22 de junho de 2006

O outro S. Lourenço


A fazer fé num documento de 1742 apresentado “pelo Capitão Miguel Simões do lugar de Bustos”, este requeria a benesse de ser sepultado na “capela de S. Lourenço”.
Só pode tratar-se da antiga igreja paroquial de Bustos, entretanto ampliada e cujo arco do cruzeiro tinha a data de 1733.
A escultura de madeira do nosso orago será do séc. XVIII e todos a conhecemos, nem que seja da procissão do S. Lourenço que se vem fazendo no último dia das festas de Agosto.
Só que este ano o S. Lourenço vai percorrer as ruas da freguesia sem o apoio das festas populares. Tudo porque ainda no ano passado a comissão das festas se desentendeu com o pároco e vai daí em agosto só teremos missa e procissão.
S. Lourenço, S.to António, Sra. do Leite (ou Virgem do Leite), Sra. de Fátima, Sr. dos Aflitos, Sra. dos Emigrantes, S. João do Milton, S. Martinho, Sra. das Necessidades, Sra. da Saúde e até o malfadado S. Gregório, todos eles irão passar sem o ruído dos sons pagãos.
O vazio das festas levou-me a indagar sobre o Santo, obviamente estranho às zangas entre os mortais bustuenses. E foi assim que fiquei a saber que a igreja católica venera dois São Lourenços:
O nosso, que acabou queimado na grelha a fogo lento no ano de 258, vítima da perseguição do imperador romano Valeriano. Mais tarde, o imperador Constantino Magno pôs fim às perseguições dos 1ºs cristãos e erigiu em sua honra uma basílica no local do seu sepulcro.
O outro S. Lourenço, dito “de Brindes”, que pregou por Itália, Espanha, França, Bélgica, Holanda e Portugal, onde faleceu em Lisboa a 26 de Julho de 1619.
Este S. Lourenço de Brindes não teria lugar em Bustos: reza a história que preferia dormir no chão e que se levantava à noite para rezar, além de comer pão, água e verdura como penitência.
Bem poderemos dizer que estava longe de ser “colega” e não seria difícil imaginá-lo à porta do Barrilito a impor-nos penitências e abstenções, para mal dos nossos pecados e dos do Padre Arlindo…
*
Nota final: A 15 de Agosto do ano passado permiti-me publicar aqui um texto sobre a maior procissão de Bustos, texto que recomendo para quem quiser perceber os seus meandros.
**
oscardebustos

Sem comentários:

Enviar um comentário