30 de setembro de 2005

E VÃO 57 ... UDB EM FESTA

«Canecas e Gavetas
Fazem jogo limpinho;
Cuidado com os Canecas
– estão cheios de vinho!»
de ‘Bustos em Cuecas’, recolha de Arsénio Mota,
Bustos – elementos para a sua história, edição ABC, 1983
***
Em reacção à apatia provocada pelo encerramento imposto aos clubes de futebol, ‘Os Gavetas’ e seu mano-rico ‘Os Canecas’, o magma da alma de Bustos exsudou ‘União Desportiva’. As discussões e bulhas tantas vezes acontecidas entre irmãos deram lugar a um aperto de mão franco, consistente e duradouro. A fusão dos clubes partiu de gente nova, Dr. Assis Rei, Mário Reis Pedreiras, também conhecido por «Mário Vitorino»[1], Jorge Micaelo (1º médico do clube), …, Manuel Tavares da Silva [“o barateiro”, por parte do seu Pai) teria sido o principal artífice na construção do “União”[2].
À época, uma colectividade desportiva, para se constituir, tinha de ter um padrinho notoriamente grande. Herdeiro do Bustos Foot-Bool Club, o Futebol Clube de Bustos, [“Os Gavetas”], era filial do Futebol Clube do Porto e “Os Canecas” (Clube de Futebol Os Azuis de Bustos) era afilhado de “Os Belenenses”. Acontece que Manuel da Cruz Sérgio[3], um mecenas de mãos largas do clube de Belém e dos Canecas e compagnon de route dos plutónicos da fusão puxou a brasa para os Azuis das Salésias e a UDB ficou sua filiada.
As datas da fundação do “União” variam. Não deve ser alvo de contestação. Portugal, Reino independente, também não tem data da efectiva criação de reino independente. E se a tem, não é data muito importante para merecer a inerente celebração festiva.
O programa da passagem do testemunho do LVII Ano da UDB dedica a tarde do próximo dia 4 a uma confraternização desportivo-gastronómica e o “5 de Outubro” está reservado a um evento lúdico-cultural pela costa de prata e por terras do clube-padrinho, onde serão disputados dos jogos. Os benjamins – alvo da programação – por certo não esquecerão este aniversário O Dr. Fernando Vieira, presidente-director-treinador-médico e homem-dos-sete-ofícios, timoneiro da galera está de parabéns .
E a UDB merece ser acarinhada e apoiada para desenvolver o projecto de formação das classes jovens e manter a equipa de seniores na disputa do Campeonato distrital da 2ª divisão, na senda dos êxitos.
Sérgio Micaelo Ferreira
************************************************************************************
PROGRAMA DO 57º ANIVERSÁRIO
UNIÃO DESPORTIVA DE BUSTOS

4 Outubro (terça-feira)
19H00 – Recepção das associações co-irmãs (ADNARIZ e GDAZURVA)
19H10 – Inauguração da placa alusiva à data
19H20 – Entrega de diplomas de mérito (ao pai do ano, ao treinador do ano, a adeptos por merecido reconhecimento, aos patrocinadores da UDB)
20H00 – Festa de confraternização com bolo e espumante

5 de Outubro – Dia de Feriado (Implantação da República)

06H00 – Partida dos Autocarros para Lisboa
09H30 – Visita turística a Cascais e Sintra
14H30 – Jogo de Iniciados entre “Os Belenenses” e a UDB
15H45 – Jogo de Juvenis entre Belenenses e Bustos
18H30 – Viagem de regresso.
***
Outras informações:
1) A ocupação dos autocarros obedecerá ao seguinte escalonamento das prioridades: atletas das camadas de iniciados e juvenis, familiares dos atletas, outros atletas da UDB, que pretendam participar e finalmente a população em geral.
2) O preço da viagem 5,00€ para familiares dos atletas e associados da UDB; os restantes, 7,00€.
3) A UDB contactou o Hotel Marriott, em Lisboa, e o Hotel Atlantis, ao lado do autódromo, para local das refeições para os atletas.
4) Há ainda a possibilidade dos participantes também poderem almoçar no Hotel, num bufett preparado para a ocasião.
************************************************************************************
Notas de rodapé

[1] Mário Reis Pedreiras é um dos grandes beneméritos da Freguesia, por exemplo: a) Desde há vários anos paga integralmente a renda do Campo de Futebol, via Junta de Freguesia. b) Comparticipou com avultada importância para a construção da Casa Mortuária implantada na "Praça Vermelha"- verba dividida em duas tranches. Acontece que até ao momento o senhor Presidente da Junta de Freguesia de Bustos não se dignou apor a sua assinatura em ofício de agradecimento dirigida a este benfeitor. L’État c’est Moi.
[2] Sendo escassos os registos escritos, já tarda a recolha de depoimentos de um período vivo desta passagem de Bustos na construção da sua História.

[3] Manuel da Cruz Sérgio, apesar de ter apoiado financeiramente os Azuis de Belém e de Bustos, pode ser considerado o “Mecenas Esquecido”. E há mais nomes a figurar ... Um trabalho para o Jó Duarte desenvolver ou outro(s) .

Sem comentários:

Enviar um comentário