3 de outubro de 2006

UM MUSEU PARA OS RÁDIOS DO MANUEL

O artigo é do “Jornal de Notícias” do passado dia 1 e vem revelar a Portugal inteiro a importante colecção do nosso Manuel dos Rádios. Pelo que sabemos ele bem gostaria que este importante espólio pudesse ficar em Bustos, a terra do seu coração. Basta que Bustos crie condições para receber os mais de mil rádios, alguns tão raros quanto as histórias que têm para contar. Será que Bustos irá perder mais esta oportunidade?

O HOMEM DOS MIL RÁDIOS…

“Uma colecção destas já merecia um museu", começa Manuel Silva, enquanto lança um olhar sobre os mais de mil rádios que armazena num anexo contíguo à casa. Empilhados e devidamente acondicionados, para que não se estraguem com a humidade, muitos modelos passam despercebidos, apesar de serem raros. "A autarquia podia fazer um museu num sítio digno. Talvez no antigo edifício dos Paços do Concelho, depois de restaurado", repete. "Com 300 exemplares já dava para contar a história da rádio, guiando as pessoas através dos vários modelos e evoluções técnicas", sugere.Desde os anos 50, altura em que frequentou um curso de telecomunicações na marinha, que este homem de 75 anos alimenta um fascínio por aparelhos de rádio e a sua história. Hoje possui uma colecção de valor "inestimável".Pedir ao 'Manuel dos Rádios', como é conhecido, que eleja um modelo preferido ou coloque valor no conjunto é tarefa impossível. "Gosto mais dos modelos dos anos 20 e 30, mas a colecção abarca até aos anos 60", acaba por admitir. Antigo proprietário de uma loja de electrodomésticos em Bustos, Oliveira do Bairro, aprendeu cedo a reparar os aparelhos que acumula. Todos os que compõem a colecção funcionam.O outro lado da rádio não o fascina da mesma forma que os aparelhos e apenas uma visita à "Emissora Nacional" o marcou. "Antigamente a rádio arrebatava corações, hoje perdeu importância. Através da rádio ouvíamos novelas, acompanhávamos as notícias e a vida social. As pessoas juntavam-se à roda para a ouvir", recorda Manuel. "Agora ainda vou ouvindo, mas não é a mesma coisa".Manuel garante que a família acompanha o evoluir da colecção". "Há também muitas pessoas que têm conhecimento por outros coleccionadores e vêm aqui ver os rádios. Este ano já foram algumas dezenas, mas gostava que fossem mais", refere.Contactado pelo JN, Carlos Neves, vice-presidente da câmara de Vagos, admitiu não ter conhecimento do caso, mas assegurou que "a autarquia tem todo o interesse em apoiar este tipo de actividades". "A ideia do museu é interessante", sublinhou.

1 comentário:

  1. Em 2/9/2004 este blogue, na sua anterior versão, já falou do Manuel dos Rádios, como podem ver se forem a este endereço:
    "http://bustos.blogs.sapo.pt/arquivo/2004_09.html".
    O Manuel é outro dos bustuenses que há-de ver o seu valor reconhecido.
    Esperemos que não seja depois de se ir embora.
    Ao que sei, a colecção do Manuel é a maior da Europa. Provavelmente, a colecção de automóveis antigos do irmão, o Fernando Luzio, será a maior de Portugal.
    Bustos tem gente assim...
    Claro que as senhoras autoridades se estão nas tintas para isto, porque não dá votos apostar noutro património que não seja o do alcatrão e afins.
    E não se pode defenestrá-los como fizeram ao Miguel de Vasconcelos aquando da restauração da independência em 1 de Dezembro de 1640?

    ResponderEliminar