17 de outubro de 2006

BIBRIA – A “NOSSA” BIBLIOTECA DIGITAL



“Rosas e Espinhos”, livro de poemas de Hilário Costa, editado em 1955, encontra-se digitalizado, integrando o espólio da BIBRIA - Biblioteca Digital dos Municípios da Ria . A Bibria é uma biblioteca digital que pode ser consultada em qualquer computador ligado à Internet, contando actualmente com 201 títulos, entre os quais muitas publicações periódicas dos concelhos de Aveiro, Oliveira do Bairro e Ovar, os três municípios que, sob a liderança da Universidade de Aveiro, integram o consórcio que tem vindo a desenvolver este projecto, um dos mais avançados no nosso país.

Pretende, por exemplo, consultar o jornal “Alma Popular”? Nada mais fácil, basta clicar aqui e terá acesso ao jornal de Manuel dos Santos Pato e Tiago A. Ribeiro a partir de 1931.

Muito trabalho está já realizado, mas muito mais falta ainda realizar, pelo que se justifica um alerta defendendo a continuação do projecto. Na verdade ele poderá ser suspenso em breve, já que o actual acordo e respectivo financiamento terminam em 31 de Dezembro do corrente ano. Mesmo em tempo de crise esperemos que o actual consórcio, desejavelmente alargado, dê continuidade ao trabalho em curso. Digitalizar o património documental, literário e jornalístico é um passo decisivo para a projecção futura da nossa região. Em Portugal e no mundo.

BC

Sem comentários:

Enviar um comentário