7 de junho de 2006

PROCISSÃO & FUNERAL - A COLISÃO DESNECESSÁRIA



(editado em 5.06.2006 e agora reeditado para tentar ultrapassar anomalia técnica)


Pompeu João Domingos faleceu após doença prolongada. Em cumprimento das convicções político-religiosas, o funeral – civil – partiu da Casa Mortuária de Bustos pelas 19H00, neste domingo, dia 4.
À mesma hora, e paredes-meias do adro, forma-se a procissão.
As crianças da 1ª comunhão vestidas a rigor com o seu “hábito” de monge, aconchegavam os lírios que emprestavam uma atmosfera de inocência alheada do espinho encravado na procissão.
Em simultaneidade cronometrada, saem o acompanhamento do féretro e o cortejo da procissão.
“Um funeral ao lado de uma procissão[1]! Será possível!?
...
Ia tudo calmo, cada grupo a cumprir a sua devoção.
As balizas da separação Estado-Igreja estavam a ser cumpridas. Mas foi sol de pouca dura em dia de festa e de dor.
Aproximava-se o carro fúnebre do cruzamento da Rua Jacinto dos Louros com a "Av." São Lourenço e logo, qual açambarcador, a irmandade, ocupa toda a largura da rua e posta-se na frente da viatura, cortando o avanço.
A bronca montou barraca. A língua soltou, as recriminações e os nervos saltaram qual fulminante. Discussão e revolta na assistência. “Não há direito!” “não há respeito!” ... "É uma vergonha".
...
Faltou a sabedoria e habilidade de um Cavanhaque. Ele teria servido de sinaleiro no “ponto de desencontro” dos contrários e esta crónica não teria saído a lume.
Por certo, a entidade religiosa já teria requerido a autorização para a realização da procissão, indicando o itinerário e hora do cortejo. Até porque se trata de uma actividade calendarizada. Caberia à entidade civil a marcação da hora do funeral de modo a evitar a explosiva sobreposição.
O Poder Civil (a) falhou. Tem de estar mais atento para evitar destapar o caldeirão dos conflitos.
Já que os itinerários do funeral e da procissão eram divergentes, a igreja poderia ter ordenado a interrupção da emissão da música. A atmosfera de religiosidade das crianças não teria sido afectada e a igreja teria mostrado que respeita a diversidade de opções religiosas.
...
Apesar de não ter sido católico, Pompeu João Domingues era uma Pessoa de Bem.
Não foi Pompeu João Domingues membro da direcção da Casa do Povo de Bustos, a convite do P.e António Vidal?
Porquê tanta papice caseira?
sérgio micaelo ferreira
[1] Sobre o local de implantação da Casa Mortuária junto à frente da Igreja, escrevi em carta, subordinada ao tema 'À volta da Igreja':
"11) A Casa Mortuária ao serviço da “torre de babel”. Merecia ter outra localização.
Hoje, como ontem, há cidadãos que têm opções religiosas diferentes. A implantação da Casa Mortuária junto à igreja não funcionará como uma provocação desnecessária?
É lugar adquirido que a postura ecuménica [tende a] esbater as fronteiras alicerçadas nos fanatismos, no entanto, teria sido mais prudente a escolha de outro local para a implantação da Casa Mortuária." ...
( 29.07.2004)
a) O Poder Civil falhou por não ter sido previdente. Bastava ter aprovado uma "postura" que evitasse a sobreposição das duas situações.
Lavar as mãos na companhia de Pilatos, não basta.

1 comentário:

  1. Anónimo16:15

    Foi com tristeza q vimos tao lamentavel cena.
    esperemos q não torne a acontecer e sirva de exemplo para futuros proximos.

    ResponderEliminar