintor-ilustrador torna-o palpável e deliciosamente colorido.

O livro é património cultural de elevado interesse. Compartilhado entre autor e leitores é memória colectiva a unir gerações.
Impressões digitais de AP


Nota do editor:
Ficha (quase) técnica:
A Nuvem Cor-de-Rosa
Autor Arsénio Mota,
Mestre Júlio Resende, ilustrou
Edições ASA, Porto,
1ª edição, 1989;
2ª edição, 1991;
3ª edição, 2001;
4ª edição, 2008.

1 comentário:

  1. Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "“A NUVEM COR-DE-ROSA” a ilustrar os céus de BUSTOS...":

    http://sic.sapo.pt/online/video/programas/companhia-das-manhas/2010/1/assaltante-de-ourivesaria29-01-2010-132754.htm

    Este link transporta-nos para uma dimensão surreal... Quem diria que uma rapariga/ jovem em vias de entrar para a faculdade fala da mesma forma que uma pessoa sem instrução. Estamos perante uma situação deveras cómica pois na minha opinião um ladrão nunca se deixaria apanhar, quer fosse profissional ou apenas amador! Mas acima de tudo, o que destaco e sublinho é o à vontade que Andreia Mota fala sobre um suposto "assalto". Por fim, rio-me na esperança que esta menina tire um curso de Português ou pense em alargar os seus horizontes a nível literário e cultural.

    ResponderEliminar