1 de outubro de 2006

FALECEU O ENG.º SANTOS PATO


(23/10/1924 - 1/10/2006)


Seriam 19 horas quando o Eng.º Neo Pato iniciou o seu regresso da Costa Nova para Águeda, na companhia do nosso Sérgio e tão grande amigo dele.
Despediu-se de mim, do Mário Vitorino e do Belino, desejoso de regressar a casa, que se aproximava a hora de jantar.
Saíram de mansinho, serenos, mas plenos de alegria, depois de um encontro com familiares de Jacinto dos Louros, o grande mentor da nossa Freguesia.

Ficámos mais um pouco na casa de praia do Belino, de quem eu e o Mário Vitorino também nos despedimos.
A caminho de casa recebo do Belino a atordoadora notícia: “Oscar, o Engº Pato sentiu-se muito mal na viagem e perdeu os sinais de vida! O Sérgio (que conduzia) está com ele no hospital de Aveiro, não sei se vivo, se morto.
O pior dos cenários tardou escassos minutos: O engenheiro Pato deixou-nos!

Não deixa de ser simbólico que um homem que esteve sempre presente nos momentos em que se decidia algo para Bustos e em prol de Bustos, tenha morrido momentos depois de estar reunido com todos os descendentes vivos de Jacinto dos Louros.

Durante toda a tarde de hoje e a pedido expresso da família de Jacinto dos Louros, Néo Pato esteve presente no gratificante encontro da Costa Nova; afinal, eram de grande estima e afecto as relações entre as filhas de Jacinto dos Louros e o nosso engenheiro.
Seu pai, Dr. Manuel dos Santos Pato, e Jacinto dos Louros, para além de compadres, haviam partilhado juntos a mesma luta pela República, pela Democracia e – no que mais importa realçar - por Bustos. Juntos sofreram e juntos rejubilaram na difícil luta pela independência em relação à freguesia-mãe.
A instâncias do Belino reunimos com os descendentes vivos de Jacinto dos Louros: suas 3 filhas, Maria Simões Guerra (95 anos), Cândida Simões Guerra (88 anos) e Benilde Simões Guerra (85 anos), os seus cinco netos e um bisneto. Todos na companhia dos seus cônjuges.
A descendência de Jacinto dos Louros, em peso, quis estar presente no encontro. Que dignidade e que postura! Que orgulho pelo pai, avô e bisavô que tanto deu de si pela sua terra natal. Que satisfação sentiram por saberem que Bustos não esqueceu e jamais esquecerá o cidadão da República e da Liberdade a quem tanto devemos!

Também Manuel Ferreira dos Santos Pato saboreou o encontro e as recordações de tempos marcantes na História da nossa freguesia. Depois, a caminho de casa...

No meio de tão profunda e sentida tristeza fica a sua emblemática despedida. O seu último acto foi mais uma demostração do seu constante interesse e dedicação por Bustos.

Oscar Santos
*
(Ler texto do Sérgio de 28/10/2004, sobre os 80 anos do Eng.º Neo Pato, em:
http://bustos.blogs.sapo.pt/arquivo/353616.html
*
O funeral é na próxima 3ª feira, às 18 horas, a partir da Casa Mortuária de Trofa (Águeda), onde residia.
*

2 comentários:

  1. Anónimo16:05

    A notícia do falecimento do eng. Neo Pato deixou-me em estado de choque! Não esperava, ninguém esperava tal fim. Bustos fica assim mais pobre. E eu sinto-me de luto. Partilhei com ele muitas andanças em prol da nossa terra. Irei recordá-las em sua memória? Nem com coragem me sinto de ir à Trofa ao seu funeral. É tristeza, é mágoa em demasia! Amigos, desaparece um dos grandes Amigos da nossa terra! Que pena, que grande pena!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13:26

    A todos os que estiveram presentes neste momento tão difícil para nós um muito obrigado! Resta-me o consolo que o meu querido avô teve um dia muito feliz, fez aquilo que mais prazer na vida lhe dava, conviver com a família e convosco (amigos); faleceu da forma que escolheu, depressa e sem sofrimento!
    Descansa em paz, estarás para sempre nos nossos corações!

    ResponderEliminar