7 de janeiro de 2009

Reis Magos regressaram a Bustos


O Cortejo dos Reis Magos regressou a Bustos, no passado dia 4 de Janeiro, dinamizado pelo segundo ano consecutivo pela actual Comissão Fabriqueira da Igreja de Bustos. Após um ano de grande actividade, que permitiu com grande sucesso devolver a dignidade à Igreja de Bustos, a actual comissão demonstrou que a tradição veio para ficar e até São Pedro, pelo empenho, premiou o regresso dos Reis Magos a Bustos com bom tempo.


O encontro dos três Reis, decorreu às 12 horas na Capela de São João, onde se concentraram as viaturas contendo as ofertas dos diversos lugares, decoradas com produtos tradicionais, confeccionados e ofertados pela terra, e temáticas com interesse das quais destaco a viatura da " Aldeia da Roupa branca" do centro da Vila de Bustos, onde não faltou a representação da lavagem de roupa à mão com o tradicional sabão azul acompanhada da tradicional música que a seguir transcrevo:

Água fria, da ribeira
Água fria que o sol aqueceu
Ver a aldeia, tráz à ideia
Roupa branca que a gente estendeu
Três corpetes, um avental,
sete fronhas e um lençol
três camisas do enxoval,
que a freguesa deu ao rol

Ai rio não te queixes,
ai o sabão não mata!
Ai até lava os peixes,
Ai põe-os côr de prata
Um lençol de pano cru:
vê lá bem tão lavadinho
Dormimos nele eu e tu,
vê lá bem ficou de linho!

Os Reis, de Bustos, seguiram em cortejo para a cabana do pastor, no Jardim da Feira, de seguida encontraram-se com o rei Herodes, rodeados de uma grande assistência que acompanhava com grande satisfação a recriação que decorria. No final do percurso, a oferta dos presentes teve lugar no Largo da Igreja num estábulo erguido para o efeito com jumentos para aquecer o menino.

No termo da recriação, a Comissão Fabriqueira promoveu o leilão das ofertas dos diversos lugares da freguesia, com a presença de muitos conterrâneos que assistiam e adquiriam, pela voz de Carlos Alves, produtos da terra e ofertas diversas.

Alberto Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário