6 de junho de 2006

UMA LIMPEZA!

Agora que jornais, televisão e rádio nos garantem que somos portugueses graças à existência de Selecção Nacional de Futebol, agora que todos os editorialistas afiançam o que valor de Portugal, a sua honra, o seu orgulho, a sua força e criatividade estarão em campo no próximo Campeonato Mundial de Futebol, agora que as bandeiras voltaram ao casario pátrio, agora que os heróis e representantes da raça lusa dão pelo nome de Figo, Deco, Cristiano Ronaldo, Pauleta e demais seleccionados pelo brasileiro Scolari, eu venho avisar:
- É falso, há mais Portugal para lá do futebol!
E cuidado, porque aqueles que a todo o instante nos bombardeiam com o vírus futebolístico, sugerindo que ganhar o campeonato do mundo será tão fácil quanto limpar o rabo a meninos, ocultam o mais importante, não nos falam do verdadeiro e único ponta de lança que nos pode ajudar a recuperar da crise:
- O papel higiénico preto.
Nem mais. O papel higiénico preto, Renova Black de seu nome, é mais do que um exemplo, é a prova de que nós portugueses somos grandes mesmo sem bola. Somos até capazes de transformar o acto de limpar o rabo num negócio de alto gabarito. Haja fé nas fezes. Nós que quando vamos à sanita nos sentamos no “trono”. Somos evoluídos, modernos, finos até no defecar…
E se Londres já tinha o melhor treinador do mundo, José Mourinho, passou agora a ter o mais distinto e civilizado, o mais chique papel higiénico do planeta.

Baralhados? Então façam o favor de ler a crónica do brasileiro Ivan Lessa (a imprensa estrangeira não se ocupa só de futebol), na página da BBC Brasil, sobre a nova descoberta portuguesa. Uma delícia a ler aqui.

Belino Costa

3 comentários:

  1. Anónimo17:28

    Só se fôr para exportação, porque por cá ainda não se vê nada, nem sequer ao nível da publicidade.
    Mas essa das bandeiras no casario
    pátrio, dá que pensar: então não é que o Dr. Gilberto Madaíl «emprenha pelos ouvidos» de tudo quanto sai da boca do Scolari, e na sua casa de praia na Costa Nova nem uma bandeirinha tem à porta?
    É que ele não embarca nesses patrioteirismos bacocos!!!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo17:42

    Lindo!
    Agora sim orgulho-me de ser português!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:50

    É por estas e por outras que não perco o "Notícias de Bustos".
    Muito obrigado por me manterem actualizado.

    ResponderEliminar