18 de fevereiro de 2008

ORFEÃO DE BUSTOS: ROMAGEM E HOMENAGEM

Foi a 14 de Fevereiro de 1983 que o Orfeão de Bustos se constituiu como associação, razão mais do que suficiente para os orfeonistas terem imprimido um cunho muito especial à celebração do seu 25º aniversário.
Como disse um seu antigo regente, não existia então no concelho nenhum orfeão activo. Se somarmos a esse passado inovador o trabalho que o Orfeão vem desenvolvendo no presente (ver texto abaixo, do passado dia 14), bem podemos todos dizer que o nosso Orfeão é uma instituição de verdadeira referência que ultrapassa em muito as estremas do concelho.
Posto isto e
- Decorrida a missa celebradora, o cortejo dos orfeonistas, bustuenses, convidados e autarcas dirigiu-se para o cemitério em homenagem aos seus mortos. Que não foram assim tão poucos: dois dos seus fundadores, Diamantino Caldeira e Arminda Simões (Tarrafo) e bem mais dos seus coralistas: António Simões Luzio, Rosa Batista, Fernando Pires (um jovem abruptamente ceifado), Rosalina Ferreira, Aurora do António Zorra, Rosa Rodrigues Gomes e Maria Teresa Seabra Vieira, se não me falhou a contagem.

- O almoço foi de casa a abarrotar e reuniu mais de 180 associados, colaboradores, apoiantes e amigos, entre os cá nascidos, residentes e os não nascidos nem residentes. Quis o presidente Duarte Novo dizer que o Orfeão é dos de cá e das gentes das outras gentes.
As homenagens sucederam-se: aos fundadores, ao antigo regente e agora Presidente da Assembleia Municipal – eng.º Dias Cardoso, ao actual regente – João D. Julião, à Câmara Municipal, à Assembleia Municipal e à Junta e Assembleia de Freguesia de Bustos, que todos não são demais para apoiar a associação no que é preciso e faz mais falta para animar a malta.
- Mas especial foi também a homenagem à Clara Aires Guitas, essa verdadeira “peregrina das raízes de Bustos”, como escreveu o Altino algures por AQUI
; como não podia deixar de ser, a Clarita voltou a demonstrar a sua dedicação à etnografia local apresentando um rapazito vestido à moda antiga.

Os orfeonistas de ontem e de hoje não cabiam de contentes.
Pudera!
oscardebustos
*
A ABC de todos nós faz hoje 27 anos. Bom seria que os seus 30 anos duma vida inteiramente dedicada ao apoio à criança, à 3ª idade e a outras valências sociais, fossem condignamente celebrados.
É que há um tempo para tudo.

1 comentário:

  1. Anónimo10:17

    Alguém se esqueceu de celebrar os 25 anos do ABC?
    Quem era a Direcção?

    ResponderEliminar