26 de janeiro de 2009

NA LINHA DA FRENTE - (1) ORFEÃO DE BUSTOS


Tempos houve que a composição dos órgãos sociais de Instituições incluía no lote de trabalhadores dedicados, Figuras para serem vistos em lupa de campanha eleitoral, outros davam o nome, porque ficava bem ou por garantir a mecenatura. Compreende-se,… não é com vinagre que se apanham…

Bustos, fragilizado com a situação geográfica e com a falta de dinâmica associativa, tem quatro instituições de referência com trabalho dedicado à população em geral.

São
a União Desportiva de Bustos ;
a Associação de Beneficência e Cultura de Bustos;
a SOBUSTOS;
o Orfeão de Bustos.

Outros agrupamentos há que labutam durante todo o ano para proporcionar um palco de convívio anual das vizinhanças: são as comissões de festas religioso-pagãs em «honra dos santos».

[Merecem tb. destaque especial os cidadãos que apoiam, pela calada do silêncio, os desprotegidos da vida ou da saúde.]

O Orfeão de Bustos, que no seu acanhado canto do território do Palacete do Visconde vai mourejando a sua leira, viu reconhecida a actividade de 2008 durante o decorrer da última sessão da Assembleia-Geral, realizada em 9, (sexta-feira) de Janeiro de 2009.
Repescando nas águas pintadas por Óscar Santos, está o resumo da História e impacto social do Orfeão: “Como disse um seu antigo regente, não existia então no concelho nenhum orfeão activo. Se somarmos a esse passado inovador o trabalho que o Orfeão vem desenvolvendo no presente (ver texto abaixo, do passado dia 14), bem podemos todos dizer que o nosso Orfeão é uma instituição de verdadeira referência que ultrapassa em muito as estremas do concelho. (…) bem podemos todos dizer que o nosso Orfeão [de Bustos] é uma instituição de verdadeira referência que ultrapassa em muito as estremas do concelho” (a).
...

Para que conste fica o registo dos voluntários e reconhecimento da dedicação posta ao serviço comunitário, aqui ficam os membros dos Órgãos Sociais da Associação Cultural, Artística, Recreativa e de Solidariedade Social Orfeão de Bustos:


ASSEMBLEIA GERAL
Presidente – Manuel Nunes Simões dos Santos
1º Secretário – Jacinto Mestre Jorge
2º Secretário – Olegário Almeida da Silva

CONSELHO FISCAL
Presidente – Jorge da Costa Grangeia
Vogal – Luíz Ferreira Gala
Vogal ­– Paulo Sérgio Rei Pardal Figueiredo

DIRECÇÃO
Presidente – Duarte dos Santos Almeida Novo
Vice-Presidente – Manuel Ferreira Gomes
Secretário – Sérgio Pato
Tesoureiro – Maria de Fátima Crespo da Cruz

VOGAIS DA DIRECÇÃO
1º - Milia Maria Rei Pardal Figueiredo
2º - Manuel Tavares Romão
3º - David de Jesus Simões Arroz
4º - Felicidade da Conceição Silva Jorge
5º - Nelson Simões Figueiredo
6º - Maria Zaida Andrade da Silva
7º - Mário Capão

"É de gente desta que Bustos precisa" conforme prescreveu oscardebustos.
________________


Sem comentários:

Enviar um comentário