7 de janeiro de 2009

ELEIÇõES FAZEM MEXER.- MANUEL ROMÃO APOIA PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DE BUSTOS

NB divulga em primeira mão a intervenção de Manuel Romão na última sessão da Assembleia de Freguesia :

"Exmo. Sr. Presidente da Assembleia, Exmo. Sr. Presidente da Junta, senhores deputados, comunicação social e público em geral.

Hoje quero dizer o que sinto e algumas palavras que não serão do agrado de todos, mas este é o meu pensamento e a minha forma de ser.

Há poucos dias uma pessoa repetiu-me 3 vezes que o "Pereira" não faz nada por Bustos, tive que lhe perguntar se já andava a fazer campanha.

Mas, a minha opinião não é a mesma do que se ouve dizer por aí: o povo já se esqueceu das obras que foram feitas em Bustos, eu vou nomear algumas: saneamento, junta da freguesia, casa mortuária, alargamento do cemitério, avenida Jacinto dos Louros, jardins, Capela e jardim da Póvoa e tantos outros. E não foi feito o plano pormenor de Bustos porque algumas pessoas entenderam que estava mal elaborado. Mas talvez se tenha perdido muito com isso, e talvez essa foi a razão porque o Presidente esquece-se de alguns projectos que tinha traçado para esta vila.

Agora está a ser acusado de que o Bairro Económico não se faz por culpa dele, mas eu não acredito nisso, se calhar o problema vem da Câmara que não tem dinheiro para gastar em Bustos.
Mas meus senhores com tão pouco que se fez e dizem que se tem feito, por fim aparece uma boa notícia no Jornal da Bairrada que pode levar ao Sr. Presidente da Junta a fazer uma grande obra que fique para a história de Bustos e que possa dar descanso à uma das duas gerações que já faleceram.

A boa noticia para mim, é que a Junta e a União Desportiva de Bustos não podem pagar a renda que as Finanças atribuíram. E eu me pergunto será que o povo de Bustos que tantas coisas boas têm feito por esta terra ainda querem mais algum tempo de renda barata por estes dois terrenos? Será que Bustos em tantos anos não teve a coragem de ter um Campo de Bola próprio, e uma Feira?

Será que todos nós não encontra um terreno para mudar a Feira ao menos uma vez nas nossas vidas?

Meus senhores, olhem para a Palhaça que já mudou a Feira deles por 3 vezes e procuraram sempre terrenos baratos e nós que fizemos até agora?

Há um tempo atrás falou-se muito na compra do Campo da Bola e na Feira, mas os terrenos foram sempre caros para a Câmara, já seja neste executivo ou no anterior. Também já se falou na compra do Cine de Bustos, mas isso só foi para alegrar o povo.

Agora eu quero dizer ao povo de Bustos que eu não quero acabar com a Feira e muito menos com o Campo da Bola, mas sim procurar um terreno para a mudança da Feira e que até temos um bom sitio na minha opinião: por trás do actual Campo Dr. Santos Pato, e ai sim fazer uma feira com mais dignidade da que temos, e assim tenho a certeza que o Sr. Presidente não será esquecido.

Falou-se na última reunião de criar um Mini-golf, mas para que? Para a nossa juventude estragar como já fizeram com tantos serviços públicos. O meu pensamento é diferente: para que esses terrenos fiquem bem aproveitados seria mudar a Biblioteca, criar uma sala anexa para aulas de trabalhos manuais (actualmente funciona no Palacete), que possa também servir para exposição de muitas coisas que existem nesta terra e o resto do terreno criar um parque infantil e parque de lazer.

Desejo a todos umas boas entradas e que o ano 2009 seja o ano de evolução para nossa terra que é Bustos.

Bustos, 26 de Dezembro de 2008

a)Manuel Romão"

8 comentários:

  1. Anónimo12:57

    Foi uma intervenção sensata, sem a inflamação que caracteriza a política. É política responsável.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13:10

    O Romão não deixa de ter razão. Mas como ele , em privado reconhece, este último mandato do sR. Pereira tem sido nulo.
    Aproveito para dar os parabéns ao NB que está cada vez mais democrático e plural como demonstram a sucessão de noticias recentes abrangendo os 3 maiores partidos(PSD,PS e CDS). Obrigado pelo vosso esforço, feito por mero amor à terra. Obrigado!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo14:10

    De facto, neste momento, este blogue é digno do nome que ostenta.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo17:39

    Muito lindas as palabras do sr.Manuel Romao,mas temos que ser sinceros ao ponto de admitir que o sr. Presidente da junta,nunca esteve ,nem nunca estara a altura do seu cargo ,pelo simples facto de ignorar o povo,digam-me os senhores a quanto tempo esta a estrada da povoa de Bustos intransitavel ??? nem sequer a pe e seguro transitar por esa rua,que vai da povoa ao cabeço...e uma autentica vergonha,dizer que o sr.Manuel Pereira tem feito muito pelo povo...por favor vamos ser realistas... C.R. Canada

    ResponderEliminar
  5. Anónimo18:35

    Sr. Romão,

    1. É evidente que o Pereira não faz nada em Bustos.
    Apenas manda fazer, com o dinheiro dos contribuintes.
    Manda fazer e mal. Quase sempre muito mal!

    2. Nestes últimos quatro anos esteve bem.
    Não fez nada. Não estragou.
    Se nos doze anos - foram doze anos - tivesse feito assim tinha sido excelente.
    E nunca mais era esquecido, Sr. Romão!
    Tinha sido um grande amigo da minha terra!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo22:41

    Tive a oportunidade de presenciar na Assembleia de Freguesia a intervenção do Sr. Manuel Romão, reconheço que tal como muitos conterrâneos de diferentes partidos, quer o melhor para a sua terra.
    Reconheço, também por outro lado, que há conterrâneos que na minha perpectiva não optam,no exercício das suas funções, por aquelas que devem ser as verdadeiras prioridades.Este é para mim o ponto fundamental, pelo que não vou referir, de forma alguma, que o actual executivo e o Sr Manuel Pereira queiram o mal de Bustos por sistema, mas por outro lado, refiro sim, com toda a convicção, que as prioridades do actual executivo, não são para mim um comum cidadão,mas atento, verdadeiras prioridades.

    No começo da sua intervenção o Sr Manuel Romão começou por referir que lhe transmitiram a seguinte afirmação: " O Pereira não faz nada por Bustos" entendo a indignação do Sr Manuel Romão e acrescento que também discordo da afirmação e passo a referir os motivos:

    1- Não me esqueço que o Sr Manuel Pereira e o seu executivo, de facto realizou as obras que referiu.( Note-se com a Câmara Municipal ostentando a mesma côr política durante 16 anos e se em 12anos de exercício não realizasse algumas obras, era uma total irresponsabilidade.)

    2- É Presidente da Junta de Freguesia à 12 anos, pelo que, mal ou bem, representou a nossa terra.( O problema, não esteve na minha óptica na representação, mas por outro lado na falta de ambição
    na apresentação de projectos, quando existiam verdadeiramente, sobretudo quando o vento era favorável).

    Naturalmente não me revendo nessa afirmação, formulo a seguinte: O Sr Manuel Pereira já pouco faz por Bustos e considero discutíveis, as suas prioridades. Vou-me centrar agora especificamente naquela que é uma das prioridades e a julgar pela actividade da Junta de Freguesia, a maior de todas deste mandato, o Campo de Mini-golfe. E esta é de facto uma das prioridades do Sr Presidente de Junta, no exercício das suas funções, da qual discordo profundamente.
    Tendo em conta o contexto de crise internacional, que pelo efeito de arrastamento afecta Portugal, quando o acesso ao crédito está muito limitado em consequência da crise o Sr Manuel Pereira considera prioritária a construcção de um campo de minigolfe, o que eu não só não considero uma prioridade como afirmo ser um desperdício de dinheiro público.

    O Sr Manuel Romão referiu também, e agora sim considero prioritária a questão da feira e questiono: Não devia a questão da feira ter sido uma prioridade? Sei que por poucos milhares de contos, na altura em escudos,no executivo municipal anterior o terreno não foi adquirido, pois bem porque não foi uma quantia inferior investida noutra localização para a Feira de Bustos e note-se a novidade poderia ter sido favorável para a frequência e actualmente o problema não se colocava.Dezasseis anos a feira não foi uma prioridade, para os executivos municipal e de freguesia liderados pelo CDS, espero que de hoje em diante o rumo seja outro e que se discutam verdadeiras prioridades.

    Alberto Martins

    ResponderEliminar
  7. Anónimo23:05

    Ao ler o JB fiquei surpreendido por saber que teem que pagar renda da feira do Sobreiro e do campo de futebol. Eu nascido e criado em Bustos, numca tinha ouvisto dizer tal coisa. A minha propria mae que tem 90 anos de idade tambem nao sabia disso. Agora quero fazer uma pergunta, por qual e a rasao que derao o nome de "Estadio Dr. Manuel Santos Pato"? Sera que ele comtribuio com finansas para construir o antigo campo de futebol?

    ResponderEliminar
  8. Anónimo12:01

    As pessoas teem memoria curta.
    Quando era garoto para mim o Inverno era uma alegria, andávamos de gamela, a fazer de barco, na feira. Quando chovia a agua atingia mais de meio metro de profundidade em algumas partes da feira.
    A feira era um buraco e foram precisas muitas décadas para ficar como ficou.
    Os donos da feira (Herdeiros Familia Pato) pretendem valorizar o que os bustuenses demoraram anos a compor. Assim é um negocio fácil não haja dúvida.

    Acho muito bem mudar a feira de poiso, os Palhacences aí dão-nos uma boa lição.
    Mas acho que os donos da feira deviam indemnizar a Junta pelas bem-feitorias feitas. Aí talvez a coisa fosse doutra maneira.

    Esperemos que sangue novo e muita vontade venha nas eleições que se avizinham.
    Gostava especialmente que o PSD ganhasse, daqui a 4 anos falavamos...

    ResponderEliminar